Nova Rota da Seda: Brasil ganha ou perde se aderir a plano chinês?



A possível entrada do Brasil ao controverso e ambicioso plano de investimentos em infraestrutura da China conhecido como “Nova Rota da Seda” está no centro das negociações entre diplomatas brasileiros e chineses em meio à visita presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país asiático.

A Nova Rota da Seda completa dez anos em 2023, e a adesão do Brasil ao instrumento seria um ganho político considerável para Pequim.

As discussões em torno da iniciativa chinesa, no entanto, evidenciam uma divisão pública entre uma ala liderada por diplomatas do Ministério das Relações Exteriores (MRE), incluindo o seu chefe, embaixador Mauro Vieira, e um grupo mais próximo ao presidente Lula, que inclui seu assessor especial para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim.

O Itamaraty vem afirmando que o Brasil não precisaria aderir ao projeto porque o Brasil já é alvo de parte significativa dos investimentos internacionais chineses.

Por sua vez, Celso Amorim e ministros como o da Agricultura, Carlos Fávaro, defendem que o Brasil pode aderir ao projeto chinês como forma de alavancar projetos de infraestrutura no país.

Neste vídeo, Leandro Prazeres, nosso enviado à China, explica o que é a Nova Rota da Seda, suas polêmicas e o que o Brasil teria a ganhar e a perder aderindo ao projeto, visto com uma tentativa chinesa de ampliar seus tentáculos globais em tempos de acirramento das relações com os EUA.

Assista e confira.

Reportagem em texto:
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c728gjrked2o

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #China #RelaçõesInternacionais
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=kpjdhIqqA-0

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

23 comentários em “Nova Rota da Seda: Brasil ganha ou perde se aderir a plano chinês?”

  1. O Brasil deve fazer parte da "Nova Rota. da Seda", realizando parcerias de interesse nacional. Porém, uma das prioridades do Brasil é fortalecer a formação de um bloco econômico coeso na América. Latina, com as nações da região ampliando suas parcerias comerciais na região, sem deixar de comercializar com o restante do mundo.

    Responder
  2. O Brasil tem que fazer parceria com países que acrescenta o desenvolvimento, em infraestrutura teria que construir portos semelhantes ao da Holanda, moderno e com auto tecnologia, se tem que melhorar tem que ter visão técnica em todas áreas e não focar somente em um País.

    Responder
  3. Não sabia que existia alguns países da União Europeia como foi dito acima a participar do investimento da China 🇨🇳 na sua nova rota da seda.
    E segundo acredito e não vejo o Brasil tomando atitude de lado A ou B, seria interessante como de constante ficar em cima do muro, com isso ganhamos de todos os lados EUA e China, duas grandes potências e que vivem de olho no Brasil como um país estratégico e relevante.
    Aceita o investimento da China 🇨🇳 e o investimento do EUA 🇺🇸, e vamos Simbora rsrsrs

    Responder
  4. Serei eternamente grato a você Sra. Emília Patrícia, você mudou toda a minha vida. Continuarei a pregar em seu nome para que o mundo ouça que você me salvou de uma enorme dívida financeira com apenas um pequeno investimento. Muito obrigado. Sra. Emília Patrícia

    Responder
  5. Estados Unidos já era, nunca tivemos vantagem nas relações com os Estados Unidos, chegou a hora de dar um pé na bunda desses pilantras Norte-Americanos, vão roubar outro país, Lula tem que fazer a Aliança com a China e dar um mother fucker para os E.U.A.

    Responder
  6. Memorando de entendimento para a criação do "Corredor Económico Índia-Médio Oriente-Europa" envolveu Estados Unidos, Índia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos (EAU), Alemanha, França, Itália e União Europeia (UE).

    Responder
  7. BRASIL está sendo comprado ao modo XINGLING.
    China Conseguindo o que muitos países sonham. Comprar o Brasil. Tem poder e Dinheiro para isso. Brasileiros continuará sendo brasileiros só que no regime Chinês

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES