Calor extremo e dunas do Saara expulsam populações na Mauritânia



Na Mauritânia, país no norte da África cuja maior parte do território está no deserto do Saara, o calor sempre fez parte do cotidiano da população.

Mas agora, as temperaturas estão se tornando insuportáveis.

As mudanças climáticas atingiram em cheio Sidi, um mineiro de sal da cidade de Zuerate, que decide embarcar em um dos trens mais longos do mundo rumo a Nuadibu, no litoral.

A composição de 3 km é feita para transportar cargas, mas às vezes, também leva pessoas – Sidi enfrentou a viagem de 20 horas em um vagão descoberto, em cima de uma montanha de minério de ferro.

Na nova cidade, ele espera conseguir vender o sal e alguns animais que conseguiu levar consigo para financiar um novo começo.

Na cidade de Chinguetti, a 400 km de Zuerate, o agricultor de tâmaras Mohammed Lemine luta para salvar sua casa que, ano após ano, vai sendo engolida pela areia.

O município já chegou a ter 20 mil habitantes, mas hoje sobraram apenas cerca de mil moradores.

Se a cidade, que é tombada pela Unesco, for coberta pelas areias do Saara, patrimônios culturais como rochas com pinturas pré-históricas e uma biblioteca em cujo acervo estão manuscritos do Corão da Idade Média podem desaparecer.

Neste documentário da série “Vida a 50ºC”, o diretor Gavin Searle mostra os impactos humanos do calor extremo na Mauritânia, um dos países mais atingidos pelas mudanças climáticas no mundo.

Confira no vídeo.

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.com/portuguese

#BBCNewsBrasil #Mauritânia #MudançasClimáticas
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=DeXSxeJHOeI

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

47 comentários em “Calor extremo e dunas do Saara expulsam populações na Mauritânia”

  1. as nações ricas não se importam…querem sempre mais, para justificar suas míseras existências! A Mauritânia tem somente o minério de ferro como produto de exportação, que é comprado pelos países europeus que pagam um valor mínimo por esse commoditie.Fora os casos de escravidão, que por lá tem um índice alarmante

    Responder
  2. Que lamentable la situación de estas personas, mientras se gastan miles de millones de dólares en guerras, los enemigos de la humanidad son el hambre, la guerra, la miseria y la pobreza, a estás situaciones hay que combatirlas entre todos los países del mundo.

    Responder
  3. A solução esta na proposta de retirar os mil habitants que restaram e alocarem em lavouras no Brasil mediante procedimento de vasectomia nos homens. A pobreza não pode continuar se agravando ao sofrimento de crianças envolvidas.

    Responder
  4. Sabia que no mundo, ate´ em estados vizinhos na mesma naçao existem muitas diferenças e dificuldades.
    Mas, este video me fez refletir melhor e descobrir situaçoes muito mais extremas de vida.
    Ir contra a natureza e o clima e´ algo quase impossivel, entretando espero que a vida dessas pessoas
    melhore num futuro proximo.

    Responder
  5. caraca cabra come papelão, que isso e eu alimentando meu cachorro aqui com raçao cara, vá comer papelão tambem caraca, q animal chique fica hostentando querendo só ração das caras.

    Responder
  6. Não consigo entender a lógica das pessoas que falam em mudança climática, num mundo de mais de 4 bilhões de anos, tendo como referência algo temporalmente infinitesimal.

    Responder
  7. A pelo 6 mil anos q este lugar esta secando… afinal, o Saara era úmido… com ou sem mudanças climáticas antropológicas, o processo de desertificação acontecerá…

    Responder
  8. A Natureza, se livrando da gente de todos os meios.
    O ser humano veio para matar, roubar e principalmente… DESTRUIR.
    LEVA-SE MENOS TEMPO PARA DESTRUIR QQR COISA DO QUE O CONTRÁRIO.
    O MAL SOMOS NÓS MESMOS EM NÓS MESMOS.
    O FINAL DO MUNDO SOMOS NÓS MESMOS.
    ESTÁ NO DNA HUMANO.

    Responder
  9. A Natureza, se livrando da gente de todos os meios.
    O ser humano veio para matar, roubar e principalmente… DESTRUIR.
    LEVA-SE MENOS TEMPO PARA DESTRUIR QQR COISA DO QUE O CONTRÁRIO.
    O MAL SOMOS NÓS MESMOS EM NÓS MESMOS.
    O FINAL DO MUNDO SOMOS NÓS MESMOS.
    ESTÁ NO DNA HUMANO.

    A natureza HUMANA NUNCA se contenta/rá com pouco. SEMPRE querendo mais msm q tenha q tirar de outra entidade animada ou não.
    SOMOS UMA PRAGA À PRÓPRIA CAIXA DE PANDORA QUE ANDA E O PIOR QDO PROFERE MALDIÇÃO.

    Responder
  10. Nos humanos sempre achando que a nossa vida esta ruim, olha ai o exemplo pra milhares de humanos. Que tristeza e sofrimento deste povo, nem alimento para os animais tem. Obrigado Deus pelo pao de cada dia.Que Deus abencoe este povo sofrido.

    Responder
  11. Há mais de 40 anos os cientistas vêm alertando contra as consequências nefastas do efeito estufa causado pela queima de combustíveis fosseis, como gasolina, carvão, gás e diesel e destruição de florestas tropicais e temperadas. A estupidez e a ganancia e comodismo não deram ouvidos, e hoje a previsão se confirmando. Países frios como o Canadá e EUA sofrendo ondas de calor terríveis, e o Havaí outrora úmido e chuvoso, a mesma coisa. O Brasil que aguarde aí vem o verão. Tudo isso foi previsto cientificamente, e, portanto, nada tem a ver com religião e fatalidade. Quem tiver neurônios funcionais que raciocine.

    Responder
  12. Sergipe 🌅🌅🌅🌅🌅🌅🌅🌅🌅🌅🌅🌅🌅⛱⛱⛱⛱⛱⛱⛱🌴🌴🌴🌴🌴🌴🌴🌴🏖🏖🏖🏖🏖🏖🏖🏝🏝🏝🏝🍾🍹🍻🥂🍺🍷🍸🤽‍♂️🏊‍♂️🏄‍♀️🏄‍♂️orla de atalaia

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES