As formas mais eficientes de estudar para prova



Não raro estudantes se frustram ao não conseguir boas notas mesmo tendo estudado bastante para uma prova. Tem também aqueles que sentem que rapidamente esquecem o que aprenderam apenas poucas semanas antes.

São desafios particularmente grandes para estudantes recém-chegados à universidade, que se deparam com um conteúdo bem mais volumoso e complexo do que o da escola e, muitas vezes, têm de conciliar os estudos com o trabalho.

Neste vídeo, nossa repórter Paula Adamo Idoeta explica por que técnicas comuns de estudar para provas são consideradas pouco eficientes por cientistas – e como substituí-las na prática.

Para isso, se baseia em conversa e nos trabalhos de Matthew Bernacki, professor-associado na Escola de Educação da Universidade da Carolina do Norte (UNC) em Chapel Hill (EUA).

Bernacki se dedica à ciência do aprendizado, o que na prática se traduz em ajudar estudantes a obter o máximo retorno do tempo e do esforço investidos nos estudos.

Assista e confira.

Reportagem em texto:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-64354629

Nosso outro vídeo sobre o tema, que citamos em 2:08
https://youtu.be/posTc56basM

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #educação #ciência
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=1y0xBcGZJmk

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

20 comentários em “As formas mais eficientes de estudar para prova”

  1. A dica é : estudar muito ( dia-a-dia) independente se irá ter prova ou não . É preciso estudar para aprender e torna aquilo parte de você , para que na hora da prova seja "apenas uma prova". Esse deve ser o conceito inicial , após isso estaremos pronto para adquirir as técnicas de estudos .

    Responder
  2. Eu sinceramente tenho muita dificuldade. Alguns anos atrás minhas notas eram impecáveis, mesmo sem precisar estudar (em casa) as matérias que foram ditas na aula eu sempre tirava boas notas. Isso era gratificante, mas com o tempo, e eu acho que principalmente o fato de eu ter mudado de escola mudou muito a minha nota. Minha nota do nada começou a despencar, e antes de uma pessoa que só tirava 8 a 10 hj eu tiro 3-5 eu to numa situação horrível. Eu quero me esforçar pra estudar mas muita das vezes eu perco a atenção ou não tenho vontade.

    Responder
  3. Dica pelo menos funcionou para eu.
    1- Leia a teoria primeiro procure resolver bastante questoes teóricas. Vc tendo dominio na teoria ficara mais fácil as questões.
    2- Na sala de aula quando professor comecar explicar pare de escrever. Fique atento no que ele diz olhar fixo no que ele escreve no quadro no que ele fala. Não tente fazer as duas coisas ao mesmo tempo priorize a explicação.
    3- Crie um grupo de estudos pelo WhatsApp duas cabeças pensam melhor que uma até as grandes corporações trabalham em equipe valorizam isso.
    3- Não deixe acumulo de materia todo dia exercite sua mente. O aprendizado é igual academia de musculação para crescer musculo vc tem que dar estimulo nele. O cérebro é a mesma coisa.
    4- Durma bem não fique até altas horas estudando, estudar com sono vc perde a concentração.
    5- Procure lista de exercicios resolvidas nesse mundo corrido tempo e dinheiro. Para que perder tempo com uma questão resolução em mãos. Uma lista com diversos exemplos resolvidos é uma mão na roda. Vai ampliar seu conhecimento sobre diversas questões.
    6- Audio livros grave sua voz resolução do exercicio fique ali escutando por horas modo repeticao. A repeticao tambem modo de aprendizagem como nao gostava de ficar lendo toda hora. Gravava leitura do livro tipo audio livro muito bom para gravar as coisas.

    Responder
  4. O melhor método para EU aprender qualquer coisa é ensinar. Inclusive,mesmo que eu esteja aprendendo junto do momento que eu estou passando algum conteúdo. É BATATA! Se eu explicar, eu fixo.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal