Os fatores para a seca dramática que está atingindo os rios da Amazônia



As cenas são chocantes. Rios e igarapés secos e fumaça de queimada subindo pelo céu amazônico.

Manaus, capital do Amazonas encravada no meio da floresta, ficou recentemente encoberta por uma nuvem espessa de fumaça causada por queimadas no entorno da cidade.

A pouco mais de 500 quilômetros dali, carcaças de botos espalhadas pelo leito seco de um lago no interior da Amazônia assustam e preocupam moradores.

Cientistas, ambientalistas e representantes do governo federal avaliam que esses dois eventos podem ter relação com um fenômeno que vem preocupando a comunidade científica e os milhões de habitantes da região: a estiagem severa que atinge a Amazônia, especialmente a chamada Amazônia Ocidental, composta pelos Estados do Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima.

O repórter Leandro Prazeres explica nesse vídeo quais são os fenômenos que levam a essa seca dramática em parte da Amazônia.

Reportagem em texto: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c0405z32d13o

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #mudançasclimáticas #amazônia #manaus #natureza #ecologia
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=FDEqz9Oxuyk

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

36 comentários em “Os fatores para a seca dramática que está atingindo os rios da Amazônia”

  1. A Amazônia não é “nossa” no sentido da usurpação como propriedade única e exclusiva de alguns brasileiros "privilegiados" predatórios, vorazes, mas é nossa como compromisso e responsabilidade nacionais de preservação e sustentabilidade, que deve ser necessariamente compartilhados com os países limítrofes que fazem parte também deste ecossistema, e diz respeito à Humanidade como guardiã da Natureza, com civilidade consciente e não com barbárie devastadora, inclusive com desprezo pelas próximas gerações! E se faça também valer o devido respeito com os povos originários pré-cabralinos, nativos ancestrais da região amazônica!

    Responder
  2. É necessário o combate firme ao negacionismo do recrudescimento das alterações climáticas, sobretudo agravadas pela ação predatória humana, promovido pelas forças antidemocráticas e anticientíficas, inclusive aliás muitos dos envolvidos no agronegócio ganancioso e mercenário, predatório e voraz, com desprezo pelo compromisso humano com a Natureza, que tem assolado o mundo atualmente em proporções preocupantes!

    Responder
  3. Sou amazonense, Tefé/AM, e tenho problema nos pulmões. Cara, sofri/sofro muito com essa fumaça. Nunca vi isso na minha vida, e é muito mais traumatizante ver esses botos nesse estado pessoalmente. Que Deus nos ajude, porque o governo não vai ajudar

    Responder
  4. Impressionante é ninguém citar o impacto ambiental no mundo da transposição de rios, como o São Francisco e o Yangtsé na China. Areas desérticas sendo transformadas. É claro que isso gera desequilíbrio.

    Responder
  5. Em pensar que o rio Amazonas já foi considerado o maior rio de água doce do mundo, E vê essa população ribeirinha sofrendo é muito triste.

    Responder
  6. Eventos extremos mais frequentes e mais rígidos. Enquanto lá imploram por chuvas aqui no sul do pais imploramos por tempo seco. Na minha região nunca vi tamanho desastre, moro em uma cidade de 50.000 habitantes, no interior milhões de perdas. Acordamos com pedras de gelo quando parou, estava quase no joelho, queimou todas as plantações, fora os ventos de com rajadas de 120km/h arrancou e torceu árvores como se não fossem nada. Após isso, chuva por dois dias consecutivos, resultado: mais de 5000 pessoas perderam as casas com áreas alagadas. No interior perdemos quase a totalidade das plantações de milho queimada pelo gelo. Você andava nas ruas eram pessoas chorando porque perderam suas casas, seus bens, ninguém tinha visto tamanho desastre ocorrer dessa maneira, parecia filme de ficção científica misturado com terror/ pesadelo. É inadmissível que ainda hajam negacionistas das mudanças climáticas aceleradas por condições antrópicas. Esse pessoal tem que sair do ar condicionado, colocar a mão na terra ficar a mercê de um tempo cada vez mais instável, porque muitas vezes não sabem o que ocorre fora dos arredores do portão de sias casas. Não tem mais condições, o discurso ambiental não deve ser colocado como política partidária. Deveria ser unânime, independentemente de ideologias idiotas de governantes, não tem mais condição, está cada vez pior.

    Responder
  7. SERÁ QUE OS POÇOS ARTESIANOS FURADOS NO NORDESTE NÃO ESTÁ AFETANDO OS RIOS POR QUE A ÁGUA DOS POÇOS VAI SUGAR O LENCOL DE AGUA QUE ABASTECE OS RIOS FAZENDO SECAR É COMO ESTIVESSE FAZENDO VALETAS AO LADO DO RIO FAZENDO SECAR !

    Responder
  8. É só fazer O que aparece um mar de água na hora, é só fazer a letrinha mágica 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 bem feito! Que sofra, que morra de sede, vcs tem o que merece e o governo que merece

    Responder
  9. A pergunta que não quer calar: até que ponto o satélite exclusivo da Amazônia, os centros de monitoramento, as ONGS presentes na Amazônia, não conseguem prever e alertar tais ocorrências…o governo mudou, mas o problema ainda é o mesmo

    Responder
  10. AH SIM, A CULPA É DO EL NINHO, O AS QUEIMADAS E O DESMATAMENTO DESENFREADO E PREDATÓRIO PROMOVIDO PELO LATIFÚNDIO NÃO TEM NADA A VER COM ISSO. ESTÃO "SERTINHOS" VOCÊS!!

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES