O laço entre traficantes e exploradores ilegais na Amazônia



O assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do servidor da Funai (Fundação Nacional do Índio) Bruno Araújo Pereira ocorre num momento de crescentes invasões da Terra Indígena Vale do Javari por quadrilhas de caçadores e pescadores.

A atividade movimenta recursos vultosos e abastece as principais cidades da região, onde a carne de caça e de peixes como o pirarucu é vendida em feiras e restaurantes.

Estudos apontam que a atividade é ainda associada ao narcotráfico, presente na região desde ao menos a década de 1970.

Neste vídeo, nossa repórter Giulia Granchi explica como uma área do tamanho de Portugal no coração da Amazônia se vê no meio de um fogo cruzado entre traficantes, caçadores, pescadores e garimpeiros.

Confira.

Acompanhe também nossa cobertura sobre Amazônia:
https://www.bbc.com/portuguese/topics/c2dwqd8g290t

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#BBCNewsBrasil #Amazônia #Violência
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=goODdL0JwV8

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

41 comentários em “O laço entre traficantes e exploradores ilegais na Amazônia”

  1. Como ficou o combate daquele Helicoptero da Autoridade Brasileira com 500 Kilos de Pasta Base Pura de Cocaina, destinada a distribuição nacional e internacional? O que disse a Autoridade? Vamos usar isso como base. Era época do Lulo presidente. O caso sumiu.

    Responder
  2. Equamto houver drogados viciados, a amazônia vai ser dos NARCO TRAFICANTES, são esses doentes viciados que financiam o poder dos traficantes no mundo inteiro. Tomem vergonha nessa caara e procurem tratamento para evitar a morte de milhares de pessoas.

    Responder
  3. Aqui no Amazonas nada é fácil não temos estrutura suficiente pra elaborar nem alguns exames de rotina em muitos municípios, imagina uma cirurgia emergencial mais complexa, o que aconteceu em Atalaia do Norte só é uma pequena parte do que acontece por aqui, recentemente a minha cidade estava sofrendo toque de recolher as 6 horas da tarde justamente por disputa de pontos de droga, é uma cidade de pouco mais de 20.000 habitantes na mão de traficantes, os próprios Políciais da cidade não tinha nem recurso para amenizar a situação teve que vir uma unidade de Manaus que ficou pouco tempo, e isso duas semanas de ameaça contra os moradores e troca de tiro no meio da cidade.

    Responder
  4. Estamos divulgando este vídeo em matéria no blog Folha Verde News em luta contra aumento de armas e da liberação da caça no país que já foffi da natureza, é da violência.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

ACABOU DE CHEGAR