ENTREVISTA | Telma Brites (Escritora)

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Autora dos livros que compõem a Trilogia Gaia, Telma Brites conta com exclusividade para o Teoria Geek sobre a sua vida pessoal, seus projetos profissionais e a ideia por trás da saga de Gaia Gottesstein.

Vamos lá!?

TG: Em primeiro lugar, nos conte quem é Telma Brites e como a trilogia Gaia entrou em sua vida.

Telma Brites: Telma é uma mulher batalhadora que vive a correr atrás dos seus mais profundos anseios. Alimenta-se saudável, adepta do vegan, faz esporte e alarga seu campo de ação sempre que possível como correr. Por exemplo, em março não conseguia correr nem 500m, hoje corro 11 km.

Deixar um marco de passagem aqui neste planeta sempre foi a minha meta e via na escrita uma forma de realizá-la.

Foi em férias na Grécia, na ilha de Creta, que a mãe terra me inspirou para dar vida àquela que levaria o seu nome, Gaia.

A Ideia por trás dos livros

TG: De onde surgiu a ideia para os livros? 

Telma Brites: No último dia das férias, em estado meditativo em uma pequena montanha beirando o mar, olhei o monte rochoso que ficava não muito distante de onde residia e que alongava-se na direção do mar.

Naquele instante a forma rochosa à minha direita parecia um gigante deitado com a cabeça orientada para o mar e os pés para o continente com as mãos cruzadas no peito.

Imediatamente pensei “parece com um gigante adormecido”. E a partir deste momento, os deuses dançaram na minha mente e nunca mais pararam. Foram rodopios suficientes para a construção de três livros: A Trilogia Gaia.

TG: Pelas redes sociais, vemos que sua vida é muito dinâmica. Além dos livros, o que te faz quem você é?

Telma Brites: Como já disse acima, aproveitei a situação atual para investir mais ainda em mim. Meu desenvolvimento interno e externo. Pratico yoga e em janeiro começo uma formação profissional que durará 2 anos. Faço marcha nórdica e meu mais recente hobby é correr. Então, aí sou eu, sempre à procura do autoconhecimento e explorar as minhas capacidades.

Conciliando as profissões:

TG: Além de escritora, você também é mãe e professora na Alemanha. Como faz para conciliar ambas as profissões?

Telma Brites: Meus filhos já estão crescidos, 18, 20 e 30 anos. Aqui é comum os jovens procurarem universidades do interesse deles e elas nem sempre se encontram na mesma cidade onde moram. Então, todos os meus três filhos não moram mais em casa. Os cursos de português são à noite e meu melhor momento para produzir é pela manhã.

Assim, mesmo quando as crianças ainda moravam aqui, ou seja, ano passado, eles estavam a maior parte do dia no colégio. Dessa forma, tempo não é um problema, é uma questão de prioridade.

TG: Qual é a memória mais interessante de toda a sua jornada de escritora?

Telma Brites: Sair de casa para escrever. Gaia a “Roda da Vida” me levou para uma cidadezinha em Portugal chamada Viana do Castelo, uma hora de Porto. Gaia o “Templo Esquecido” me levou para uma cidadezinha aqui na Alemanha, Boppard. E Gaia a “Cidade da Luz” me levou para a cidade da Santa Hildegarda também aqui na Alemanha, Bingen.
Além das inúmeras mesas de cafés entre Bonn e Colônia que tomei posse durante longas horas. Essas experiências foram muito ricas e ficaram sempre gravadas nas minhas memórias.

Próximos lançamentos:

TG: Telma Brites, você pode nos revelar se existem novos livros para vir nos próximos anos?

Telma Brites: Sim, estou em uma produção lenta de dois projetos. Lenta, pois preciso deste puxão de evasão em direção a uma cidade, país ou cafés ainda desconhecidos, devido às restrições de deslocamento e fechamento dos estabelecimento impostas pela situação atual da pandemia.

TG: Deixe uma mensagem para os futuros leitores.

Telma Brites: Acreditar que tudo é possível em qualquer momento da vida. A felicidade é uma busca interior. E quando descobrimos o que realmente queremos e acreditamos neste querer, a realização, mesmo do que era considerado impossível, é algo ao alcance do seu coração. E aí você se sente em estado de Graça.

Premissa da Trilogia Gaia

Em síntese, após perder os pais, Gaia Gottesstein é obrigada a abandonar a América para viver em uma cidadezinha da Alemanha. Lá, a jovem lida com os habituais dilemas da adolescência enquanto se adapta à nova rotina em um cenário paradisíaco e aparentemente inofensivo, mas que pode esconder segredos.Trilogia Gaia - Telma Brites

Ao tentar revelá-los, Gaia descobre antigas histórias relacionadas ao passado de sua família e, dessa forma, se vê entre deuses e monstros, que saltam das páginas dos livros de mitologia para influenciar diretamente sua vida.

Como resultado, que ela passa a contar com a ajuda de Jaison, um rapaz de personalidade forte e de passado difícil, sem saber se esse amor será capaz de mantê-la forte o bastante para, enfim, aplacar a fúria do Olimpo.

Eu já incluí a Trilogia Gaia na minha lista de leitura para 2021!

Sobre a Autora

Telma Brites Alves nasceu em 1963 na Bahia, onde passou a infância, entre Cafarnaum e o Morro do Chapéu. Aos 10 anos de idade, mudou-se para Salvador, onde fez teatro amador e se formou em Ciências Sociais na UFBA, especializando-se em antropologia médica.

Já na adolescência, diferente da maioria dos colegas da mesma idade, gostava de ler Kafka, Simone de Beauvoir e Sartre. Em sua busca por aventura, seguiu o coração e foi para a Guiana Francesa. Em 1997, mudou-se para a França e conseguiu a titularidade CAPES para lecionar língua portuguesa.

Atualmente, mora em Sechtem, na Alemanha, onde ensina português em uma escola particular e dedica seu tempo livre para cuidar da família, do seu canal no YouTube: Telma Brites e realizar o sonho de ser escritora. É casada e tem três filhos.

Instagram: @telma_brites

Link da Trilogia Gaia: AQUI

Gostou da entrevista? Então, confira mais AQUI!

Até mais, e Obrigado pelos Peixes!



Post Views:
3

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *