É verdade que vinho evita Infarto?



✔ WhatsApp exclusivo para agendamento de consulta: https://api.whatsapp.com/send?phone=5519999759933

✔ Telefone para contato: (34) 3268-3007

✔ Link para agendamento de Teleconsulta: https://www.doctoralia.com.br/roberto-yano/cardiologista/ituiutaba

✔ Link para todos meus conteúdos: https://linktr.ee/dr.yano

É verdade que tomar vinho evita Infarto?
Olá pessoal tudo bem? Você já deve ter ouvido falar que tomar vinho protege o coração né? Será que isso realmente é verdade? Será que fazer o uso de bebida alcoólica, ao contrario do que muita gente pensa, faz BEM e não mal ao coração? Tá curioso né? Então vem comigo e assiste o vídeo até o final. Roda a vinheta!
Olá amigos do coração. Sou Dr. Roberto Yano, cardiologista e especialista em marca-passo. Hoje vou falar de um assunto muito interessante. Você já deve ter ouvido que tomar vinho evita infarto né? Será que isso é verdade?
A gente sabe então que o consumo moderado de álcool, que seria de 15g de álcool para a mulher e 30 gramas de álcool para os homens pode ter efeito como protetor cardiovascular. Como isso funciona?
Os primeiros estudos começaram em 1992 na França. Estudos mostraram que o vinho, principalmente o vinho tinto, tinha a capacidade de proteger ao coração, pois aumentava o HDL colesterol, que é o colesterol bom. Além disso, as substâncias presentes no vinho, funcionavam com um antiagregante plaquetário, ou seja, deixava o sangue mais fino, o que facilitava a fluidez do sangue pelas artérias. Mais ainda, que o vinho funcionava como um antinflamatório para as artérias do coração.
Nesse mesmo estudo foi comparado o consumo da mesma quantidade de álcool, entre o vinho e a cerveja, e entre o vinho e o whisky. E viram que quem ingeria essa quantidade correta de vinho, tinha uma redução maior de mortalidade cardiovascular, quando comparada com a cerveja ou o whisky. Mostrando então que o vinho teria outras substâncias além do álcool, que protege o coração.
Mais tarde descobriram que das 500 substâncias que o vinho possui, 75 delas ajudam a proteger o nosso coração. Sendo umas das principais substâncias o resveratrol.
Alguns anos depois, ainda foi publicada uma metanálise com 16 estudos sobre o álcool que realmente evidenciou uma redução de 31% de eventos cardiovasculares, pra quem fazia o uso de até 21g de álcool por dia. Mas tem um porém te tomar essa quantidade de álcool por dia, que vou explicar mais no final do vídeo.
Além do infarto, sabe-se que o consumo de pequenas quantidades de vinho ao dia evita também casos de insuficiência cardíaca, até quando comparados as pessoas que não bebem.
Sempre lembrando que o consumo excessivo de álcool, nem que seja de forma esporádica, aquele bebedor de final de semana, faz muito mal ao coração ok? Pode levar a longo prazo ao enfraquecimento do coração, o aumento do tamanho do coração, hipertensão arterial. Aumenta a chances de ter algumas arritmias e até casos de morte súbita. Além disso que bebe em grandes quantidades, geralmente tem o magnésio e potássio mais baixos, tem maior chance de ter sobrepeso ou obesidade, acaba até tendo mais chances de ser um fumante.
Com certeza você conhece aquela pessoa que só fuma quando bebe, mas bebe!!!!! Rsrsrs…
Então se você é um beberrão cuidado!
Existe ainda naquele bebedor de final de semana uma arritmia muito comum relacionada ao consumo de álcool que é a fibrilação atrial.
Essa arritmia é um problema potencialmente grave, porque quando não tratado de forma correta, pode levar a derrame cerebral. Então você viu o cuidado que se deve ter né. Uma coisa é você conseguir consumir a quantidade correta de álcool por dia. Outra coisa é você achar que beber faz bem e sair tomando todas por aí. Aí vai mais te fazer mal do que bem com certeza.
Então se você fica a semana inteira sem beber, mas chega no final de semana e toma todas. Toma ali 8 latas de cerveja num dia, saiba que isso é bem mais prejudicial ao coração, do que se você bebesse uma latinha de cerveja por dia por exemplo.
Canso de ver no consultório pacientes alcoólatras, com o coração grande, aumentado de tamanho e com seu funcionamento todo prejudicado devido ao alcoolismo. Já com sintomas de insuficiência cardíaca avançada, cansado, com falta de ar, passando mal mesmo. Então saiba diferenciar consumo moderado que é aquilo que falei antes, do consumo excessivo que por definição é o consumo de mais de 4 doses pras mulheres e 5 doses pros homens.

Olá amigo do coração. Seja bem vindo ao meu canal do Youtube! Aqui você estará sempre recebendo informações de como cuidar da saúde do seu coração. Se você não é inscrito no canal, se inscreva e clique no sininho para receber todas as notificações.

✔ Meu Telegram: https://t.me/robertoyano
✔ Site Facebook: Dr. Roberto Yano
✔ Meu Instagram: @dr.yano
Dr. Roberto Yano
https://www.youtubepp.com/watch?v=Dson_0b0OvM

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES