A saga de Bolsonaro com a cloroquina: de tuítes de Trump à CPI da Covid



Em poucas semanas entre março e maio de 2020, ainda no início da pandemia, ganhou ímpeto no mundo inteiro a discussão em torno de medicamentos que, esperava-se, tivessem o poder de “virar o jogo” na batalha contra a covid-19.

A cloroquina e a hidroxicloroquina passaram a ser objeto de uma corrida às farmácias e de pesquisas variadas.

Mas essa empolgação com as duas drogas foi diminuindo à medida que as evidências científicas passaram a apontar que elas não traziam benefícios aos pacientes, além de terem efeitos colaterais graves e darem uma falsa sensação de proteção contra o coronavírus.

Não no Brasil. Por aqui, o presidente Jair Bolsonaro manteve até este ano a defesa da cloroquina e da hidroxicloroquina como parte do que chamou de “tratamento precoce”, embora em declarações recentes tenha admitido que não existe medicamento “certo” para tratar a covid-19.

Neste vídeo, a repórter Paula Adamo Idoeta conta a história de como esses medicamentos ficaram tão frequentes na fala do presidente e nas políticas do governo contra a doença – o que virou alvo da CPI da Covid.

Leia também a reportagem: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57166743

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.com/portuguese

#BBCNewsBrasil #Covid19 #Bolsonaro
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=OhPZ2pe4y2o

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

33 comentários em “A saga de Bolsonaro com a cloroquina: de tuítes de Trump à CPI da Covid”

  1. Não estou aguentando a atitude perversa do país diante a pandemia.Minha cidade do interior de MG, não vou citar o nome,porque é perigoso,teve as 45 mil doses desviadas pela cidade regional a que pertencemos.Tbém não posso citar o nome dela.Agora o prefeito e vice estão atrás do governador…Não estou entendendo mais nada…Não imaginava o tanto que os políticos de Minas Gerais eram tão perversos.Agora Deus me mostrou…

    Responder
  2. Se depois dessa CPI o Bozolóide não for preso, ele vai se fortalecer. Ele vai crescer naqueles votos que não postam, aquelas pessoas q não posta indignada com esse desgoverno, tudo no fundo vê esperança no Bozo! Se vcs tivessem prendido o Bozo laaaa qnd ele chamou um torturador d herói nascional, estaríamos bem melhor!!

    Responder
  3. Conforme a constituição brasileira, os médicos tem autonomia de idicar remédios, assim como pacientes a recusar.

    Quando estiverem doentes se consultem com o ortopedista da CPI Otto Alencar, ele vai passar tilenol e posteriormente entubação.

    Responder
  4. Adoeci 21/05 tomei cloroquina, hoje 06/06/21 meu PCR já está NEGATIVO. Você toma se quiser. Pode ficar em casa até faltar ar. Pode tomar ozônio. E o presidente NÃO é Médico. A opinião dele vale tanto quanto a sua, a minha, a de qualquer leigo. QUE TAL MUDAR DE ASSUNTO, DESPOLITIZAR, porque a política está matando mais que o vírus. O remédio está aí. Toma quem quer.

    Responder
  5. Nós tomamos ivermectina. Nossos sintomas reverteram muito rápido e sobrevivemos. Quem não tomou reduziu as possibilidades.

    Todos os apoiadores que vão às em apoio ao Bolsonaro ou tomaram ou testemunharam alguém sobrevivendo com o remédio

    Responder
  6. Não sei mais oq vai ser desse Brasil… um foi o maior ladrão já existente na humanidade (LULA), O outro é um MALUCO que a cada dia que passa fica mais maluco ainda, 24h ameaçando golpe (Bolsonaro)

    Pior que eu votei nessa peste (BOLSONARO) em 2018.

    Responder
  7. É muito triste observar o que ocorre com o nosso país e quem são as pessoas responsáveis por administrá-lo.
    O atual governo apostou no uso da hidroxicloroquina, mesmo sem a eficácia comprovada do medicamento e advertências vindas de orgãos como a OMS e FDA.
    A política negacionista e irresponsável do atual presidente nos custou caro, com mais de 500 mil mortes.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES