“2 DE OURO” COMPLETA 126 ANOS



O 2º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano “Coronel Herculano de Carvalho e Silva”, criado em 01 de dezembro de 1891, é uma das mais antigas e tradicionais unidades da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Seu primeiro comandante foi o Tenente Coronel Rodolfo Gregório de Azambuja.
Participou ativamente de dez campanhas de guerra, inclusive da Revolução Federalista, quando, ao libertar a cidade de Curitiba, tendo recebido da imprensa local o epíteto de “Dois de Ouro”.
Atuou na pacificação da Revolta na Armada, da Revolta da Vacina no Rio de Janeiro, Revolução de Mato Grosso, Revolução de 1924, na perseguição à coluna Miguel Costa – Prestes e na defesa de Itararé.
Durante o Movimento Constitucionalista de 1932, quando era comandado pelo Tenente Coronel Herculano de Carvalho e Silva, o 2.º Batalhão realizou a defesa invicta do túnel da Mantiqueira, um dos baluartes de São Paulo frente à ditadura. Nesse local, o sangue generoso de 18 policiais militares desta unidade santificou aquele pedaço de chão.
O Cel Herculano deixou o comando desta unidade para assumir o Comando Geral da Força Pública, pois um acidente vitimou o então comandante Júlio Marcondes Salgado.
Durante a 2ª Guerra Mundial, o Batalhão guarneceu a represa de Santo Amaro, hoje Guarapiranga, impedindo atos de sabotagem por agentes nazifascistas.
Unidade pioneira no policiamento da capital, está sediada em seu atual aquartelamento desde 26 de fevereiro de 1971.
Voltado a modernidade, servindo e protegendo a comunidade, compromissado com a defesa da vida, da integridade física e da dignidade das pessoas, o “2 de Ouro” orgulha- se em ser a célula máter da polícia urbana paulista.

#IssoéPM
#podeconfiarpmesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP
PMTV
https://www.youtubepp.com/watch?v=iHtfgJGbLK4

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

7 comentários em ““2 DE OURO” COMPLETA 126 ANOS”

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal