Teto que esquenta na favela e ar-condicionado no bairro rico: desigualdade sob calor extremo



Com o aumento da temperatura no Brasil, alertas de “grande perigo” foram emitidos para áreas em nove Estados do país.

Mas o calor não deve ser experimentado da mesma maneira por todos os habitantes.

Além da diferença entre a temperatura marcada pelos termômetros, a sensação térmica pode variar muito conforme as condições de moradia, áreas de sombra, número de prédios e arborização dos diferentes bairros, afirmam especialistas.

A repórter Julia Braun visitou uma comunidade dentro da favela de Paraisópolis, em São Paulo, onde moradores sofrem devido à falta de áreas verdes e com casas com pouquíssima ventilação, e também Higienópolis, área nobre com residências de janelas grandes e estruturas que facilitam a ventilação, além de aparelhos de ar condicionado.

Reportagem em texto: https://www.bbc.com/portuguese/articles/czqeq2dzpw2o

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #calor #brasil #mudançaclimática #meioambiente #urbanismo
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=PFnpm3t7xLE

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

22 comentários em “Teto que esquenta na favela e ar-condicionado no bairro rico: desigualdade sob calor extremo”

  1. Pois na favela que eu moro, não tem ar condicionado quem não quer, ninguém paga energia e tem ar condicionado por 400 reais. Um pedreiro aqui chega a tirar 1000,00 reais por semana. Um eletricista ganha mais. Então isto é de pessoa para pessoa. Mas nunca foi novidade que o Rico tem muito mais conforto. Sempre foi assim e sempre será.

    Responder
  2. Na favela tem gato! Porrada de central full ligada. Quem paga a conta? Os otários que tem UC em suas casas! Morei em diversos locais no país. Todos onde tem favela, ou melhor, gato, a energia é mais cara. Rio de Janeiro e Itaituba no PA a conta oscila de 500 a 800 reais. Em Barueri pagava 100 reais. Quer conhecer calor de verdade? Vem fazer reportagem aqui no Pará!

    Responder
  3. Crescimento descontrolado sem planejamento sem pensar a pessoa vai no desepero pra sair do aluguel encara qualquer coisa o problema e depois…onde eu moro ta sugindo tanta invasão tão desmatando tudo e vão fazendo casa uma do lado da outra, e uma disputa quem faz a casa mais alta e por ai vai, quando ver e casa caindo, os vizinho se matando porque o cachorro late muito, o barulho ta alto de mais e bla bla bla… querem arrumar família cedo e não dão conta.

    Responder
  4. Nossa se não fosse essa matéria eu jamais saberia que morar na favela é ruim. Todo mundo está careca de saber que a favela não é um bom lugar, mas não vejo ninguém discutindo como acabar com as favelas no Brasil.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal