Termo “buraco negro” é racista, diz Anielle Franco



A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou nesta 4ª feira (1º.nov.2023) que o termo “buraco negro” –que define uma região no espaço com campo gravitacional tão intenso que também absorve a luz– é “racista”. Outro termo citado pela ministra como ofensivo foi o verbo “denegrir”.

“Denegrir é uma palavra que o movimento negro e que as pessoas que têm letramento racial não usam de forma nenhuma. Ou, por exemplo: ‘saímos desse buraco negro’. A gente escuta muito isso”, declarou Anielle durante o programa “Bom dia, Ministro”, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Leia a reportagem no Poder360: https://www.poder360.com.br/governo/termo-buraco-negro-e-racista-diz-anielle-franco/

#governo #aniellefranco #racismo
_______________________________________________
Inscreva-se no canal do Poder360 e fique por dentro de assuntos sobre política e poder.

Acesse o jornal digital: https://www.poder360.com.br

Assine nossa newsletter: https://www.poder360.com.br/newsletters

Inscreva-se no canal do Poder360 no Telegram: https://t.me/Poder360

Curta o Poder360 no Facebook: https://www.facebook.com/poder360

Siga o Poder360 no Twitter: https://twitter.com/Poder360

Siga o Poder360 no Instagram: https://www.instagram.com/poder360

Siga o Poder360 no TikTok: https://www.tiktok.com/@poder360
Poder360
https://www.youtubepp.com/watch?v=2aBojeLSDiU

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

20 comentários em “Termo “buraco negro” é racista, diz Anielle Franco”

  1. A chamada da matéria é ruim. Ela está falando de letramento anti racista e o video pega só um termo que ela citou, para parecer um comentário leviano. Jornalismo mal feito, você vê por aqui. 👍

    Responder
  2. Eu desisto, essa esquerda cirandeira fica louca no identitarismo estupido e depois que metade do país vota em fascista se surpreende, olha o nível da burrice de que denegrir e buraco negro tem raízes semânticas iguais e são expressões igualmente racistas. Esse tipo de baboseira pra esse povo é mais importante que atacar a raiz dos problemas e as estruturas, ai depois que nada muda a não ser a paciência do trabalhador que não vê sua vida melhorar ninguem entende porque esse papo traz ranço.

    Responder
  3. O "buraco negro" davfrasecqye eka citou significa "lugar sem iluminação, onde não se pode enxergar", não há nenhuma refrência à cor de pele humana aí. E outra coisa: "esclarecer fatos" significa "por luz sobre os fatos", "trazê-los à luz do dia", "iluminá-los" para que sejam melhor compreendidos. Aí também não há referência à cir de pele humana. Portanto, "escurecer os fatos" significa "tirar-lhes a iluminação", dificultando ou impossibilitando sua compreensão. E eu não acredito que estou esclarecendo isso a uma pessoa que tem fornação universitária.

    Responder
  4. Kkkk que mulher burr@! De onde ela tirou que "buraco negro" é algo ruim? Talvez um buraco negro seja essencial para a vida humana. E ela já está errada, pois a raça é PRETA e não negra. Eis aí a patota do Loola.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal