Início ECONOMIA Silveira pede soltura no STF e buscará órgão internacional de direitos humanos

Silveira pede soltura no STF e buscará órgão internacional de direitos humanos

por Tiago Angelo
1 Já viram


Os advogados do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) entraram nesta 5ª feira (24.jun.2021) com 2 pedidos de soltura no STF (Supremo Tribunal Federal). A defesa também informou ao Poder360 que levará o caso do político à Corte Interamericana de Direitos Humanos, órgão ligado à OEA (Organização dos Estados Americanos).

Alexandre de Moraes, do Supremo, determinou que Silveira retorne à prisão no Batalhão Especial da Polícia Militar do Rio de Janeiro. A decisão foi proferida porque o congressista, que estava em domiciliar, não pagou fiança de R$ 100 mil por violar o uso da tornozeleira eletrônica.

As solicitações de soltura ao Supremo não foram encaminhadas a Moraes, responsável pelo caso. Uma foi endereçada à Corte, para que seja distribuída entre os integrantes, enquanto a outra foi enviada diretamente à Marco Aurélio,

“A prisão é totalmente arbitrária e demonstra a pessoalidade com que o ministro Alexandre de Moraes está tratando essa prisão. Nós não temos segurança jurídica, não está sendo respeitado o devido processo legal e não sei por qual Constituição o ministro está se pautando. Se é pela Constituição de 1988 ou se é por uma que ele criou particularmente para esse caso”, afirmou Jean Garcia ao Poder360.

Sobre um dos pedidos ter sido endereçado a Marco Aurélio, o advogado explica que o decano seria o verdadeiro responsável pelo processo do deputado, e não Moraes, já que recebeu um habeas corpus no começo deste ano envolvendo Silveira. A solicitação foi negada em abril.

Nos documentos enviados hoje ao STF, a defesa do político diz que a prisão é ilegal e que Moraes arbitrou fiança em “valor exorbitante” sabendo que o congressista não teria condições de arcar com o pagamento.

“A decisão que determinou o valor é a maior prova de perseguição política sofrida pelo paciente. A decisão, além de estabelecer fiança em valor exorbitante, claramente afronta os princípios constitucionais da não culpabilidade/estado de inocência, princípio do contraditório e ampla defesa”, diz um dos habeas corpus.

Além de Garcia, Silveira é defendido pelos advogados Paulo César Rodrigues de Faria e Layane Alves da Silva.  Eis a íntegra do habeas corpus encaminhado ao STF (1 MB). Eis a íntegra do habeas corpus enviado a Marco Aurélio (709 KB).

DANÇA DAS CADEIRAS

Silveira era defendido por Leandro Mello Frota e Maria Isabelle Leite até o começo deste mês. Conforme apurou o Poder360, a dupla, que começou a representar o político em maio, abandonou o processo no Supremo pouco depois porque suas orientações não eram seguidas por Silveira.

O político queria que a defesa fosse mais agressiva e confrontasse o STF, o que também não agradou à dupla. Agora, Silveira passou uma procuração a Garcia, Faria e Silva, que tinham o defendido anteriormente.

A dupla responsável pela defesa até o começo deste mês não teria sido informada sobre essa nova mudança, mas decidiu não entrar em confronto com o agora ex-cliente. Um outro advogado, Diogo Simas, também defendeu o político em um processo ético.

 

Continuar lendo

(function(d, s, id){ var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));


Esse conteúdo pertence ao site:

Site: /www.poder360.com.br

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Olha essas aqui:

Deixe um Comentário

O Site iMove Web é um AGREGADOR DE CONTEÚDOS, onde buscamos por fontes seguras que permite em seus sites, o formato: RSS/FEED, como se trata de conteúdo de terceiros, prezamos por isso, e informamos no final de cada post a REAL FONTE do post, e ainda todos os posts aqui publicados, são mantidos na integra de cada autor, sem alterar um paragrafo ou link inserido na postagem, todos direitos de imagem, textos e vídeos são atribuídos ao autor original. Somos contra FAKE NEWS, caso você leitor, se depare aqui com alguma notícia FALSA ou ENGANOSA, por favor nos envie um e-mail denunciando esse post. E-mail: contato@imoveweb.com.br FECHAR

SOBRE NÓS