Significado de tatuagens – O sentido por trás do desenhos mias populares

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

As tatuagens estão entre as formas de arte e expressão mais antigas da humanidade, com milhares de anos de histórias. Por volta de 4 mil anos a.C., egípcios e polinésios já praticavam a forma de arte popular até hoje. De lá pra cá, no entanto, houveram muitas transformações e adaptações nos significados das tatuagens.

Além de ser um desenho marcado permanentemente na pele, elas também podem carregar mensagens e metáforas por meio de seus símbolos. Sendo assim, antes de marcar o corpo, você pode se interessar por fazer uma breve pesquisa sobre os sentidos dos desenhos mais populares.

Por outro lado, também é importante destacar que o maior significado que uma tatuagem pode ter é sentimental. Ainda que um desenho possa ter simbologias históricas e culturais em algumas instâncias, o mais importante é a identificação da arte com a pessoa tatuada.

Significado das tatuagens mais populares

Tribal (Maori)

Neo Innovations

O estilo tribal tem origem no povo Maori, natural da Nova Zelândia. Apesar disso, ele acabou se popularizando ao redor do mundo todo, com significados que representam força, vitória e resistência. Dentro da cultura local, esses desenhos tem muito peso e simbolismo, muitas vezes ignorados por quem não tem nenhuma relação com esse povo.

Leão

Significado de tatuagens - o sentido por trás do desenhos mias populares
DIY Crafts

A maioria das tatuagens de animais tem significados que remetem os traços de personalidades atribuídos a essas criaturas. No caso do leão, por exemplo, os principais atributos são força e liderança, uma vez que o felino é considerado o Rei das Selvas!

Lobo

Significado de tatuagens - o sentido por trás do desenhos mias populares
Men’s Hairstyles Now

O lobo é frequentemente associado a ideias de coragem e inteligência. Além disso, o animal também pode ser tatuado para representar ideias como companheirismo, em razão da preferência por matilhas. Por outro lado, alguns podem escolher apostar num conceito mais próximo do lobo solitário.

Águia

Significado de tatuagens - o sentido por trás do desenhos mias populares
tattolover

Destaque entre as aves que representam poder, as águias são símbolos recorrentes de liberdade. Geralmente, seu conceito remete ao sonho de viver aventuras e desbravar novos ambientes e experiências na vida.

Coruja

Significado de tatuagens - o sentido por trás do desenhos mias populares
Men’s Hairstyles Now

Apesar de estar no grupo das aves de rapina, assim como as águias, as corujas carregam um simbolismo próprio. Por um lado, essas tatuagens podem representar aproximação do mundo espiritual e paz, mas também são símbolos bem conhecidos na representação de inteligência e busca por conhecimento.

Cruz

Significado de tatuagens - o sentido por trás do desenhos mias populares
love to know

Naturalmente, a cruz é um dos principais símbolos religiosos. Em razão da força que carrega no cristianismo, remete ao sacrifício de Jesus e representa a proteção contra o mal, ao mesmo tempo que é um talismã de devoção.

Âncora

Significado de tatuagens - o sentido por trás do desenhos mias populares
Next Luxury

A princípio, a tatuagem de âncora se popularizou entre marinheiros e indicava que ele era um mercante dos mares ou contra mestre (dependendo se havia um ou dos símbolos desenhados). Com o tempo, ela acabou saindo do nicho dos profissionais dos mares e ganhou outros significados, entre eles o de equilíbrio e estabilidade.

Rosa dos ventos

Significado de tatuagens - o sentido por trás do desenhos mias populares
reddit

Assim como a âncora, a rosa dos ventos era um desenho popular entre marinheiros, por crenças supersticiosas. A princípio, o símbolo era tatuado na esperança de guiar os navegantes durante as viagens, com segurança. Com o passar dos anos, o símbolo foi adotado por pessoas em outros ambientes, mas sem perder o significado de guia, proteção e boa sorte.

Filosofia das tatuagens

Significado de tatuagens - o sentido por trás do desenhos mias populares
Skull and Sword

Apesar de carregar significados universais, os desenhos utilizados nas tatuagens também podem representar conceitos pessoais para quem decide por marcá-los no corpo. Assim que alguém decide fazer uma tatuagem, está vivenciando, ao menos em alguma instância, características daquele símbolo em sua personalidade.

Segundo o filósofo e simbologista Yubertson Miranda, é comum que um mesmo desenho carregue sentidos bem diferentes para várias pessoas. Ou seja, ainda que alguns desenhos possam ter um sentido metafórico bem claro para alguém, pode acabar remetendo a outro aspecto para outros.

O especialista comenta o sentido da espada, por exemplo. A arma pode ser tatuada para sugerir luta e combate para uma pessoa que se identifica com esses aspectos. Por outro lado, a tatuagem também pode estar ligada a um mundo de fantasias, jogos e personagens que utilizam dessa arma, independente do fator de agressividade.

Fontes: Personare, Tatuagens Ideias

Imagens: Neo Innovations, DIY Crafts, Men’s Hairstyles Now, tattolover, Skull and Sword, reddit, Next Luxury, love to know, Men’s Hairstyles Now, HuffPost

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *