Salários para donas de casa: a campanha que propôs greve de mulheres contra trabalho doméstico



Nos anos 1970, uma campanha internacional passou a exigir de governos em todo o mundo que reconhecessem o valor do trabalho doméstico não remunerado, feito primordialmente por mulheres.

Fundado em 1972 em Pádua (Itália), por quatro mulheres ativistas de quatro países diferentes, o Coletivo Feminista Internacional argumentava que todo o sistema capitalista estava baseado no trabalho doméstico não remunerado.

Em 1974, o grupo liderou uma greve de donas de casa para pressionar pelo reconhecimento de seu trabalho.

Neste vídeo, do programa da BBC Witness History, a italiana Mariarosa Dalla Costa, uma das fundadoras do movimento, relembra como ele começou, as principais ações do grupo e as dificuldades encontradas.

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #economia #feminismo #trabalhodomestico
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=1XwOJyWzqrw

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

43 comentários em “Salários para donas de casa: a campanha que propôs greve de mulheres contra trabalho doméstico”

  1. "NÃO É DA BENEVOLÊNCIA DO AÇOUGUEIRO, DO CERVEJEIRO E DO PADEIRO QUE ESPERAMOS O NOSSO JANTAR, MAS DA CONSIDERAÇÃO QUE ELES TÊM PELOS PRÓPRIOS INTERESSES.” – ADAM SMITH

    Nao existe jantar gratis, acredito que isso so causaria mais problemas… O problema da distribuição de renda é algo complexo, nao ira se resolver apenas com uma mesada (nao adianta dar dinheiro sem houver produção, a inflação irá corroer todo o dinheiro)

    Responder
  2. Casa que é gostoso, um bando de mangina nos comentários apoiando. QUEM VAI PAGAR A CONTA DELAS É VC, QUE ACORDA 5 DA MANHÃ PRA TROCAR TUBULAÇÃO DE ESGOTO E LIMPAR FOSSA DE BOSTA, pega 3 conduções por dia para tomar esporro de chefe e ser humilhado. NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS!

    Responder
  3. Então, sei que é difícil aceitar, mas Deus criou a mulher para ser auxiliar do marido, se os dois trabalham fora de casa o dia todo, os dois tem obrigação de dividir as tarefas domésticas igualmente, mas se somente um dos cônjuges trabalha eu acho justo que o outro faça os serviços domésticos sozinho (a), no meu caso por exemplo: meu marido trabalha das 7 horas da manhã até as 23 horas e às vezes até a meia noite, ele trabalha home office, mas eu acho justo fazer as tarefas domésticas sozinha, porque pra ele também é cansativo, eu tenho minha profissão, sou costureira e trabalho em casa também, mas trabalho poucas horas, escolho meus horários de descanso.
    Mas se você é mulher, não tem profissão e fica em casa o dia todo tranquila, não vejo motivos para querer uma remuneração, porque na maioria desses casos o homem já costuma pagar as despesas da mulher e da casa, se o seu marido não faz isso, eu aconselho que você troque de marido.

    Responder
  4. Prostitutas, 18 aninhos, estão cobrando 150 a hora, fazem de tudo e mais um pouco, indo no lugar certo você traça uma kenga sequelada com o aval do marido corno sequelado de graça. Não gosta de kenga e acha imoral financiar a prostituição? Bonecas sexuais hiper realistas 6M-12M até 20M, São perfeitas, vem sobre medida, nunca envelhecem, e futuramente virão com I.A de personalidade adaptável e personalizável.

    Pra você querer casar atualmente ou você é um idiota que idealiza os filmes da disney, é um pobre coitado que só vai conseguir comer alguém casando, um mangina masoquista e sem amor próprio ou você é corno manso fetichista sequelado.

    Responder
  5. Eu seria a primeira da fila😅😅😅… só por nascer mulher já tinha que receber um salário…😂😂😂 só quem faz serviço de casa sabe o quanto é cansativo trabalhar mais de 8 horas por dia .. é o trampo mais desvalorizado que existe.

    Responder
  6. Isso foi objeto de estudo durante o meu mestrado,na disciplina de políticas de cuidado. No Uruguai esse tipo de trabalho já representa 13% do PIB e não é remunerado, embora já existam campanhas de conscientização sobre o tema.

    Responder
  7. Brasil nao é um exemplo na América do Sul no reconhecimento dos direitos para as trabalhadoras domésticas. Nossos hermanos estão na nkssa frente.

    Responder
  8. Comentários que acham isso um absurdo são um show de ignorância. Não entendem nada de nada e vêm dizer o que é "cuidar de uma casa" sendo que nem lavam as próprias roupas.

    Responder
  9. Com todas essas leis "exclusivas", femimi e a mais recente PL 890/23. Para o Homem, a Solitude é a maior e melhor benção que existe. Depois de 2 casamentos(14 anos), seguir solteiro é a melhor escolha para uma vida em saudavel e em paz.

    Responder
  10. E se o cara ganhar 1 salário mínimo? Fica sem mulher? Nunca ouviram falar em trabalho de equipe? (O mesmo vale para homens que ficam em casa enquanto a mulher trabalha)

    Prostituta sai mais barato e dá menos briga.

    Responder
  11. Meus amigos, nao casem. Vai ser o único meio de esse xororô e vitimismo acabar.

    O perigo vai ser um batalhão de encalhadas quarentonas criando gatos não começar a exigir reparação histórica por não terem família…

    Responder
  12. A direita brasileira formada por gente com 2 neurônios e acredita que pautas feministas são de esquerda, eu desafio vocês a me dizerem se tem essa phutharia em Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, China ou mesmo na Rússia (herdeira cultural da URSS)?

    Não tem.

    Não tem marcha da maconha e tbm não tem marcha lgbt.

    O vídeo em tela mostra MUITO BEM de onde vem estas pautas: França, Itália, Inglaterra e Estados Unidos.

    Mas o lacrador de direita tupiniquim quer mesmo é likes então vai continuar reproduzindo suas mentiras do tipo: “vai pra Cuba”!

    Responder
  13. Quem se beneficia diretamente desse trabalho doméstico deve pagar por ele. Ocorre que são os moradores da casa que são beneficiados, ou seja, a própria mulher e seus familiares. O problema é que elas querem que pessoas que não se beneficiam de seus serviços financiem um salário, e isso é alcançado por meio do estado que inevitavelmente se tornará mais inchado, penalizará a sociedade com mais impostos e atrairá ainda mais políticos demagogos para gerenciar os problemas que eles mesmos causam.

    Responder
  14. Eu tenho sorte de nascer em uma família que hoje seria considerada autoritária com os filhos.
    Todos nós eramos obrigados a fazer de tudo um pouco dentro de casa, assim todos ficavam com pouca carga de trabalho doméstico e no final tudo ficava um brinco além de terminar bem mais rápido se fosse somente uma pessoa fazendo tudo.

    Responder
  15. Primeiramente: palhaçada, ser pago para limpar a sua bagunça e sua sujeira? Da sua familia? Nao fica nem 5 horas limpando a casa todo dia e o povo reclama. Quem vê pensa que lava e passa roupa todo dia (o que demanda muito mais tempo e hoje em dia quase ninguem passa roupa). Segundamente: sim, pode ser justo para UMA parte dessas mulheres, a aquelas em que realmente precisa por ter muitos filhos e o pai trabalha sobrando exclusivamente para a familia, alem do mais que não “ha férias”. E mais, os filhos crescem né, eles fazem seus deveres, lavam a louça. E claro, nós mulheres sempre tivemos essa “obrigação” enquanto antigamente os homens saiam para bordeis e largavam a familia, fora que para casar era as mulheres que tinham que pagar para casar porque diziam que a mulher só dava gasto e trabalho. Enfim, tem tantas coisas que englobam isso ao mesmo tempo que é ridiculo para ser pago pra limpar sua bagunça, como se alguem apontasse uma arma para lavar a louça quando voce pode fazer a hora que quiser, como quiser e do jeito que preferir. Nao é clt, nao passa 8 ou 12 senao mais horas limpando, nao precisa se preocupar em atrasar, na roupa, em levar marmita, nossa, é tanta coisa que é uma baita reflexão esse assunto em vários sentidos.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES