Revolta da Vacina, HQ que retrata crise sanitária de 1904, é lançada pela Darkside

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A vacinação é uma das mais importantes medidas sanitárias tomadas na prevenção de doenças e, em 1904, o Brasil vivia uma grande crise envolvendo essa questão, a chamada Revolta da Vacina. Esse importante marco na história do país é pano de fundo da nova HQ de André Diniz, intitulada Revolta da Vacina, lançada pela editora DarkSide Books.

Na mudança de Império para República, o país tentava se ajustar às mudanças de governo ao mesmo tempo em que doenças começaram a se proliferar, como varíola, febre amarela e peste bubônica. O epicentro de toda essa crise era o Rio de Janeiro, a então Capital Federal do Brasil, onde a crise social era também uma crise urbana. Em meio ao caos, o sanitarista Oswaldo Cruz encontrou uma solução: a vacina compulsória, o que gerou uma grande revolta popular.

Em meio a todo este contexto histórico, Revolta da Vacina acompanha a trajetória de Zelito, um  um jovem ilustrador cearense que parte para o Rio de Janeiro e tem seis meses para provar ao pai que poderá construir uma carreira de futuro. Na capital, enquanto procura trabalho como cartunista nos jornais, ele se envolve nas manifestações que iriam culminar na rebelião que sacudiu a cidade naquele ano de 1904.

Revolta da Vacina é a primeira obra do quadrinista André Diniz a ser lançada pela Darkside Books.

Veja a capa abaixo:

A HQ está em pré-venda e será lançada no dia 25 de fevereiro. Ela está disponível no site da Darkside Books, em edição com dois marcadores exclusivos, por R$ 59,90.

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *