REVIEW | Jogo: Caves And Castles: Underworld – Teoria Geek

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Caves And Castles: Underworld é um jogo curto e descomplicado indicado sobretudo para fãs de match-3 puzzle.

Ficha Técnica

Desenvolvido por: Alawar Entertainment
Publicado por: ChilliDog Interactive LLC
Gênero: Aventura, Match-3 puzzle
Série: Caves And Castles: Underworld
Lançamento: 29/01/2021
Classificação indicativa: Livre
Modos: Single player
Disponível para: PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Steam

 

O QUE É UM MATCH-3 PUZZLE?

Match-3 são famosos e viciantes puzzles onde o intuito é, dentro de um diagrama,  encontrar formações com 3 peças iguais entre si (como o próprio nome em inglês já sugere). Caso o jogador encontre mais peças como 4 ou 5, melhor ainda pois os combos são garantidos criando uma reação em cadeia de blocos explodindo e quebrando outros que estavam próximos. Chega a ser emocionante para quem joga ver uma série de peças sendo destruídas e cada vez mais a pontuação subindo.

Jogos como Bejeweled e Candy Crush ficaram famosos abraçando esse conceito e criaram até mais recursos dentro do próprio jogo como, por exemplo, encontrar tesouros escondidos ao quebrar determinados blocos ou mesmo não deixar que colunas de gelo cheguem na parte de cima da tela. Então, não basta apenas o jogador encaixar as peças de qualquer forma, precisa também estudar o diagrama para não chegar ao game over em questão de minutos.

Pense nesse estilo de jogo como uma variação moderna do Tetris. Digamos que a influência do clássico jogo criado pelos russos Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov deixou um legado gigante para esses jogos Match-3 que recebem muito mais dinâmica e cores para os dias atuais, agradando desde crianças a adultos.

Caves And Castles: Underworld

CONSTRUA SUA VILA, GERENCIE E ENCARE DUNGEONS

Caves And Castles: Underworld trabalha de duas formas. A princípio você tem um pouco de ouro e precisa começar seu vilarejo. Algumas missões bem simples serão executadas como consertar um cercado ou mesmo construir um abrigo para os animais. Sem complicações, tudo feito com poucos cliques do joystick. Depois de um tempo, você então passará a investigar os subterrâneos. Nessa parte que os puzzles surgem. Os acessos que estão fechados precisam ser destruídos. Claro, o jogo não impõe tempo ao jogador e ainda oferece habilidades para melhorar no desempenho da aventura (como um dragão que ajuda a criar mais combos). Vale lembrar que, para essa ajuda, você precisa coletar algumas relíquias.

As dungeons começam simples e depois ganham um pouco mais de complexidade (porém, reforçando, nada estressante). Outros caminhos não lineares podem ser seguidos, claro que isso é vantajoso para o jogador obter mais ouro, abrir caixas e encontrar animais que ajudarão depois para a coleta de mais relíquias (e para alguns troféus exigidos na obtenção da platina). Os puzzles também ganham novidades. Em alguns, o jogador precisará quebrar uma parede mais forte para seguir adiante, em outros, terá que lidar com um percurso de água que lhe serve como obstáculo.

Com mais ouro e labirinto vencido, eis a hora de retornar para a vila e investir em mais construções e aprimoramentos. Quer investigar mais o subterrâneo? Fique à vontade. Você ficará entre esses dois lugares: a vila e desafiando puzzles.

Caves And Castles: Underworld

POUCO DESAFIANTE, HISTÓRIA RASA

Ao mesmo tempo que o jogo passa uma ideia de entretenimento rápido e para várias idades, peca pelo pouco grau de desafio. Como dito anteriormente, não há puzzles envolvendo tempo. Não há punições, escolha de dificuldade e no final, sobra muito ouro e relíquias para o jogador, sendo fácil abusar das habilidades a todo instante. Caves And Castles: Underworld também carece de uma história mais desenvolvida, que fizesse quem está jogando se apegar mais aos personagens.

Não há muito o que se fazer na vila. O cenário poderia ter uma estrutura maior com NPC’s dispostos a entregar mais tarefas secundárias. Dessa forma, vasculhar cantos e estudar possibilidades deixaria o jogador mais entretido e animado para seguir adiante no desenvolvimento do vilarejo. O jogo possui um belo trabalho artístico feito à mão, entretanto merecia muito mais para se explorar.

E COMPENSA?

Para os fãs de jogos desse gênero e para quem jogou bastante jogos de produtoras como a Alawar, por exemplo, Caves And Castles: Underworld pode ser uma boa pedida. Ideal, inclusive, para se jogar depois de um dia estressante, por exemplo. Ou mesmo, indicado para se jogar com os filhos numa tarde de domingo sem exigir muito, apenas um passatempo e de um tempo com a família.

selo teoria geek laranja 6



Post Views:
14

FONTE ORIGINAL

Veja esses também

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *