REFORMA TRIBUTÁRIA | Panorama com Marcos Lisboa



Infiltrados: Venezuela – Toque no link e prepare-se para conhecer essa história: https://sitebp.la/vnz-ytc
__________
O Brasil tem o pior e mais ineficiente sistema tributário do mundo. São mais de 300 mil novas normas tributárias desde a promulgação da Constituição de 1988

O Brasil é também campeão mundial no tempo necessário para pagarmos impostos: Gastamos 1.500 horas por ano, quase 500 horas a mais do que o segundo colocado, a Bolívia.

Para se ter uma ideia, o cidadão brasileiro trabalha, em média, 149 dias por ano para pagar impostos, o equivalente a cinco meses.

O Brasil é líder em disputas tributárias entre governo e contribuinte: 73% do PIB brasileiro é judicialização tributária. Isto é, mais de 260 vezes mais do que a média dos países da OCDE e 380 vezes mais que a média da América Latina.

O péssimo desenho tributário brasileiro explica bastante do nosso baixo desempenho de produtividade nas últimas décadas, que impactou diretamente no baixo crescimento econômico observado, baixo crescimento dos salários e fraca geração de empregos.

O atual modelo tributário brasileiro cria insegurança jurídica, custos administrativos elevados e afasta investimentos de grandes empresas.

Este é o tema do Panorama de hoje. E para discutir a necessidade da Reforma Tributária, recebemos Marcos Lisboa, economista, ex-secretário de Políticas Econômicas do Ministério da Fazenda e ex-diretor-presidente do Insper.
_________
Precisa de ajuda para assinar? Fale com nossa equipe comercial: https://sitebp.la/yt-equipe-de-vendas
__________
Já é assinante e gostaria de fazer o upgrade? Aperte aqui: https://sitebp.la/yt-equipe-upgrade
__________
Siga a #BrasilParalelo:

Site:
Instagram: https://www.instagram.com/brasilparalelo
Facebook: https://www.facebook.com/brasilparalelo
Twitter: https://twitter.com/brasilparalelo
Produtos oficiais: https://loja.brasilparalelo.com.br/
___________
Sobre a Brasil Paralelo:

Somos uma empresa de entretenimento e educação fundada em 2016. Produzimos documentários, filmes, séries, trilogias, cursos, podcasts e muito mais. Nosso foco é o conteúdo informativo e educativo relacionado ao contexto social, político e econômico brasileiro.
Brasil Paralelo
https://www.youtubepp.com/watch?v=z3TiWlflLHs

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

29 comentários em “REFORMA TRIBUTÁRIA | Panorama com Marcos Lisboa”

  1. O Lisboa é muito inteligente, e com certeza contribui e pode contribuir muito para a melhora da situação do Brasil. Mas qual necessidade de dizer que o Brasil saiu "razoável" da pandemia. Pega os números, mostra a um economista de fora, ele sem qualquer vínculo com o país, poderá afirmar que o Brasil saiu muito bem. Tanto é, que tivemos SUPERÁVIT no ano passado. E mais uma vez, esse band1do, psicopata assume o país com boa situação econômica. Tanto é, que eles não fizeram nada, a não ser só assustar investimentos, e mesmo assim a inflação cai, graças ao Banco Central e as políticas acertadas pelo Guedes. Ele diz "razoável" para não elogiar o Guedes. Infelizmente nesse país, economistas continuam com essa briga de ego, ao em vez de se juntar e nos tirar desse buraco.

    Responder
  2. Toda a cadeia de valores e cobranças é construída em cima de premissas. É óbvio que o profissional que presta serviço será prejudicado, é inimaginável que fique claro o suficiente para o contratante a ponto de se reverter em maiores honorários ou salários em um curto/ médio prazo. Tenho a impressão de que os teóricos esquecem as aplicações práticas de suas sugestões. “ É só ele cobrar mais caro “ me parece inocente demais para alguém com tamanha experiência.

    Responder
  3. E sobre o Sales TAX americano? Este imposto isenta toda a cadeia produtiva e cobra o imposto do consumidor na venda. Pq não se fala da PEC 7/20 que é uma reforma tributária baseada no SALES TAX americano?

    Responder
  4. Detesto a turma do "Antes feito do que perfeito", resumão você será tungado mesmo que não perceba. A chance é zero de reduzir tributos, no minimo vai ficar igual e conhecendo a classe politica(no mundo todo) será aumento.

    Responder
  5. 1) Como discutir reforma tributaria sem discutir reforma eleitoral e administrativa? Estamos num país onde a iniciativa privada está suando sangue pra carregar a iniciativa pública a troco de mais serviços e mais tratos, com salários e benefícios surreais na administração pública onde parentes de funcionários públicos são preparados para serem os novos funcionários ou da próxima geração, enfim, já somos escravos de um estado mastodontico.

    Responder
  6. A questão é que em todos os governos só se fala em criar/aumentar impostos, mas não se fala em cortar despesas. Dessa forma a população realmente não quer pensar no Brasil já que não há exemplo de quem deveria dar exemplo.

    Responder
  7. O Brasil infelizmente envelheceu, já acabou o bônus demográfico, em 2035 o Brasil será uma casa geriátrica de tamanho continental, somos um país emergente que não ficou rico, nossa bolsa de valores que é uma vergonha, temos milhões de ignorantes que votam em populistas de esquerda e as futuras gerações estão fadadas ao fracasso.

    Responder
  8. Esse tipo de entrevista é perfeito, contribui demais com a sociedade a partir desse sentido de torná-los mais informados. Tragam mais especialistas, logo não teremos mais brasileiros enganados por políticos populistas e demagogos.

    Responder
  9. Alguém escreveu : " Marcos Lisboa é o homem que tem a solução do Brasil mapeada na mente . " . E realmente , eu fico bastante impressionada de ver como ele conhece os meandros de tudo . Assisti agora apenas um pequeno trecho da entrevista de assunto exclusivo da reforma tributária e ele destrincha as grandes distorções do sistema do Simples e do lucro presumido das empresas — ele diz que a Receita Federal no Brasil inventou algo único no mundo que é fazer tributação diferente a depender de a empresa ser pequena ou ser média . E ele fala sobre a tributação praticamente nenhuma do setor de serviços quando se trata de serviços qualificados de caráter intelectual como uma consultoria de economistas ou um grande escritório de advocacia . Nesses casos , tudo o que entra é lucro porque os sócios vão ter gasto só com o pagamento de aluguel e de secretária . Daí , ele ironiza que esses sócios alegam que não podem pagar dividendos porque são classe média . Sendo que , na realidade de um país pobre como o Brasil onde apenas 2% da população tem renda mensal em torno de 30 mil e apenas 1% tem renda mensal em torno de 100 mil , eles lógicamente são ricos com a renda de milhões de reais ou até mesmo dezenas de milhões de reais

    Responder
  10. Alguém escreveu que Marcos Lisboa deveria , em algum Governo , ser convidado para dirigir a economia do país . Mas , alguém respondeu informando que ele já teria declarado que não aceitaria . E um outro disse que ele não conseguiria trabalhar , ficaria " todo amarrado porque o Brasil é um inferno burocrático e um país sem lei . " . Houve mais alguém que escreveu que o Brasil nunca vai se salvar porque , para isso , " precisaria cortar privilégios e gastos , coisa que nunca vai acontecer . " . Pois é

    Responder
  11. O que falta e caráter, é honestidade. E o que mais mata tudo é o culto à malandragem e o pouco mérito aos que andam na linha. Todos trabalham mas poucos são produtivos. Metade é improdutiva vivendo às custas da outra metade produtiva. As explicações acima são muito simples. O que é complicado ou talvez impossível é modificar esse panorama em duas a três gerações porque esta e aproxima já estão perdidas.

    Responder
  12. Até hoje ninguém sabe exatamente no que vai dar a redoma tributária. O Brasil é mestre em gambiarras. Isso me leva a crer que a confusão só vai aumentar. Outra possibilidade é não acontecer nada ou um misto das duas hipóteses. Uma certeza da pra se ter é que o caranguejo vai continuar andando de lado.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES