Reforma tributária: o que significaria para o Brasil ter maior IVA do mundo



A reforma tributária, que há décadas é debatida no país, nunca esteve tão perto de se tornar realidade.

Defensores dizem que a proposta vai simplificar a cobrança de tributos e impulsionar o crescimento econômico.

Críticos, porém, reclamam que a mudança vai criar o maior imposto sobre consumo do mundo.

Já especialistas ouvidos pela BBC News Brasil dizem que as duas coisas podem andar juntas.

Na verdade, ainda não se sabe qual vai ser a alíquota do Imposto sobre Valor Agregado, o IVA, nome do novo tributo a ser criado caso a reforma de fato seja implementada. Mas é dado como certo que será uma das mais altas do planeta.

No entanto, mesmo que a alíquota seja recorde, o novo sistema deve trazer muitos impactos positivos para a economia, estimam economistas.

Neste vídeo, a repórter da BBC News Brasil em Brasília Mariana Schreiber explica o que é a reforma tributária, por que vai criar um imposto tão alto e como, ainda assim, deverá ser capaz de impulsionar o crescimento do país, na avaliação de especialistas.

#bbcnewsbrasil #economia #impostos #iva #reformatributária

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=nYgTduU5ncU

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

20 comentários em “Reforma tributária: o que significaria para o Brasil ter maior IVA do mundo”

  1. Pobre gasta o salário todo consumindo, pagando imposto mais caro.
    Rico gasta parte do salário consumindo, parte investindo, pagando imposto menor, e aumentando o capital.
    Brasil é uma mãe pros ricos.
    O Rogério Marinho poderia fazer alguma coisa útil e propor uma mudança na arrecadação, do consumo para a renda, mas ele não quer dar uma solução… Só quer ser um empecilho em qualquer coisa que possa ser considerado um sucesso para o governo.

    Responder
  2. Uma vergonha que a reforma consolide de fato uma das fiscalidades mais desigualitaristas do mundo. O Brasil continuará sendo um dos países com maior proporção de impostos indiretos (sobre o consumo) ao invés de diretos (sobre a renda e em função da riqueza).

    Nos impostos indiretos, o pobre já paga e vai continuar pagando mais de 25 centavos, para os arrecadadores, por cada real do valor, exatamente igual ao rico.

    Isso é injusto e contribui para o aumento, ao invés da diminuição, da desigualdade. E um IVA de quase 30% do valor é uma monstrosidade. Por mais que essa seja a realidade atual por tras de vários impostos, é inacreditável manter isso em um país que já é uma das sociedades industriais mais desiguais no mundo.

    Responder
  3. Espero que tenha a desoneração do IR, sendo que, para os idosos acima de 60 anos o imposto seja de 1 a 4,5%; nesses valores os idosos conseguirão pagar os remédios sem usar o cartão de crédito, viajar mais, comer melhor e com o imposto menor ter uma sobrevida maior.

    Responder
  4. A Reforma tributária existe no mesmo caminho, no mesmo esteio da justificativa REAL (aquela q governo e midias escondem) que da Reforma da Previdencia (não é a toa que ambas eram pressionadas pelo Governo das Sombras – os Dominadores Globais, a elite economica oculta que MANDA no mundo, e se conseguiu uma com Bolsonaro, agora veio outra com Lula – a lógica aqui é que, Com Lula não conseguiria a Reforma da Previdencia, e com Bolsonaro talvez não conseguissem a Reforma tributária, então, quem controla as eleições no país, deixou Bolsonaor vencer antes, e Lula agora – simples assim). O que está por trás de ambas as reformas? O crescimento e a garantia do pagamento da Dívida Publica! Com mais de 2 trilhões de reais anuais, a Dívida Publica é o CERNE da questão no BraZIL! Suga mais de 50% de nossos impostos, e como ela é crescente, precisa se diminuir os gastos governamentais (como a Previdencia, aposentadorias) de um lado, e aumentar impostos de outro, para ter vazão de dinheiro suficiente pra pagar aos agiotas do Real! ESSA É A VERDADE DISSO TUDO. Enquanto a divida subir (vai Lula! torra dinheiro pra aumentar a dívida, vai!), haverá mais pressões a frente, e mais ideias exdruxulas (infiltradas na midia e patrocinadas pela mesma), futuramente, para mais aumento de impostos e mais cortes de gastos.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES