Quando começou a derrocada econômica da Argentina – e quão rica ela já foi?



“A Argentina começou o século 20 como o país mais rico do mundo e hoje tem 40% de pobres e 10% de indigentes.”

Esta frase, repetida diversas vezes durante a campanha presidencial pelo economista “libertário” Javier Milei, reproduz um conceito que está impregnado no subconsciente dos argentinos: esta nação, submersa há décadas em sucessivas crises econômicas, já soube ser uma superpotência.

Essas frases nostálgicas são lembranças de uma época de ouro que muitos no país idealizam. E que alguns políticos, como Milei, prometem resgatar. Mas será que a Argentina era realmente o país mais rico do mundo? E como passou de uma das nações mais prósperas a um dos países com a maior inflação do planeta?

A repórter Julia Braun explica a questão neste vídeo.

Reportagem em texto: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4n5e3jlpyno

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#Argentina #Massa #Milei
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=zspsbdyiViM

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

47 comentários em “Quando começou a derrocada econômica da Argentina – e quão rica ela já foi?”

  1. Eu morei na Argentina um tempo, a inflação era bizarra e parece tão complicado e longe de ser controlada. As vezes eu fico olhando aqui nos comentários o quão fácil é resolver o problema da Argentina…
    Para alguns é uma única coisa o motivo de estar assim e é so mudar isso que o país melhora da água para o vinho, em um curto prazo… Quem dera, mas infelizmente as coisas tem se complicado mais aínda…

    Responder
  2. Muito bom o vídeo, e muito triste ver um país rico e próspero como a Argentina numa crise econômica tão grave!! A que ponto pode chegar um país mal administrado, e que também não soube reagir às mudanças no mundo!! Muito triste, um país lindo!!!

    Responder
  3. Na minha visita a Argentina anos atrás, o povo culpava principalmente a fatídica guerra das Malvinas. Milico é para cuidar de quartéis e não governar um país.

    Responder
  4. A Argentina sem uma união aduaneira e monetária do Mercosul não vai sair desse buraco. Os países sul americanos deveriam se organizar para formar uma espécie de União Europeia, para ter mais estabilidade monetária e também favorecer o comércio entre os Estados membros.

    Responder
  5. Não parece que entregar o Brasil para a esquerda comunista parasita a qual levará o Brasil à falência como fizeram as ditaduras comunistas parasitas de Cuba e Venezuela sustentadas com dinheiro público enviado pelo Lula disfarçado de empréstimos que nunca são pagos seja uma solução inteligente! De fato é uma grande burrice!
    O candidato argentino da esquerda parasita que é o atual ministro da economia Carlos Massa está entregando este ano uma inflação de 150% e 40% do povo argentino abaixo da linha da pobreza! Não admira os argentinos querem mudança!

    Responder
  6. Ia ser melhor pra Argentina se o Milei fosse eleito.. porque aí o povo argentino saberia que sempre da pra piorar mais ainda. Se ele não vencer, a Argentina vai continuar bem mal.. mas o povo não vai saber que dava pra ser bem bem bem pior e vão ficar la xingando o massa por tudo

    Responder
  7. A derrocada começou quando a Argentina resolveu seguir os modelos europeus. Primeiro, seguiu o fascismo populista italiano, copiado na forma do Perón; Depois, a destruição do Estado e das políticas públicas pelo neo-liberalismo que o Ménen e o Macri copiaram da Margaret Thatcher e do FMI. Agora resolveram copiar a insanidade da extrema direita americana com malucos ancaps como Trump, Bolsonaro e Milei. Tem mais é que se lascar! Só ladeira abaixo. Que tal focar em quem produz – o povo trabalhador?

    Responder
  8. Mensagem final que vídeo quer encucar:
    A causa da derrocada Argentina é devido a mudanças radicais no campo econômico.
    Milei propõem uma mudança radical na economia, logo não é razoável elegê-lo como novo presidente, não é mesmo?

    Responder
  9. Que analise Interessante
    Se elegerem um que não seja socialista a Argentina vai enfrentar problemas…..
    VC AINDA NÃO PERCEBEU QUE ESTES SÃO OS CAUSADORES DESTE CAOS ECONÔMICO OU ESTA ANALISE É PURA DESINFORMAÇÃO????

    Responder
  10. O que não se fala é da influência da CIA para a destruição da economia Latino Americana. Quem patrocina golpes para destruir economias é os EUA. Seu objetivo é sempre deixar a América Latina subordinada aos interesses do G7.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal