Qual a relação entre a CULTURA e Direito? Descubra como a cultura pode estar presente no Direito



⚖️ PRIMEIROS PASSOS NO DIREITO: o método para quem quer aprender o Direito de um jeito simples e objetivo (sem arrancar os cabelos por causa de aulas chatas ou livros confusos).
👉 INSCREVA-SE AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/direito

👩‍⚖️ Leia o livro INTRODUÇÃO AO MUNDO DO DIREITO e aprenda, em uma tarde, aquilo que estudantes de Direito levam 6 meses para saber na faculdade.
👉 ADQUIRA AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/intro

🏆 Inscreva-se no canal NOVATOS DO DIREITO:
https://www.youtube.com/channel/UCMgw2L-WxJZGAvBoGpqdHYQ?sub_confirmation=1

❤️️ Meu Site: https://cintiabrunelli.com.br
💎 Grupo Telegram: https://t.me/cintiabrunelli
📷 Instagram: http://www.instagram.com/me.julga
📧 E-mail: [email protected]

=====================================

Resumo de cultura e direito! História da cultura e do direito. Qual a importância da cultura para o Direito? O que é cultura no Direito? Onde a cultura encontra o Direito? Como a cultura e o Direito se associam? Qual a relação entre direito e cultura? Por que se diz que o direito é um produto cultural? O direito é fruto da cultura?

O Direito está intimamente ligado à cultura de cada povo e podemos até mesmo dizer que o Direito é um produto cultural. Para compreender isso, é bem importante que você tenha em mente que existe uma enorme diferença entre aquilo que é cultural daquilo que é natural.

O natural é aquilo que vem da natureza, dos nossos instintos, ou dos fenômenos químicos e físicos, enquanto que a cultura é construída e pode ser modificada. Muitas vezes algumas situações já estão tão enraizadas na nossa sociedade que a gente acha que elas são naturais, ou seja, que são da nossa natureza, mas, na verdade, elas são culturais.

Vou dar um exemplo bem esdrúxulo só pra você entender: É da natureza humana o ato de se alimentar. Você precisa comer para viver. Eu te pergunto: teria como uma lei determinar que você vai poder comer somente 1 vez ao mês? Não, né?

Por outro lado, aquilo que nós comemos tem um forte componente cultural, desde a escolha dos alimentos e até o meio como são produzidos. Então é possível uma lei estabelecer regras para que esses alimentos sejam elaborados de uma forma mais saudável? Sim, você sabe que sim.

Nesse momento, talvez você já tenha refletido sobre outras situações que são naturais ou culturais. Os exemplos são infinitos. Pode parecer uma bobagem, mas saber diferenciar o que é da natureza e o que é da cultura é extremamente importante para conseguir entender o alcance do Direito.

Sabe por que eu digo isso? Porque eu conheço muita gente que diz assim: “Ai, tal coisa não vai mudar nunca, porque é da natureza do ser humano ser desse jeito”. Mas se você for estudar bem a fundo, vai perceber que nem tudo que parece “natural”, é, de fato, algo da natureza. Existem muitos aspectos que são culturais da nossa sociedade. Algo que é da natureza dificilmente pode ser mudado, mas algo que é cultural, pode, e muitas vezes, deve. É necessário ter esse olhar crítico para perceber quando algo é realmente natural e quando é da cultura do povo.

——————————————————————
INFORMAÇÕES GERAIS
——————————————————————
Esse canal tem como objetivo falar sobre Direito e Técnicas de Estudo. Tudo é mais fácil quando é explicado por uma alma apaixonada. Estou aqui para te ajudar a mandar bem nas provas e nos concursos públicos. Juntos, vamos muito mais longe!

——————————————————————
SOBRE A AUTORA
——————————————————————
Cíntia Brunelli é formada em Publicidade e Propaganda e em Direito. Recebeu a homenagem de melhor aluna em suas duas formaturas. Obteve média geral 9,5 em Direito. Antes de terminar a faculdade, foi aprovada na OAB e em dois concursos de técnico judiciário (TJ e TRF). É servidora da Justiça Federal e uma eterna estudante.
Me Julga – Cíntia Brunelli
https://www.youtubepp.com/watch?v=gEIw9hEzr8k

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES