Python e TypeScript seguem ganhando popularidade

0
64
Python e TypeScript seguem ganhando popularidade

Python e TypeScript seguem ganhando popularidade

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

De acordo com dados do Octoverse, um relatório anual divulgado pela plataforma de hospedagem de código-fonte GitHub, usada por 56 milhões de desenvolvedores ao redor do mundo, a linguagem de programação Python e TypeScript seguem ganhando popularidade.

Python ocupa a vice-liderança, atrás apenas de JavaScript. Em terceiro lugar está Java, enquanto TypeScript está na quarta posição. Desenvolvida pela Microsoft, o superconjunto de JavaScript subiu três posições no ranking de popularidade. Por outro lado, linguagens antes populares, como PHP e Ruby, seguem perdendo notoriedade, caindo posições consideravelmente nos últimos cinco anos.

Ranking das linguagens de programação mudou bastante nos últimos anos. Crédito: GitHub/Reprodução

O estudo não é o primeiro a mostrar o crescimento de Python entre as linguagens de programação neste ano. Em junho, a empresa RedMonk também publicou seu ranking de popularidade, trazendo o dado histórico de que, pela primeira vez desde 2012, Java não estava entre as duas primeiras posições.

Em outubro, foi a vez da empresa de análise de mercado SlashData reforçar a informação, na 19ª edição da pesquisa State of the Developer Nation. Com mais de 17 mil desenvolvedores em 159 países, a apuração apontava que a linguagem perdia apenas para JavaScript.

Programação na pandemia

Além dos números sobre linguagens de programação, o relatório do GitHub apontou ainda que houve um pico de atividade em projetos com código aberto na mesma época em que a pandemia de Covid-19 teve início. Esses trabalhos, inclusive, vêm apresentando crescimento anual de 40%, com a Nigéria se destacando como o país com o maior número de contribuições.

codigo aberto covid github
Aumento de contribuições em projetos open source coincidiu com pandemia de coronavírus. Crédito: GitHub/Divulgação

Os Estados Unidos seguem liderando em número de usuários ativos na plataforma e também na quantidade total de contribuições em projetos, apesar desta ter caído 22,7%. De acordo com os números do Octoverse, 80% das contribuições aos repositórios vêm de fora do país americano.

Fonte: VentureBeat

O post Python e TypeScript seguem ganhando popularidade apareceu primeiro em Olhar Digital.

FONTE ORIGINAL

Deixe uma mensagem para esse post

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui