Por que a dipirona é vendida no Brasil, mas proibida em vários lugares? #shorts



Você costuma tomar novalgina, neosaldina ou dorflex? E sabia que a dipirona é proibida no Reino Unido e em vários outros países?

Esse remédio contra a febre e dor está no mercado há mais de um século. Mas, nos anos 1970, surgiram alguns trabalhos sugerindo que ela estaria vinculada a uma diminuição da imunidade ao causar uma doença chamada agranulocitose.

Isso serviu de base para que a FDA, a agência regulatória americana, proibisse a dipirona por lá. Outros países, como Austrália, Japão, Reino Unido e partes da Europa fizeram o mesmo.

E aí fica pergunta: e no Brasil, porque a dipirona continua liberada?

No início dos anos 2000, cientistas de Brasil, Argentina e México se debruçaram sobre dados de 548 milhões de pessoas. Nesse universo, foram identificados só 52 casos de agranulocitose, que é considerado um evento extremamente raro.

Ainda no Brasil, em 2001 a Anvisa fez um painel sobre segurança da dipirona e concluiu que o remédio tem eficácia inquestionável e possui riscos parecidos, ou até menores, que outros analgésicos e antitérmicos.

Mas, claro, é importante ler atentamente a bula antes de tomar qualquer remédio — e respeitar os limites de dose por dia, que no caso da dipirona ficam em torno de 4 gramas para maiores de 15 anos.

Outra coisa: a dipirona ajuda em casos agudos de dor. Quando o incômodo não vai embora, é importante consultar um médico, até porque existem tratamentos mais eficazes contra as dores crônicas

#bbcnewsbrasil #saúde #analgésicos #dipirona
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=H57Muu-5usc

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

41 comentários em “Por que a dipirona é vendida no Brasil, mas proibida em vários lugares? #shorts”

  1. É um medicamento seguro, barato, eficaz, e que diferentemente de analgesicos alternativos a superdosagem nao causa tantos efeitos adversos
    Pra quem nao tem contraindicação nao vejo problema em continuar tomando

    Responder
  2. Se tira a dipirona aqui no Brasil o consumo de paracetamol e aspirina vai aumentar, e como temos muitos casos de dengue no Brasil a gravidade dos casos vai aumentar porque muitos pessoas vão tomar aspirina que é altamente contra indicado, por esse motivo dentre outros é melhor deixar a dipirona no mercado

    Responder
  3. Além da agranulocitose ser extremamente rara. O potencial tóxico do paracetamol é bem elevado. Doses que podem ser tomadas acidentalmente ou por comportamento suicida podem ter desfecho fatal com o paracetamol e dificilmente surtirão efeito letal com a dipirona.

    No fim, é lobby das empresas de opióides como a codeina e oxicodona e metadona …

    O resultado: Uma das piores crises de saúde publica da história, a Crise dos opióides pelo qual os EUA estão passando!

    Responder
  4. O único motivo pelo qual a dipirona foi proibida nesses países se chama lobby. Não é interessante para as farmacêuticas dos Estados Unidos e da Europa vender um remédio tão barato e tão eficaz como a dipirona…

    Responder
  5. É proibido entre outros países
    Dipirona,
    Eu acho que Dipirona resultado tira febre, dores de cabeça mais rápido
    Do que outros remédios
    Minha mãe prefere dorflex,
    Eu prefiro Dipirona mesmo que outros países dizem que faz mal

    Responder
  6. Não é porque a FDA reprovou a Dipirona que devemos reprovar também. Essas agências regulatórias dos EUA são meio controversas, já liberaram lá medicamentos que continham 10x mais opioides que o permitido, com certeza eles são um dos responsáveis pela crise que os americanos estão passando. Eu confio mais na Anvisa.

    Responder
  7. Larga de ingenuidade. A dipirona é proibida nos EUA porque eles tem o paracetamol e não querem concorrente. O paracetamol é péssimo pro fígado e recentemente descobriram que causa autismo no bebê quando usado na gravidez. Ou seja, paracetamol é uma porcaria.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES