Picada de aranha – Quais fazem mal e o que fazer ao receber uma

0
57

Picada de aranha – Quais fazem mal e o que fazer ao receber uma

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A gente bem queria que o homem-aranha fosse real. Dessa forma, ao tomar uma picada de aranha,  poderíamos ter super poderes de aracnídeos. Contudo, a vida não funciona assim!

No Brasil, existem três espécies específicas que causam mais problemas às pessoas. São elas a aranha marrom, a aranha armadeira e a viúva negra.

Enfim, na maioria dos casos, a picada de aranha em nosso país não apresenta uma gravidade tão grande. Mesmo assim, o correto é sempre procurar ajuda.

Em todos os casos, o recomendado é se encaminhar para um médico e tentar reconhecer qual espécie causou a picada. Assim, os médicos saberão se a pessoa vai precisar de uma atenção maior.

Picada de aranha – Principais espécies

Viúva Negra

Fonte: Infoescola

Esse aracnídeo é totalmente preto, exceto por uma mancha vermelha que aparece em seu abdômen arredondado. Contando com suas patas, chega a ter até 4 cm de comprimento e não é um animal agressivo. Enfim, costuma ser encontrado próximos a casas, em locais com sombra. Com por exemplo: telhas, pedras e sob arbustos.

  • A picada pode causar: sudorese, dor, alterações na pressão e nos batimentos cadíacos, além contração muscular.

Tratamento

O tratamento para esse tipo de picada de aranha é feito com o um soro específico para o veneno da viúva negra. Os sintomas irão melhorar em até 3 horas após iniciado os cuidados. Contudo, o paciente deve ficar em observação no hospital por 24h. Essa medida é apenas uma prevenção caso os sintomas retornem.

Aranha Marrom

Aracnídeo
Fonte: Tribunapr

Essa pequena aranha só ataca ao se sentir ameaçada ou se for comprimida. Ela chega, contando com as patas, a ter 3 cm de comprimento. Além disso, se esconde em lugares de difícil acesso e pouca iluminação. Como por exemplo: objetos guardados em depósitos, telhas e móveis.

  • A picada: apesar de não provocar muita dor, o local fica com uma lesão escura e dura após algumas horas. Aliás, essa lesão pode se tornar uma necrose se não for tratado da forma correta.

Tratamento

Se a pessoa for tratada até 24h após a picada, o tratamento deve ser feito com soro para o veneno dessa aranha. Entretanto, passado esse tempo, alguns médicos podem evitar o uso do soro. Em casos mais graves, pode haver a necessidade de fazer uma cirurgia reparadora na área afetada (caso ela seja muito grande).

Aliás, nesses casos, a casquinha que aparece como resultado da picada deve ser retirada através dessa cirurgia. Assim, a cicatrização ocorrerá de forma mais simples. Além disso, os tratamentos na área machucada devem ser feitos dentro do hospital.

Aranha Armadeira

Aracnídeo
Fonte: Infoescola

Este aracnídeo é o maior e mais agressivo entre os três da lista. A aranha armadeira pode chegar a ter 15 cm de comprimento, contando as patas. Aliás, ela levanta as patas da frente ao entrar em posição de ataque. Isso faz com que ela consiga saltar até 40cm de distância. Enfim, é encontrada em móveis, calçados, sob troncos e folhas.

  • A picada: imediatamente causa muita dor

Tratamento

O paciente deve tomar uma injeção com anestésicos na área que foi picada. Isso irá reduzir a dor, que deve sumir por completo até 3h depois dos primeiros cuidados. Entretanto, caso ocorra falta de ar e diminuição dos batimentos cardíacos, o paciente também deve receber tratamento com soro.

Atitudes ao tomar uma picada de aranha

O que fazer

picada de aranha quais fazem mal e o que fazer ao receber uma 4
Fonte: Polinseto

Em primeiro lugar é necessário lavar a área que foi picada com água e sabão. Em seguida deixe o local machucado elevado. Além disso, coloque uma compressa morna para reduzir a dor. Por fim, sempre procure um serviço médico e, de preferência, leve a aranha que causou o machucado junto com você. Assim será mais fácil fazer o tratamento.

O que não fazer

Aracnídeo
Fonte: Ohmymag

Torniquetes não ajudam em nada. Além de não impedirem a circulação do veneno do aracnídeo, ele ainda pode aumentar a chance de necrose no local da picada. Seguindo a mesma lógica, não adianta tentar drenar ou sugar o veneno fazendo cortes ou furos no machucado. E por fim, apenas uma compressa pode ser colocado na área machucada.

Como evitar essas picadas

Picada de aranha
Portas vedadas evitam a entrada de aranhas em casa – Mercadolivre

Como deu para perceber, as aranhas gostam de ficar escondidas, em locais sem muita movimentação, escuros ou com sombras. Portanto, tenha cuidado com troncos, entulhos e objetos que estão guardados por muio tempo. Além disso, arbustos e gramas altas também podem ser um refúgio para esses animais.

Então, caso esteja vivendo em locais similares aos citados acima, mantenha sempre a grama aparada e use luvas e botas de couro. Além disso, não coloque a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos. Do mesmo modo, sempre balance roupas e calçados antes de se vestir. Da mesma forma, evite deixar lençóis encostando no chão.

Lagartos, galinhas, pássaros e sapos se alimentam de aranha. Por outro lado, esses aracnídeos gostam de se alimentar de moscas. Ou seja, combatendo-os em casa, é provável que o número de aranhas próximas diminua. Por fim, vede frestas de janelas e portas ao anoitecer para não receber essas visitas indesejáveis a noite.

Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Tomar sol – Conheça os benefícios dessa pratica para a saúde

Imagens: Sanitas, Infoescola, Tribunapr, Polinseto, Infoescola, Ohmymag e Mercadolivre

Fontes: Drauziovarella, Tuasaude e Msdmanuals

FONTE ORIGINAL

Deixe uma mensagem para esse post

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui