Pesquisas com CÉLULAS-TRONCO: você concorda com a decisão do STF?



⚖️ PRIMEIROS PASSOS NO DIREITO: o método para quem quer aprender o Direito de um jeito simples e objetivo (sem arrancar os cabelos por causa de aulas chatas ou livros confusos).
👉 INSCREVA-SE AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/direito

👩‍⚖️ Leia o livro INTRODUÇÃO AO MUNDO DO DIREITO e aprenda, em uma tarde, aquilo que estudantes de Direito levam 6 meses para saber na faculdade.
👉 ADQUIRA AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/intro

🏆 Inscreva-se no canal NOVATOS DO DIREITO:
https://www.youtube.com/channel/UCMgw2L-WxJZGAvBoGpqdHYQ?sub_confirmation=1

❤️️ Meu Site: https://cintiabrunelli.com.br
💎 Grupo Telegram: https://t.me/cintiabrunelli
📷 Instagram: http://www.instagram.com/me.julga
📧 E-mail: [email protected]

=====================================

Como fica a questão do direito à vida? O que diz a Lei de Biossegurança e qual foi o entendimento do STF?

As células-tronco embrionárias são células de embrião que apresentam a capacidade de se transformar em células de qualquer tecido de um organismo.

A Lei de Biossegurança permitiu, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro que não tenham sido utilizados (Art. 5º da Lei 11.105/2005).

Para isso, existem condições. Esses embriões devem ser inviáveis ou devem ser embriões congelados há 3 anos ou mais. Em qualquer caso, deve haver o consentimento dos genitores, ou seja, dos pais do embrião.

Em razão dessa lei, o Procurador-Geral da República (PGR) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, lá no Supremo Tribunal Federal, defendendo que essa lei violaria o direito à vida (ADI 3510/DF).

Para o PGR, desde a fecundação existe vida, e permitir a realização de pesquisas com células-tronco seria o mesmo que autorizar a realização de pesquisa com vidas humanas.

Por outro lado, aqueles que defendem as pesquisas com células-tronco possuem outros pensamentos sobre o início da vida humana. Aqui existem várias correntes. Há quem sustente que a vida humana começa com a primeira divisão celular, ou com a individualização das células, ou com o início dos batimentos cardíacos, ou quando ele pode começar a sentir dor, e por ai vai.

E o que o Supremo Tribunal Federal decidiu a respeito?

Para o STF, a pesquisa com células-tronco é compatível com o direito à vida. O raciocínio da maioria dos ministros do Supremo foi o de que deve haver proteção ao feto quando ele já se encontre no ventre materno, a caminho do nascimento.

Enquanto o embrião estiver congelado dentro de um tubo de ensaio, não existe a possibilidade concreta de que ele venha a nascer.

O que se concluiu é que a vida de um ser humano que já está nascido tem um valor maior do que a de um embrião que está congelado. E as pesquisas com células-tronco podem salvar muitas vidas de pessoas que sofrem com doenças que ainda não têm cura.

É uma decisão super polêmica e muita gente não concorda. E você, o que pensa disso tudo?
Eu tento sempre abordar esses assuntos com o máximo de tranquilidade. Afinal, você não precisa dar uma voadora na cara do seu vizinho só porque vocês não têm a mesma opinião.
Respeito acima de tudo.

Se você sentiu que o meu vídeo te ajudou a entender melhor esse assunto, deixe o seu like pra eu saber e isso vai me deixar muito feliz. Você também pode enviar esse vídeo para as pessoas que você gosta, para que elas conheçam essa discussão tão importante dentro do Direito.

——————————————————————
INFORMAÇÕES GERAIS
——————————————————————
Esse canal tem como objetivo falar sobre Direito e Técnicas de Estudo. Tudo é mais fácil quando é explicado por uma alma apaixonada. Estou aqui para te ajudar a mandar bem nas provas e nos concursos públicos. Juntos, vamos muito mais longe!

——————————————————————
SOBRE A AUTORA
——————————————————————
Cíntia Brunelli é formada em Publicidade e Propaganda e em Direito. Recebeu a homenagem de melhor aluna em suas duas formaturas. Obteve média geral 9,5 em Direito. Antes de terminar a faculdade, foi aprovada no Exame da Ordem (OAB) e em dois concursos de técnico judiciário (TJ e TRF). É servidora da Justiça Federal e uma eterna estudante.
Me Julga – Cíntia Brunelli
https://www.youtubepp.com/watch?v=PhqZ2xLqJ_M

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES