Pacheco parabeniza Lula e Alckmin, e diz esperar um mandato com ‘dignidade e espírito democrático’


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), parabenizou neste domingo (30) o presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). O senador disse esperar que ambos possam exercer mandatos com dignidade e espírito democrático.

“Queria cumprimentar a sociedade brasileira, que através do voto popular e da sua manifestação soberana escolheu seus candidatos Brasil afora. Um cumprimento especial ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. Desejo a ambos que, a partir de primeiro de janeiro de 2023, quando aqui estaremos, neste ambiente, a dar-lhes posse nos mandatos de presidente da República e vice-presidente da República, possam exercer os seus mandatos com dignidade, com êxito, com produtividade, com espírito público e espírito democrático, contribuindo para as efetivas soluções dos problemas reais do povo brasileiro”, disse.

Com 99,99% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu a vitória de Lula sobre o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), que tentava a reeleição. Lula teve 60,3 milhões de votos válidos, 50,9% do total, enquanto Bolsonaro ficou com 58,2 milhões de votos, 49,1% do total.

“Quero fazer também um reconhecimento público importante à Justiça Eleitoral brasileira, aos servidores da Justiça Eleitoral, aos juizes eleitorais, aos tribunais regionais eleitorais, os 27 TREs do Brasil e também o Tribunal Superior Eleitoral, que, sob o comando do ministro Alexandre de Moraes, cuidou de promover, através das urnas eletrônicas, orgulho nacional, as eleições no Brasil. E também a mesma Justiça Eleitoral que prontamente buscou diminuir os conflitos e resolver os impasses”, completou Pacheco.

O presidente do Senado falou que as urnas eletrônicas deram o resultado fidedigno da vontade popular. “O que fica ao final do encerramento deste ciclo de eleições é um balanço muito positivo do que foi esse processo eleitoral, mas ao mesmo tempo uma clara divisão da sociedade brasileira expressada por votações quase simétricas, muitos próximas uma da outra, para um candidato e para outro candidato. O papel dos novos mandatários é de realmente buscar reunificar o Brasil”, afirmou o presidente do Senado. “O exemplo dos mandatários e das instituições é fundamental para que a sociedade brasileira possa se reunir novamente.”

Ele concedeu entrevista coletiva em Brasília cerca de duas horas depois do reconhecimento da vitória de Lula sobre Bolsonaro. O senador disse que ainda não tinha entrado em contato diretamente com nenhum dos dois. “Devo fazer contato com ambos [Lula e Bolsonaro]. Inquestionável que o presidente Jair Bolsonaro é um líder nacional. A sua postura vai contribuir para processo de pacificação do Brasil”, afirmou. Pacheco também disse acreditar que Bolsonaro irá reconhecer que as eleições são “inquestionáveis”.

Mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), já havia parabenizado Lula pela vitória sobre Bolsonaro e defendido uma pacificação no país. Em rápido pronunciamento na residência oficial, Lira disse que o novo governo deve procurar unir a sociedade brasileira e não pode pensar em “revanchismos”.

“Ao presidente eleito, a Câmara dos Deputados já deu os parabéns e a reafirma seu compromisso com o Brasil”, afirmou Lira. “É hora de desarmar os espíritos e estender as mãos aos adversários, debater e construir pontes”, completou o parlamentar.


Esse post pertence ao site:
www.infomoney.com.br

LINK ORIGINAL DO POST

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES