Origem, significado e polêmicas em torno do meme

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

O trollface é um meme que ficou popular para ilustrar situações em que alguém teve a intenção de criar o caos somente pela confusão. Em resumo, ele acabou se tornando um símbolo da zoeira praticada na internet, também chamada de trollagem.

De forma resumida, o troll é o personagem da internet que assume o manto de engraçadinho para pregar peças ou trotes nos outros. Ou seja, a partir da premissa que tudo é uma piada, o troll tenta criar situações que desestabilizam e irritam outras pessoas.

O desenho surgiu como símbolo desse comportamento e é feito de forma propositalmente tosca.

Origem da trollface

Know Your Meme

Na internet, a expressão trollagem vem do inglês trolling, que define um método de pesca que envolve uma ou mais linhas repletas com iscas. Sendo assim, a transposição para o mundo virtual tem a ver com lançar iscas para provocar discussões afloradas e esquentadas.

O termo surgiu na década de 80, a partir de outro conceito conhecido como pseudo-naive (do inglês para falsa ingenuidade). Os usuários do fórum deviam fazer perguntas idiotas a fim de ver quem teria a raiva despertada pelo questionamento.

Entretanto, o desenho da trollface só surgiu a partir de 2008. Enquanto procrastinava online navegando no site 4chan, Carlos Ramirez decidiu postar o desenho que tinha feito de maneira tosca no Paint. No dia seguinte, então, a imagem tinha ganhado milhares compartilhamento, inclusive em outros ambientes digitais.

Popularização

Trollface - origem, significado e polêmicas em torno do meme
Insider

Apesar de ter visto a trollface viralizar, Ramirez estava num momento em que queria tirar folga a internet por alguns dias. Ao mesmo tempo, ele acreditou a viralização do desenho troll seria apenas uma fase. A princípio, ele manteve seu status de criador da marca em segredo, mas em 2010 decidiu registrar a imagem.

Com apoio da mãe, ele registrou o desenho no U.S. Copyright Office e passou a se beneficiar de taxas de licenciamento da imagem. O apoio da mãe foi tão forte, que quando ela descobriu do sucesso da criação do filho, desenhou uma trollface numa das paredes da casa.

Desde o registro, Ramirez já acumulo mais de US$ 100 mil a partir da ilustração. Além das taxas de licenciamento, há valores provenientes de disputas judiciais e outras fontes de renda que exploram a imagem do meme.

Trollface na justiça

Trollface - origem, significado e polêmicas em torno do meme
Kotaku

Uma vez que é dono dos direitos do desenho, Carlos Ramirez já se envolveu em algumas situações problemáticas na justiça ligadas ao desenho.

Quando desenho foi utilizado no jogo Meme Run, exclusivo do Nintendo Wii U, Ramirez decidiu intervir. A ideia do game era explorar algumas imagens virais da internet, incluindo a trollface. Isso levou o jogo a um sucesso relativo e a um certo lucro para seu criador, uma vez que cada unidade do jogo custada US$ 4,99. Ramirez, então, decidiu intervir abrindo uma disputa judicial pelo direito de uso de imagem da sua criação.

No entanto, a postura de intervenção não é recorrente em seu modo de agir. Em várias situações, ele costuma permitir a reprodução do desenho sem mais problemas. No game Zeno Clash, por exemplo, o estúdio ACE Team pôde utilizar a trollface normalmente. Da mesma forma, o ator Adam Sandler conseguiu usar a imagem no pôster de filme.

Fontes: TecMundo, TechTudo, Dicionário Popular

Imagens: ArtStation, Know Your Meme, Insider, Kotaku

FONTE ORIGINAL

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *