Onde fica a metade do mundo?



Milhares de turistas que visitam um monumento chamado Ciudad Mitad del Mundo, ou Cidade Metade do Mundo, no Equador, pensam que fica por lá.

Pode ser que você tenha visto a foto de algum turista com um pé de cada lado da linha que divide o nosso planeta em dois hemisférios.

Mas graças ao poder da tecnologia do século 21 sabemos que o monumento não está exatamente na latitude zero, ou seja, na linha horizontal que marca o meio do caminho entre o polo sul e o polo norte.

Neste vídeo, o repórter Shin Suzuki, da BBC News Brasil em São Paulo, conta onde está exatamente a metade do mundo ou a Linha do Equador e por que foi o país sul-americano a ficar com o nome.

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=9jgG5zw7liA

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

35 comentários em “Onde fica a metade do mundo?”

  1. Já estive na metade do mundo e fiz aquela clássica foto de turista de estar pisando com um pé no agora suposto hemisfério norte e outra no hemisfério sul, tanto em Quito como na nossa Macapá. A viagem ao Equador foi para conhecer não a teoria de Isaac Newton, mas de outro cientista celebre, Charles Darwin, ou seja, o arquipélago de Galápagos, um lugar incrível com suas tartarugas gigantes adaptadas em seus respectivos habitats, por cada ilha e os famosos tentilhões e seus bicos, melhor que desenhos da Disney, passarinhos sem medo do ser humano, a mansidão do isolamento, fora os mergulhos com leões marinhos e tubarões. Hoje, ameaçado pelas mudanças climáticas, pois o super El Niño que aquece as águas da região pode levar a extinção as espécies que evoluíram por milhões de anos, como o pinguim de Galápagos, que sobrevive graças as águas frias da corrente de Humboldt. Confesso que já vivi parafraseando Neruda, sempre disse que visitaria muitos lugares, principalmente no Brasil, antes que seja tudo destruído pelo ser humano, esperava estar errado, ainda torço por isso.

    Responder
  2. Excelente, eu sempre tive curiosidade e queria entender essa parada, e claro, tinha que ser a BBC pra elucidar minha curiosidade rsrs… Shin Suzuki, fera, muito bom! Muito obrigado! ♥♥♥

    Responder
  3. Mais uma vez a ciência vem confirmar que os povos nativos sempre tiveram conhecimento do que estava a sua volta, mas o colonizadores vieram com a sua ciência e acabaram por fazer com que o conhecimento nativo fosse esquecido porque nao sobrava ninguém para partilhar o conhecimento. Muito conhecimento foi perdido com a colonização, mas aos bocados iremos recuperar. Boa reportagem BBC.

    Responder
  4. Claro que os nativos sabiam, o problema é que a colonização e o genocídio não deixatam a troca amistosa de conhecimento entre os povos. Afinal mortos não contam suas histórias, e a distribuição e substituição de uma cultura nativa pela outra estrangeira causou distorção. Contém ironia.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES