O território francês na América do Sul que enfrenta ‘pressão demográfica’ brasileira



Se para boa parte dos brasileiros a palavra “Oiapoque” é o sinônimo imediato do ponto mais ao norte do país, para um grupo cada vez maior ela também significa a entrada para uma vida no exterior.

É ali, naquela cidade do Amapá, que o Brasil encontra a Guiana Francesa, um departamento ultramarino da França na América do Sul — uma espécie de Estado que não faz parte da França Metropolitana (que fica na Europa), mas que é parte do país.

Segundo estimativas recém-divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Itamaraty, 91,5 mil brasileiros viviam na Guiana Francesa em 2022.

É a 10ª maior população brasileira em um território estrangeiro, à frente pela primeira vez, por exemplo, da comunidade brasileira na Argentina (90,3 mil) e da própria França europeia (90 mil).

O repórter Vitor Tavares explica por que o número de brasileiros vem aumentando a cada ano.

Reportagem em texto: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c51q1qqqww1o

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #guianafrancesa #frança #amapa
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=OwvnCgx5yrI

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

45 comentários em “O território francês na América do Sul que enfrenta ‘pressão demográfica’ brasileira”

  1. O povo achando que anexar um território em pleno século 21 é a coisa mais simples do mundo e sem grandes consequências, como se ainda estivéssemos no século 19 kkkkkkkkk
    Agente estaria comprando uma briga com peixe grande, já que a França é um membro da OTAN, e isso sem falar nas dezenas de sanções econômicas que terminariam de definhar a nossa já capenga economia. Anexar as Guianas e ter mantido até a antiga Cisplatina como território brasileiro, era viável apenas até meados do século 19, e ainda assim comprando uma briga das grandes com o maior império da época (Reino Unido) e que poderia ter nos custado caríssimo.

    Responder
  2. Acumular capital na guaiana francesa sempre foi um segredinho da região…eles usam o EURO como moeda porem a população não é muito qualificada para certos tipos de trabalho. Algumas pessoas passam de 5 à 6 anos na guiana juntanto dinheiro ou enviando para parentes no BRASIL.

    Responder
  3. Têm um monte de vira latas falando que a Guiana Francesa é melhor fazer parte da França do que do Brasil, mas eles não sabem que a Guiana Francesa é a colônia mais pobre e violenta da França, kkkkkkkkkkk.

    Responder
  4. O EUA não consegue controlar a fronteira deles que e deserto.. imagine s Guiana Francesa controlar a deles quê tem rios e florestas e uma fiscalização falha.. daqui pra 2030 tem mais Brasileiros que povo local😅..vai ser Guiana franco Brasileira.😅

    Responder
  5. Guiana Francesa e parte do Paraguai são,em prática,estados brasucas fora do território brasileiro.Talvez até mesmo Portugal possa ser considerado um.Só não vê quem é cego.

    Responder
  6. 😤 Por isso que esse país está desse jeito hoje! Eu nunca vi um complexo de vira-lata tão grande nos comentários. Primeiro vem o Brasil 🇧🇷 é os outros países é que se…🤬

    Responder
  7. Eu ainda sonho que Portugal 🇵🇹e Brasil 🇧🇷 se tornem uma nação, aproveitando a moeda forte da Europa (EURO) com poder de produção do Brasil, não teria país no mundo que parasse o crescimento dessa nação!

    Responder
  8. infelizmente e um territorio muito pobre e violento, justamente por causa das etnias presentes, de maioria africana. mas tem muitos branco la que fazem a diferenca, como europeus e brasileiros. os latinos indigenas juntamente com os negros, infelizmente nao fizeram o local evoluir com o passar dos anos, como de costume em quase todo lugar.

    Responder
  9. Pessoal sem noção nos comentários defendendo que o Brasil "tome"o território da França. Digamos que se isso acontecer, haverá uma evasão dos brasileiros, já que o que motiva a imigração é o fato de a moeda see o Euro. Se o Brasil tomasse, deixaria de ser em Euro e assim, o local perderia o interesse de quem vai em busca de uma vida melhor.

    Responder
  10. Para QUEM não entendeu o plano e tomar o brasil pela imigração a franca ira jogar na guiana povo africano e estabelecer grupos terroristas que irao invadir o brasil ! E para quem não percebeu essa mulher negra do video é uma africana apesar do portugues brasileiro ACORDEM SE MECHAM FACAM FILHOS PROCRIEM BRASIL !!!

    Responder
  11. Esqueceu de falarem que o governo da França paga um otimo salario para as crianças do Amapá estudar nos colégios da Guiana-Francesa! O Estado do Amapá é uma miséria só!!!! Falta investimento do Governo Brasileiro em tudo!!!

    Responder
  12. Poha, BBC, é só o Maduro (e as pessoas que têm medo dele) que acha que Essequibo pertence à Venezuela, aí vocês me metem um mapa como se o território em questão pertencesse mesmo à Venezuela? Vocês já foram menos covardes.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal