‘O tempo não existe’: a visão de Carlo Rovelli, considerado ‘novo Stephen Hawking’ | Ouça 15 minutos



O renomado físico teórico Carlo Rovelli, um dos fundadores da chamada gravidade quântica em loop, defende que devemos pensar em um mundo em que o tempo não é mais uma variável contínua.

“Se quisermos aprender mais sobre o universo, temos que mudar a nossa visão do tempo. Porque o que costumamos chamar de ‘tempo’, sem pensar muito sobre o que isso significa, é realmente um emaranhado de fenômenos diferentes”, diz à BBC o cientista italiano, autor de vários livros, entre eles “Sete Breves Lições de Física”, traduzido para 41 idiomas e com vendas de mais de 1 milhão de cópias.

Ouça áudio da reportagem.

Leia também a versão em texto: https://www.bbc.com/portuguese/geral-57216160

_______

O BBC Lê é um novo formato que traz versões em áudio de reportagens da BBC News Brasil.

Ouça a lista completa aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB

______

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.com/portuguese

#BBCNewsBrasil #BBCLê #NotíciaEmÁudio
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=M3xT8azucew

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

36 comentários em “‘O tempo não existe’: a visão de Carlo Rovelli, considerado ‘novo Stephen Hawking’ | Ouça 15 minutos”

  1. Eu sempre disse que o tempo é uma ilusão, e que a nossa percepção ou concepção de tempo é influenciada por diversos factores mentais e emocionais… Sempre disse que tempo é apenas um conjunto de movimentos e transformações complexas, mudança de formas e estrutura… Tempo é expansão! O movimento coordenado dos astros, a evolução das espécies, é tudo um conjunto de movimento e transformações quase imperceptíveis, é dessa <impercepção> que vem a ilusão do tempo como nós entendemos. O problema é que a forma como tentamos perceber o tempo é meramente abstracta. Eu acho que o grande desafio é saber como tais movimentos e transformações ocorrem a nível microscópico e macroescópico E olha que estou ao meio do áudio ainda.

    Responder
  2. Eu sempre disse que o tempo é uma ilusão, e que a nossa percepção ou concepção de tempo é influenciada por diversos factores mentais e emocionais… Sempre disse que tempo é apenas um conjunto de movimentos e transformações complexas, mudança de formas e estrutura… Tempo é expansão! O movimento coordenado dos astros, a evolução das espécies, é tudo um conjunto de movimento e transformações quase imperceptíveis, é dessa <impercepção> que vem a ilusão do tempo como nós entendemos. O problema é que a forma como tentamos perceber o tempo é meramente abstracta. Eu acho que o grande desafio é saber como tais movimentos e transformações ocorrem a nível microscópico e macroescópico E olha que estou ao meio do áudio ainda.

    Responder
  3. Eu sempre disse que o tempo é uma ilusão, e que a nossa percepção ou concepção de tempo é influenciada por diversos factores mentais e emocionais… Sempre disse que tempo é apenas um conjunto de movimentos e transformações complexas, mudança de formas e estrutura… Tempo é expansão! O movimento coordenado dos astros, a evolução das espécies, é tudo um conjunto de movimento e transformações quase imperceptíveis, é dessa <impercepção> que vem a ilusão do tempo como nós entendemos. O problema é que a forma como tentamos perceber o tempo é meramente abstracta. Eu acho que o grande desafio é saber como tais movimentos e transformações ocorrem a nível microscópico e macroescópico E olha que estou ao meio do áudio ainda.

    Responder
  4. Eu sempre disse que o tempo é uma ilusão, e que a nossa percepção ou concepção de tempo é influenciada por diversos factores mentais e emocionais… Sempre disse que tempo é apenas um conjunto de movimentos e transformações complexas, mudança de formas e estrutura… Tempo é expansão! O movimento coordenado dos astros, a evolução das espécies, é tudo um conjunto de movimento e transformações quase imperceptíveis, é dessa <impercepção> que vem a ilusão do tempo como nós entendemos. O problema é que a forma como tentamos perceber o tempo é meramente abstracta. Eu acho que o grande desafio é saber como tais movimentos e transformações ocorrem a nível microscópico e macroescópico em diferentes contextos. E olha que estou ao meio do áudio ainda. 8:12

    Responder
  5. Eu sempre disse que o tempo é uma ilusão, e que a nossa percepção ou concepção de tempo é influenciada por diversos factores mentais e emocionais… Sempre disse que tempo é apenas um conjunto de movimentos e transformações complexas, mudança de formas e estrutura… Tempo é expansão! O movimento coordenado dos astros, a evolução das espécies, é tudo um conjunto de movimento e transformações quase imperceptíveis, é dessa <impercepção> que vem a ilusão do tempo como nós entendemos. O problema é que a forma como tentamos perceber o tempo é meramente abstracta. Eu acho que o grande desafio é saber como tais movimentos e transformações ocorrem a nível microscópico e macroescópico em diferentes contextos. E olha que estou ao meio do áudio ainda. 8:12

    Responder
  6. Caraca, me emocionei com a definição dele de "sentido da vida", eu realmente tava precisando ouvir isso.

    Recentimente tive um interesse absurdo por essas questões filosóficas envolvendo o tempo, e fico feliz de ver que estava no caminho certo, o que chamamos de "tempo" não passa de um conceito complexo inventado por nós mesmos, para nos orientamos em relação a grandeza do universo.

    Excelente reportagem, parabéns a ambos os reporteres da BBC. 👏👏

    Responder
  7. Todo dia se publica uma "descoberta" atribuida aos físicos como sendo inéditas, mas tudo o que se apoderam como sendo deles, já se está fartamente descrito em diversas outras fontes ao redor do planeta. A questão é que eles criaram um clube de bolinhas, chamado publicação em revistas "científicas", que vergonhosamente ignoram toda publicação e conhecimento já existente, se apossando como sendo ineditismo deles apenas. Há anos puliquei em pre prints e videos que o Big Bang não existiu, e PROVO como é a real construção do universo com uma ÚNICA EQUAÇÃO UNIFICADORA de tudo. além disso, dezenas de fatos que descrevi na mesma publicação estão sendo confirmadas ou irão ser confirmadas ao longo do tempo, como a aproximação do da sonda Parker no Sol, que há quatro anos atrás, muito antes de ela ser lançada, publiquei que a fonte do calor não depende diretamente da aproximação do astro emissor, e agora a sonda confirma ao estar "tocando" literalmente o que era p ter fritado qualquer material existente na face da Terra. Também tem dezenas de outros temas que estão sendo confirmados, após a minha publicação. Mas p eles, somente publicação do clube do bolinha é válido, e de outras fontes são criminosamente ignoradas, e se tenta debater, aplicam a mordaça da sensura em quem tenta se defender. Uma dessas mais vergonhosas é a publicação de que físicos descobriram em "surpreendente ineditismo" que o universo é um ser pensante. Mas onde estão as referências às milhares de afirmações há milênios de que o universo é um criador consciente? Ele se apodera tão criminosamente de todo conhecimento existente de incontáveis outros autores ao se afirmar que isso é um "estudo que desafia a realidade como conhecemos", em outras palavras, segundo eles, ninguém nunca havia pensado nisso antes. VERGONHA. Somos a Unissência Cósmica com a sua ùnica Equação Unificadora sendo confirmada a cada nova "descoberta" científica infinitamente.

    Responder
  8. O tempo não existe, o que existe é o cérebro nosso que memoriza o antes, o agora e o depois por uma escala de começo, meio e fim. Se vc perguntar para uma pedra o tempo ela não sabe, se perguntar uma árvore ela diz que não existe. Mas o cérebro memoriza o antes, o agora e o depois se tiver uma mudança dos átomos em seu lugar de início. Mudar de lugar de início e depois ir para outro lugar não quer dizer que o tempo existe. Mas o cérebro acredita que sim para diferenciar as coisas do seu estado parado.

    Responder
  9. A ideia de tempo é realmente um absurdo. Más se o tempo não existe, ele também não passa. O que passa são as coisas que se ultrapassam e as pessoas que nascem, crescem, envelhecem e morrem. "Uma geração vai e outra geração vem mas a terra permanece para sempre".
    O verdadeiro tempo é eterno infinito e constante e se baseia simplesmente na vida.

    Responder
  10. Apenas mais uma teoria… Foquem em Deus que estarão no caminho certo. Tempo existe sim e ele passa. Ex. As pirâmides foram feitas há muito tempo. Elas estão num tempo que já passou. Os faraós que nela existiram também estão num tempo remoto, num tempo passado. Viva cada dia, no tempo presente. Como o nome diz, ele é um presente.

    Responder
  11. Quando vejo o espaço e as galáxias, a impressão é que moro em uma gaiola gigante, porém observando na perspectiva do universo, uma terra minúscula. E para o ser humano na terra o tempo parece não ter fim, e só percebemos que o tempo existe no fim da vida.

    Responder
  12. O processo que gera o tempo nada mais é do que a expansão da minha conciência sobre o desconhecido, a ilusão do tempo é a expansão da conciência sobre aquilo que você ainda não conhece, portanto se uma pessoa age por alguma coisa deixa de fazer ou faz alguma coisa por simples medo a expansão de consciência que houve ali foi nenhuma portanto nao existiu tempo pra essa pessoa

    Responder
  13. Tempo é uma orientação de posicionamento no espaço, uma criança de até 5 anos não sabe o que é passado, presente e futuro, tanto que só vive o momento da vida presencial já o ser adulto olha para o passado devido as experiências tem noção e ciência do presente e olha como visa uma projeção de futuro. É como se o Tempo fosse uma bússola como diz o Einstein "Tudo é relatividade".

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES