O que levou à fundação do Estado de Israel



Centenas de judeus se aglomeravam diante do Museu de Arte de Tel Aviv às 16h do dia 14 de maio de 1948 – exatamente há 75 anos.

Lá dentro, as palavras de David Ben-Gurion mudariam para sempre a história do Oriente Médio.

Chefe da então Agência Judaica para a Palestina, ele fazia um discurso declarando a independência de Israel. Os soldados britânicos tinham abandonado a região poucas horas antes.

Os judeus celebram e recordam esse momento com alegria. Mas o deslocamento em massa de palestinos que viria depois fez com que o dia seguinte, o 15 de maio, passasse a ser o Nakba, ou dia da catástrofe, para os árabes.

E assim se deu a fundação de Israel, país que hoje é uma potência militar, econômica e tecnológica da região.

Neste vídeo, nossa repórter Nathalia Passarinho explica, em três pontos, o que levou a esse importante (mas turbulento) momento histórico. Confira.

Assista também à nossa série especial sobre o conflito entre israelenses e palestinos:
https://youtube.com/playlist?list=PLCX5XjxKTpTlGxn9Yz66ZyznedfgUwxRu

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #internacional #história
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=iEpwgDez1DY

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

38 comentários em “O que levou à fundação do Estado de Israel”

  1. Portanto, a criação do Estado de Israel foi uma violência brutal e desnecessária contra os árabes que habitavam (a muitos e muitos anos) aquela região. Não foi algo orgânico e sim imposto. Tem vídeos de judeus, com aquelas trancinhas que os caracterizam, realçando como árabes e judeus conviviam muito bem antes de 1948 na Palestina. Ou seja, eles mesmos, de maneira muito honesta, condenam a criação do Estado de Israel. Isso é pra fazer pensar.

    Responder
  2. TERRA PROMETIDA por Deus deve ter alguma coisa errada: na própria terra, no seus povos bélicos e que não sabem conviver em paz, ou no próprio Deus que errou na escolha. Parece mesmo uma terra maldita, sem paz, cheia de ódio, com gente em guerra desde sempre. Piorou muito depois que a ONU autorizou formar o Estado de Israel deixando de lado o direito dos palestinos também terem seu próprio Estado.

    Responder
  3. Ou seja, o estado de Israel além de ilegítimo é puramente fruto do imperialismo voraz das potências europeias apoiado pelos EUA (sempre eles). No final de tudo, o Hamas está certo em ir pra cima desse estado fake

    Responder
  4. Vocês não acreditam mesmo ? Vou citar uma passagem da Bíblia livro profeta Isaías : acaso pode nascer uma nação em um dia ou pode ser dar a luz a um povo em um instante esse vídeo está errado Israel já existia a milênios atrás o que aconteceu em 1948 foi o CRIADOR devolvendo Israel ao se lugar

    Responder
  5. Muitos canais só contam a história da Palestina e fazem analises e justificativas apartir da ocupação imperialista Romana no primeiro século ou apartir da ocupação Inglesa em 1922. E este canal aqui esta cometendo também um erro histórico e geopolítico. Este conflito na Palestina entre Palestinos e Judeus ( Hebreus) tem sua origem em mais de 3.000 anos antes da era comum ( Antes de Cristo), quando o patriarca dos hebreus ABRÃO saiu da cidade de UR na mesopotâmia com um grupo de pessoas apresentando uma conversa religiosa que o próprio Deus se manifestou para ele e prometeu a terra de Canaã como sendo sua terra. Só que na terra de Canaã tinha o povo Cananeu que são os povos palestinos de hoje. Os decendentes de Abrão, como Josue, Salomão e Davi fizeram guerras e cometeram um genocidio para ocupar as terras do povo Cananeu (Palestinos), fundando assim a primeira ocupação do povo Judeu nesta época. Se devemos apoiar a resolução da ONU em dividir o atual estado de Israel em dois e Jerusalém ser admistrada por um órgão internacional neutro posso até concordar, mas é importante reconhecer historicamente que os hebreus( Judeus) nunca tiveram origem nestas terras da antiga Palestina, por seu patriarca Abrão ter origem na cidade de UR da antiga Suméria que ficava na mesopotâmia. Portanto historicamente e por origem de nascimento os hebreus (Judeus) nunca deveriam ter direito a ocupar a antiga palestina ou atual Palestina para fundar o estado de israel em cima. Estudem a origem da História da Palestina!

    Responder
  6. Não tem como comparar israel com outros paises do oriente medio, israel e a unica democracia do oriente medio e um dos poucos paises de la que não jogam gay de predio nem matam munheres apedrejada

    Responder
  7. Faltou falar anos anteriores aos citados, que estas terras são dos descendentes de Israel, que foram escravos no Egito, depois conseguiram voltar as terras que pertencia a seus descendentes, bem antes dos Palestinos existirem.

    Responder
  8. Olha a mentira que esses desgraçados da BBC estão pregando por não lerem a Bíblia o livro mais antigo do mundo, Israel nasceu antes de Cristo, e foram expulsos várias vezes de sua nação que era um território bem maior do que é hoje.

    Responder
  9. É triste dizer isso, mas pelo que entendi os judeus chegaram lá, por forças militares e políticas tiraram a população, e hoje dizimam os palestinos, assim como os alemães fizeram com o próprio povo deles anteriormente.

    Responder
  10. Israel não nasceu sempre existiu pq o seu povo ficou fora durante um tempo não impede sua volta DEUS sempre vai fazer alguma coisa e israel vai sempre se prevalecer contra tudo e todos e ponto final

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal