O que emperra a solução de dois Estados para israelenses e palestinos?



Em meio ao conflito entre tropas israelenses e o Hamas na faixa de Gaza, cresceram os apelos pela chamada solução de dois Estados, que propõe a criação de um Estado Palestino independente ao lado de Israel.

Apesar de contar com amplo apoio da comunidade internacional e de ter sido a base para os Acordos de Oslo, de 1993, a solução nunca saiu do papel.

Neste vídeo, nosso repórter Ricardo Senra explica a posição de cada lado, detalha os obstáculos para a paz e debate: a solução de dois Estados ainda é viável? Confira.

#bbcnewsbrasil #israel #hamas #gaza

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=DWy5YLgS50U

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

28 comentários em “O que emperra a solução de dois Estados para israelenses e palestinos?”

  1. Resistência não é Decapitar criancinha sequestrar bebês ou civis inocentes😢Residência & Seguir as Leis internacionais e no caso enfrentar a IDF>Portanto:Faixa de Gaza hoje não pode mais ficar sb o Controle dos Palestinos…

    Responder
  2. A Declaração de Balfour, na qual Sua Majestade o Rei da Inglaterra reconhece a Palestina como lar natural dos judeus, tem uma ressalva importantíssima, esquecida pelos ocupantes sionistas, a qual transcrevo "His Majesty's Government view with favour the establishment in Palestine of a national home for the Jewish people, and will use their best endeavors to facilitate the achievement of this object, it being clearly understood that nothing shall be done which may prejudice the civil and religious rights of existing non-Jewish communities in Palestine or the rights and political status enjoyed by Jews in any other country". As ressalvas foram completamente esquecidas e o povo palestino vem sendo tratado como uma raça inferior. O Gal. Moshe Dayan disse certa vez no Parlamento Israelense: "Palestinians shall continue to live like dogs". E isso foi bem antes de existir o Hamas. Portanto, ou mudam a concepção sobre os palestinos ou não haverá paz. Acho que Israel deve buscar o entendimento com os palestinos o mais rápido possível, para que as dua nações possam coexistir. Ninguém sabe o dia de amanhã. Se eu fosse israelense estaria preocupado, pois o mundo está caminhando para a multipolaridade e o apoio americano incondicional pode acabar.

    Responder
  3. OS ÁRABES ESQUECEM QUE NO MUNDO ÁRABE DEPOIS DA CRIAÇÃO DE ISRAEL EXPULSARAM TODOS OS JUDEUS. DEPOIS DISTO O DISCURSO DE DOIS ESTADOS NUNCA FOI UMA OPÇÃO REAL. O QUE NEGOCIAR COM UM OUTRO LADO QUE NO FUNDO NÃO RECONHECE SUA EXISTÊNCIA. ISRAEL SÓ EXISTE POIS SEUS CANHÕES FALARAM MAIS ALTO.. SEM ISTO JÁ TERIA SUMIDO.

    Responder
  4. O problema é justamente ter estados. Esse conflito eterno é um conflito entre estados, não entre religiões. A solução ideal seria não ter estado nenhum, pois ambos os povos podem conviver pacificamente se todos cuidarem de suas próprias vidas, sem políticos interferindo.

    Mas a ONU e a comunidade internacional de políticos exigem que haja um estado em cada pedaço de terra neste planeta, pois na cabeça dessa gente todos devem ser governados por políticos profissionais.

    Responder
  5. O problema é justamente ter estados. A solução é não ter estado nenhum.

    Esse conflito antigo ocorre justamente por haver 2 estados brigando por território. Não é uma guerra entre religiões ou entre povos ou entre etnias, mas entre estados.

    Ambos os povos poderiam conviver pacificamente, como já ocorreu no passado, pois a cooperação é natural no comércio e na economia livre em geral. Basta não haver políticos semeando a discórdia e tentando controlar a vida dos outros.

    Os culpados são, como sempre, os partidos políticos (Hamas de um lado e Likud de outro). Políticos vivem de estado, por isso a ONU e a comunidade internacional de políticos exigem que exista um estado lá, quando na verdade poderia não existir nenhum.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES