O que é um CRIME IMPOSSÍVEL?



⚖️ PRIMEIROS PASSOS NO DIREITO: o método para quem quer aprender o Direito de um jeito simples e objetivo (sem arrancar os cabelos por causa de aulas chatas ou livros confusos).
👉 INSCREVA-SE AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/direito

👩‍⚖️ Leia o livro INTRODUÇÃO AO MUNDO DO DIREITO e aprenda, em uma tarde, aquilo que estudantes de Direito levam 6 meses para saber na faculdade.
👉 ADQUIRA AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/intro

🏆 Inscreva-se no canal NOVATOS DO DIREITO:
https://www.youtube.com/channel/UCMgw2L-WxJZGAvBoGpqdHYQ?sub_confirmation=1

❤️️ Meu Site: https://cintiabrunelli.com.br
💎 Grupo Telegram: https://t.me/cintiabrunelli
📷 Instagram: http://www.instagram.com/me.julga
📧 E-mail: [email protected]

=====================================

O crime impossível também é chamado de tentativa inidônea, tentativa inadequada ou quase crime. Segundo o artigo 17 do Código Penal, ele acontece quando a consumação do crime se torna impossível em razão da ABSOLUTA impropriedade do objeto ou a total ineficácia do meio utilizado.
É quando não tem como acontecer aquilo que o agente queria.

Vou dar um exemplo pra você entender melhor.
Imagine que o Zé Coxinha está correndo na praia e encontra o João Mortadela, seu inimigo mortal, dormindo em uma cadeira de praia, e decide tirar a vida de seu desafeto com um tiro.
Zé Coxinha atira no João Mortadela, que é levado ao hospital e lá se constata que ele já estava morto antes de receber os tiros. Ele morreu enquanto estava deitado na cadeira de praia e ninguém percebeu.
Nesse caso, a tentativa de homicídio praticada pelo Zé Coxinha não será punível, afinal, não é possível tentar matar alguém que já estava morto.

O crime impossível é uma causa de exclusão da tipicidade.

Atenção: para que o crime seja considerado impossível, a impropriedadedo objeto ou a ineficácia do meio devem ser TOTAIS.

Situação hipotética: vamos supor que alguém queira furtar coisas de uma loja que tenha câmeras de segurança. No momento em que o sujeito está escondendo os bens, ele já está sendo monitorado pelo circuito interno.
Será que isso torna o crime impossível?
Não. Tanto o STF quanto o STJ já se pronunciaram no sentido de que o sistema de vigilância não inviabiliza o crime de furto, e sim apenas dificulta sua consumação. O raciocínio é o de que a câmera não é capaz, por si só, de impedir a subtração do bem pelo agente.

Tem muito mais coisas que daria para falar sobre o crime impossível. Se você curte Direito Penal, deixe seu like no vídeo e eu elaboro mais explicações.

Pensou em mais situações que poderiam configurar um crime impossível? Escreva um comentário!

——————————————————————
INFORMAÇÕES GERAIS
——————————————————————
Esse canal tem como objetivo falar sobre Direito e Técnicas de Estudo. Tudo é mais fácil quando é explicado por uma alma apaixonada. Estou aqui para te ajudar a mandar bem nas provas e nos concursos públicos. Juntos, vamos muito mais longe!

——————————————————————
SOBRE A AUTORA
——————————————————————
Cíntia Brunelli é formada em Publicidade e Propaganda e em Direito. Recebeu a homenagem de melhor aluna em suas duas formaturas. Obteve média geral 9,5 em Direito. Antes de terminar a faculdade, foi aprovada no Exame da Ordem (OAB) e em dois concursos de técnico judiciário (TJ e TRF). É servidora da Justiça Federal e uma eterna estudante.
——————————————————————

Quer deixar uma sugestão de tema? Escreva um comentário!
Me Julga – Cíntia Brunelli
https://www.youtubepp.com/watch?v=opMEpavCyEM

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

31 comentários em “O que é um CRIME IMPOSSÍVEL?”

  1. Dra. Uma duvida no crime impossivel, quando o agente percebe uma atitude suspeita da vitima e a vitima desconfia e considera o agente como criminoso, ocorre o q? Por exemplo. Num fatidico dia fulano caminhando pelo bairro se depara com um homem suspeito em um quintal de uma casa, ao ir de encontro com a casa o suspeito q estava dentro o indaga pq o sr. Está andando aqui pra perto da minha casa? E o agente com medo responde ah eu sou aficcionado por arquiteturas e achei sua casa bonita e evade-se do local, nisso percebe um veiculo e pensa q vai apanhar pela suspeita do dono da casa dele ser criminoso e emprega fuga do local sendo perseguido pelo veiculo em alta velocidade ao ponto de quase ser atropelado e com medo entra em uma loja e pede apoio policial, nisso os 5 homens perguntam novamente o que ele estaria fazendo ali naquele horario (por volta de 22h) e pq evadiu correndo, e o suspeito de crime responde : eu corri com medo de apanhar pela suspeita de eu ser criminoso pois eu apenas achei a arquitetura bonita e fui em direçao da casa, sem intençao do crime até entao suspeito q estao imputando a mim. Encerrado essa discussao os agentes se dispersaram do local. O agente q foi considerado como criminoso pela "vitima" é considerado como crime impossivel?
    Meu entendimento é que seja crime impossivel pois nao há intençao de cometer o cime e a fuga do local foi por medo de sofrer violencia por parte da "vitima" q suspeitou que o agente era criminoso.. estou certo?

    Responder
  2. Boa tarde!
    Então supondo que o Zé Coxinha atire no Zé Mortadela e arma dispare, só que o tiro pega num broche e o Zé mortadela sobreviva. Dada a situação hipotética isso não seria crime impossível, haja vista que não houve uma ineficácia absoluta do meio? Eu penso que a situação que eu expus se enquadra no Art. 14, II CP. Estou correto?

    Responder
  3. Lembro-me que na época da facul de direito eu amava estudar sobre crime impossível. De fato, não se pode punir a tentativa em caso de ineficácia absoluta do meio ou absoluta impropriedade do objeto, pois é impossível consumar-se o crime. Bons estudos a todos.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal