O que é ALTERNADOR? Como Funciona um Alternador? O Que Você Precisa Saber sobre Alternadores



🔧 Desvendando o Mistério do Alternador: Tudo o que Você Precisa Saber! 🔧

Bem-vindo ao canal Engenharia Detalhada! Você já se perguntou como seu carro mantém a bateria carregada e os sistemas elétricos funcionando enquanto você dirige? Neste vídeo, vamos mergulhar no fascinante mundo do alternador e desvendar seus segredos.

➡️ O Que é um Alternador?
Descubra o papel vital que o alternador desempenha no sistema elétrico do seu veículo. Entenda como esse dispositivo eletromecânico converte energia mecânica em energia elétrica, mantendo seu carro em movimento.

➡️ Corrente Alternada vs. Corrente Contínua:
Explore as diferenças entre corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC) e descubra por que os alternadores geram corrente alternada, além de como isso impacta o funcionamento do seu veículo.

➡️ Funcionamento Detalhado:
Aprofunde-se no funcionamento interno de um alternador e saiba como o rotor, o estator e o retificador trabalham juntos para fornecer energia para a bateria e os sistemas elétricos do carro.

➡️ Vantagens do Alternador:
Descubra as vantagens de usar um alternador em vez de um gerador de corrente contínua e entenda por que essa escolha é crucial para a eficiência e a confiabilidade do sistema elétrico do seu veículo.

➡️ Dicas de Manutenção:
Além disso, compartilharemos dicas essenciais de manutenção para garantir que seu alternador funcione sem problemas e mantenha seu carro em perfeito estado de funcionamento.

Se você é um entusiasta de automóveis, mecânico ou simplesmente curioso sobre como as coisas funcionam, este vídeo é para você! Prepare-se para uma jornada fascinante pelo mundo da engenharia automotiva. Não se esqueça de se inscrever, deixar seu like e compartilhar com seus amigos!

#EngenhariaDetalhada #Alternador #SistemaElétricoAutomotivo #Carros #MecânicaAutomotiva #DicasdeManutenção

❗❗❗ Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
https://www.youtube.com/channel/UCAaD-P-PxAkKS5WX8EpWrKA/join

➡️ Fala Amante da Engenharia, se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo. Conheça os cursos selecionados por nós:
https://www.engenhariadetalhada.com.br/cursos

Dê like, se inscreva no canal, ative o sininho e compartilhe o vídeo em suas redes sociais. Teve alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe nos comentários.

Site oficial:
Instagram:
Facebook:
LinkedIn:

➡️ENTRE EM CONTATO CONOSCO: [email protected]
Engenharia Detalhada
https://www.youtubepp.com/watch?v=hBFUycSH050

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

27 comentários em “O que é ALTERNADOR? Como Funciona um Alternador? O Que Você Precisa Saber sobre Alternadores”

  1. ❗❗❗ Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    https://www.youtube.com/channel/UCAaD-P-PxAkKS5WX8EpWrKA/join

    ➡️ Fala Amante da Engenharia, se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo. Conheça os cursos selecionados por nós:
    https://www.engenhariadetalhada.com.br/cursos

    Dê like, se inscreva no canal, ative o sininho e compartilhe o vídeo em suas redes sociais. Teve alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe nos comentários.

    Site oficial: 
    Instagram: 
    Facebook:
    LinkedIn:

    ➡️ENTRE EM CONTATO CONOSCO: faleconosco@engenhariadetalhada.com.br

    Responder
  2. Vocês poderiam explicar como funciona o campo eletromagnético dentro de um alternador automotivo. Pois o rotor dele é muito diferente dos outros alternadores conhecidos!

    Responder
  3. Sou consumidor assíduo dos vídeos do canal, gostaria de destacar a sua excelente qualidade, mas nesse vídeo tem vários pequenos erros. Automóveis a combustão na sua grande maioria, não possuem equipamentos que utilizam corrente alternada, mesmo que alguns equipamentos usem corrente continua pulsante. Corrente alternada só existe dentro e exclusivamente dentro do alternador e este entrega ao veículo somente corrente continua através da placa ou ponte retificadora. Toda a energia disponível no veículo é de corrente contínua. Os alternadores possuem sim escovas, estas estão nos reguladores de voltagem.

    Responder
  4. Vídeo muito bom! Mas poderia ser melhor esse título merece parte dois, isso porque só pessoas da área de elétrica ou eletrônica vão entender. Então, proponho ao canal criar um vídeo animado desde a força mecânica da correia até a ponte wheatstone carregando a bateria e a controladora de voltagem dentro do alternador e não podendo passar dos 14Vcc.

    Responder
  5. Se o carro for movido a óleo diesel, ele não necessita da energia elétrica para gerar centelha, nesse caso, a não ser que ele possua bomba de diesel elétrica, não necessitará do alternador para o seu funcionamento.

    Responder
  6. Alternadores automotivos possuem sempre a mesma função e raramente se diferem na construção e utilização de partes, daí, intrigado com o auto custo da m. de obra (e duvidosa qualidade), resolví desvendar seus segredos e comecei a comprar queimados e consertá-los!
    Bem, acabei ficando craque nos modelos mais simples da fiat, gm, ford, vw! E hoje, com o YT, fica tudo fácil, bora aprender!

    Responder
  7. Faltou citar que os primeiros carros usavam o velho dínamo, gerador de corrente contínua, que depois foi substituído pelo alternador, devido sua eficiência. A propósito, esse tema é a briga histórica entre Edson e Tesla…rsrsrs!

    Responder
  8. Acho esse canal muito interessante, porém esse vídeo ficou muito superficial, além de informações incorretas. Por exemplo, ele diz que a corrente alternada facilita a distribuição de energia para vários sistemas no veículo, pois pode ser facilmente convertida em tensões diferentes através de transformadores. Isso não ocorre, apesar de teoricamente ser possível. Toda a energia convertida pelo alternador passa pelo retificador imediatamente, e depois pelo regulador de tensão, entregando corrente contínua e com nível de tensão adequado ao sistema de carga da bateria.

    Responder
  9. Parabéns pelo vídeo. Uma sugestão interessante seria fazer um vídeo explicando o motivo pelo qual alternador pesa quando está gerando energia. Tem gente que acha que o mesmo peso que ele tem sem carga ele tem com carga, já ouvi muito gente dizer que acessórios elétricos no carro tipo um ar condicionado elétrico é bom pq não pesa no motor, o que está completamente equivocado. Esse conceito de um gerador ficar mais pesado conforme gera mais energia é uma informação pouco difundida.

    Responder
  10. Desculpa mas ateh onde eu saiba nao existe corrente alternada en nenhum ponto de um veiculo. O alternador em sua sauda possui um retificador para conversao de corrente alternada para continua recarregando constantemente a bateria que eh bateria de corrente continua.

    Responder
  11. Só não entendi a justificativa do alternado gerar corrente alternada, dizer que isso é por conta do carro ter muitos circuitos e essa energia precisar viajar por todos eles não faz sentido, pois a energia final nos polos dos alternadores é contínua, e viaja por todos os circuitos do carro como corrente contínua e não alternada.

    Responder
  12. Antes de publicar um video deveria se preocupar em aprofundar os seu conhecimentos,
    1 a corrente alterna fica-se por dentro do alternador da peça alternador(modulo) para o exterior deste sai corrente continua. todo o carro é alimentado com corrente continua.
    2 o alternador tambem tem escovas, estas destinão-se a alimentar o electroimã que é o Induzido (rotor).
    3

    Responder
  13. Fala, então eu vou corrigir algo do vídeo…
    Os alternadores ainda usam escovas e anéis coletores, apenas os carros híbridos que não, porque os alternadores de escova tende a gerar carga em baixas rotações e reguladores de tensão menores. Existe os sem escova, porém bem caros pois são plotados pela central e tem um complexo oscilador pwm que varia a frequência ou pulso para controlar a carga do alternador.

    Responder
  14. Chefe, você não entende muito de alternadores, o carro é todo em corrente continua, e geralmente, essa falha quando liga o ar condicionado, são as escovas do coletor, acontece com 120mil km, se os rolamentos tiverem bons, é só tirar o regulador de tensão e trocar as escovas, se tiver com 240mil km ou mais, rolamentos do alternador, buchas do motor de arranque, compressor do ar condicionado e bomba d'água também podem precisar de substituição

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES