O PRIMEIRO VOO no BRASIL foi em OSASCO



✈ Loja do Aero:
✈ Se inscreva no Canal:
✈ Instagram do Aero: @programaaero
✈ Facebook: https://www.facebook.com/aeroportrasd
✈ Conheça nosso CANAL DE VIAGEM – Sonho e Destino:

O primeiro voo realizado na América Latina ocorreu em Osasco. Visitamos o museu que antes era a casa de Dimitri Sensaud de Lavaud, a pessoa responsável por esse voo histórico. Ele era um engenheiro autodidata e construiu seu avião, denominado São Paulo, praticamente no quintal de sua casa. No dia 07 de Janeiro de 1910, decolou em frente à sua residência, marcando um momento importante na história da aviação brasileira.

Equipe Aero:
Apresentação e Direção Geral: Fernando De Borthole
Produção Executiva: Gisella Depiné Poffo
Produção: Gisele Orquídea
Operador de Câmera: Vitor Henrique e Gisele Orquídea
Arte de Capa: Gabriel Duarte
Edição e finalização: Pedro Lerner

O canal Aero, Por Trás da Aviação tem o objetivo de desmistificar o universo da aviação, de forma leve e descontraída, para aproximar o público dessa área tão curiosa. É apresentado por Fernando De Borthole, piloto privado há 20 anos.
Aero Por Trás da Aviação
https://www.youtubepp.com/watch?v=qjTExXCOz8c

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

22 comentários em “O PRIMEIRO VOO no BRASIL foi em OSASCO”

  1. Só um adendo… não está fechado para reforma, está abandonado há anos. É uma grande vergonha para nós, osasquenses, o descaso com um fato tão relevante para a nossa história.

    Responder
  2. Como cidadão Osasquense agradeço imensamente a você por divulgar esse feito ocorrido, à época, no Distrito de Osasco que pertencia à Cidade de São Paulo.
    Estava pensando em enviar a você um pedido para mostrar a história de Dimitri e do monoplano São Paulo.

    Responder
  3. Minha infância foi nessa região e esse casarão é relíquia de Osasco ,museu .
    Meu falecido irmão o primogênito,fez uma réplica miniatura igualzinho qdo ficou desempregado.
    Benedito caminhoneiro.

    Responder
  4. É importante falar que o Museu de Osasco está, na verdade, ABANDONADO HÁ ANOS pela Prefeitura e o Chalé Bricola, que é o nome dessa casa, está com muitos problemas de manutenção, segundo dizem. E na época da gestão do maldito Partido das Trevas, muito do patrimônio desse museu foi simplesmente DESTRUÍDO por não ser de acordo com a visão ideológica desse "ParTido". Entre os itens do patrimônio, roupas e itens de autonomistas da Cidade.

    Responder
  5. Uma correção: ao chegar ao Brasil, a família de Dimitri foi morar em outro endereço, na rua Primitiva Vianco. Quando Dimitri casou_se, seus pais deixaram a propriedade para o casal e mudaram_se para o Chalé Brícola. Quando Dimitri começou a trabalhar no projeto do seu avião, ele transformou a residência dos pais no seu QG. Lá o Aeroplano São Paulo foi projetado e do seu quintal decolou, em 07.01.1910.

    Responder
  6. Está vergonhosamente fechado há 04 anos. Desde março de 2020. E NÃO É VERDADE QUE ESTEJA SENDO REFORMADO. ESTÁ FECHADO E ABANDONADO.
    Há 2 anos e meio faço parte de um movimento que pede seu restauro e reabertura e a prefeitura não dá atenção. O movimento chama_se Modephac e defende a preservação histórica, artística e cultural de Osasco. Nós pedimos o tombamento do Chalé Brícola à secretaria estadual da Cultura e ao Ministério da Cultura.
    Para preservar esse tesouro.
    Em 21 de março (2024), nós promovemos a visita ao Chalé, de um representante do Ministério da Cultura, para demonstrarmos a importância daquele imóvel. Foi o Modephac que tomou está iniciativa, e não a administração municipal.

    Responder
  7. Há varias incorreções neste video. Rm 1973 entrevistei o filho do Dimitri e o mecânico do avião, Sr. Lourenço Pellegatti. A Revisya Realidade publicou minha materia. O Chalé Bricola ayuslmente (2024) está em péssimas condições. Há rm Osasco o Modephac movimento rm defesa do patrimônio histórico artistico e cultural de Osasco lutando para o casarao ser tombado, restaurado e reaberto à população.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES