O Papel da RELIGIÃO no Direito ao longo da História: Antiguidade, Idade Média e Atualidade



⚖️ PRIMEIROS PASSOS NO DIREITO: o método para quem quer aprender o Direito de um jeito simples e objetivo (sem arrancar os cabelos por causa de aulas chatas ou livros confusos).
👉 INSCREVA-SE AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/direito

👩‍⚖️ Leia o livro INTRODUÇÃO AO MUNDO DO DIREITO e aprenda, em uma tarde, aquilo que estudantes de Direito levam 6 meses para saber na faculdade.
👉 ADQUIRA AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/intro

🏆 Inscreva-se no canal NOVATOS DO DIREITO:
https://www.youtube.com/channel/UCMgw2L-WxJZGAvBoGpqdHYQ?sub_confirmation=1

❤️️ Meu Site: https://cintiabrunelli.com.br
💎 Grupo Telegram: https://t.me/cintiabrunelli
📷 Instagram: http://www.instagram.com/me.julga
📧 E-mail: [email protected]

=====================================

Resumo de religião e direito! História da religião e do direito. Qual a importância da religião para o Direito? O que é religião no Direito? Onde a religião encontra o Direito? Como a religião e o Direito se associam? Qual a relação entre direito e religião? Por que se diz que o Brasil é um país laico? O direito pode ser misturado à religião?

Vou falar sobre a relação que existe entre a religião e o direito, e eu quero deixar claro que estou aqui somente para explicar esse assunto. Então por gentileza, por obséquio, eu solicito que se possível for, você não xingue a pobre Cintia nos comentários caso discorde de alguma ideia deste vídeo, pois eu estou aqui apenas explicando, ok? Recado dado, vamos começar. Vou fazer um pequeno apanhado histórico para você acompanhar meu raciocínio. Nos povos antigos, era praticamente impossível separar o direito da religião. Muitas vezes, nesses povos antigos, o líder político, o jurista e o sacerdote eram a mesma pessoa, o código de leis era o livro sagrado, e as noções de pecado e de crime eram as mesmas. Eu tenho um vídeo em que falo sobre a Escola Teológica do Direito, e ali eu explico que essa corrente ganhou força na Idade Média, quando o cristianismo exerceu um importante papel na cultura ocidental. Da Escola Teológica, merecem destaque Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, dois pensadores da filosofia medieval que defendiam que existe uma diferença entre as leis divinas e as leis humanas. As leis divinas são as leis perfeitas e eternas porque são ensinadas por Deus. Já as leis humanas são aquelas que foram criadas pelo homem para viver em sociedade. Esses dois filósofos entendiam que uma lei humana fosse minimamente justa, ela deveria refletir, de uma certa forma, as leis de Deus. Com o passar dos séculos o direito foi gradativamente se separando da religião, mas os fatores religiosos ainda exercem influência no ordenamento jurídico. Na atualidade, sempre que são discutidas questões relacionadas a diversos aspectos da vida em sociedade, entram em debate as variadas visões religiosas sobre cada assunto. Eu não estou aqui para dizer se isso é bom ou ruim, afinal, vai depender do que você pensa sobre esse assunto, e eu prefiro deixar para você refletir. Nesse momento, eu sei que algumas pessoas vão me perguntar: “Mas Cintia, eu sempre ouvi falar que o Brasil é um país é laico, então as religiões não deveriam se manter de fora?”. Muita atenção aqui: o fato do nosso Estado ser laico significa que nós não temos uma religião oficial. Oficialmente, nós não somos um país católico, ou um país evangélico, ou um país espírita, ou de nenhuma religião. Ser um país laico significa que nenhuma religião pode ser considerada a religião oficial do Brasil. Muito embora nosso país seja laico por não haver uma religião oficial, é evidente que as igrejas possuem influência em nosso sistema jurídico, pois elas estão inseridas dentro da sociedade em que vivemos. O direito deve levar em conta o interesse público como um todo e abarcar os variados segmentos da sociedade, lembrando também, é claro, de proibir práticas que possam ser consideradas ilegais ou abusivas.

——————————————————————
INFORMAÇÕES GERAIS
——————————————————————
Esse canal tem como objetivo falar sobre Direito e Técnicas de Estudo. Tudo é mais fácil quando é explicado por uma alma apaixonada. Estou aqui para te ajudar a mandar bem nas provas e nos concursos públicos. Juntos, vamos muito mais longe!

——————————————————————
SOBRE A AUTORA
——————————————————————
Cíntia Brunelli é formada em Publicidade e Propaganda e em Direito. Recebeu a homenagem de melhor aluna em suas duas formaturas. Obteve média geral 9,5 em Direito. Antes de terminar a faculdade, foi aprovada na OAB e em dois concursos de técnico judiciário (TJ e TRF). É servidora da Justiça Federal e uma eterna estudante.
Me Julga – Cíntia Brunelli
https://www.youtubepp.com/watch?v=O3cII1Xjn00

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal