O novo avanço da esquerda na América Latina (e as diferenças com o passado)



Um após o outro, diferentes países latino-americanos elegeram governos de esquerda e uma nova onda política parece estar ocorrendo na região.

Desde 2018, líderes à esquerda do espectro político chegaram à presidência do México, Argentina, Bolívia, Peru, Honduras, Chile e Colômbia.

O fenômeno pode se completar nas eleições de outubro no Brasil, na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem vantagem nas pesquisas de intenção de voto.

Embora outros países da região tenham escolhido governos de diferentes correntes políticas nos últimos anos, uma vitória de Lula deixaria as sete nações mais populosas da América Latina e suas seis maiores economias nas mãos da esquerda.

Para alguns, tudo isso evoca o que aconteceu no subcontinente durante a primeira década deste século, quando três em cada quatro sul-americanos passaram a ser governados por presidentes de esquerda.

Mas neste vídeo, Nathalia Passarinho explica como o momento é totalmente diferente – tanto por mudanças ocorridas no mundo como nas próprias esquerdas.

Confira.

Reportagem em texto: https://www.bbc.com/portuguese/topics/c340q430wyvt

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#BBCNewsBrasil #AméricaLatina #política
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=NI_EaMvNPis

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

34 comentários em “O novo avanço da esquerda na América Latina (e as diferenças com o passado)”

  1. Vocês esqueceram de mencionar o EUA, Alemanha, França, Portugal, Dinamarca, Finlândia, Espanha, China, Rússia, Vietnã e outros países de governos socialistas,…
    Falar só dos países pobres socialista é comum,… falem dos países socialistas ricos…. As pessoas precisam saber que existem países socialistas ricos no mundo.

    Responder
  2. Vejam que é a BBC falando… Inglaterra um país livre, soberano, moeda própria, cristão e capitalista enquanto os funcionários brasileiros que trabalham na emissora torcem pro socialismo dominar o país deles. Você entende? Eu não

    Responder
  3. Pra quem vive criticando e com tanto medo da Esquerda, vc poderia fazer um vídeo falando da esquerda nos países europeus, principalmente Noruega, Suécia, Finlândia, Dinâmica e etc, etc. Ah, Luxemburgo também é de Esquerda. Abraços!

    Responder
  4. A corrupção do PT no Brasil ja está a todo vapor !! Lula ganhou as eleições presidenciais com 39% contra o presidente Bolsonaro que tinha mais de 60 % como pode isso só pode ter havido uma fraude gigantesca!!

    Responder
  5. Todo o mundo achando que a esquerda é sempre ruim, porém a Colômbia sempre foi um país governado pela direita e sempre foi mais pobre do Brasil… depende do caráter dos governantes e não do lado político.

    Responder
  6. Ainda bem que o comunista do Peru caiu.
    Bukele de El Salvador vai salvar a América Latina influenciando sua política.
    Temos eleições na argentina esse ano, Milei ou larreta vão se eleger, fernandez não é candidato à reeleição.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

ACABOU DE CHEGAR