O mito do “salário de escravo” chinês



É comum ouvir que chineses trabalham por migalhas e um teto vazando, que a mão de obra chinesa está em condições de escravidão e trabalha por centavos, e que é impossível competir com ela em qualquer circunstância.

Esse argumento só tem um problema: é falso.

O salário médio de um trabalhador industrial na China é maior que o no Brasil. Obviamente o poder de consumo é diferente, mas para uma multinacional importa apenas o custo bruto.

E por que não fogem para o Brasil então? CLT, regulações, TRTs, governo brasileiro, impostos altíssimos e muito complicados, a lista vai longe.

Mais: empresas estão saindo da China para outros países. Motivo? A mão de obra chinesa está encarecendo demais, e outros países como o Vietnã podem competir melhor. E nesses países salários vem subindo também, enriquecendo a população.

O capitalismo é assim: aumenta a demanda de mão de obra e consequentemente os salários. Místicos marxistas adoram invocar a lei de ferro dos salários, que diz que os funcionários serão pagos apenas o mínimo para sobreviver, porém isso simplesmente não faz sentido nem é verdade. Até a mão de obra chinesa uma hora acaba.

Fontes:
http://www.tradingeconomics.com/china/wages-in-manufacturing
http://www.tradingeconomics.com/brazil/wages-in-manufacturing
http://www.economist.com/news/briefing/21646180-rising-chinese-wages-will-only-strengthen-asias-hold-manufacturing-tightening-grip

Quer saber mais sobre bitcoin?

Onde comprar:
http://www.foxbit.com.br

Blog FOXBIT:
http://www.foxbit.com.br/blog

Canal da FoxBit:
https://www.youtube.com/channel/UC0F16q5QzJx7oIWoC5arEtg

Quer saber mais sobre Dash?
https://telegram.me/dashbrasil
https://www.dash.org/

Camisetas:
http://bit.ly/TomandoPartido-IR

Seja um apoiador do canal!
https://apoia.se/ideiasradicais
Bitcoin: 1Kceqou4KDdmJNREAzvv9GD3JB2WbvohqJ
Dash: XniH4xyvwSuw79BFLiDJmSa4hsK3rehNM2

Vinheta: Henrique Silvério ([email protected])

Contatos:
Fanpage: https://www.facebook.com/ideiasradicais
Twitter: https://twitter.com/ideias_radicais
Anuncios/Mech: [email protected]
Ideias Radicais
https://www.youtubepp.com/watch?v=JW1CYkwx2AM

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

49 comentários em “O mito do “salário de escravo” chinês”

  1. Acho que nos anos por ai, não vem ao casso, a China era fechada para o mundo, até que um dia abriram a jaula e os chineses sairam pelo mundo devorando tudo, comprando empresas, copiando, vendendo seus produtos baratos e foi fazendo capital, hoje eles já são praticamente a maior economia do mundo, mas graças a nós do ocidente que compramos as bugigangas deles bem baratas , isso quem faz são empresas do Brasil que começaram ir na China e trazer porcarias baratas para serem competitivas no Brasil e o que nosso governo da época fez para apoiar a industria local, ? hein,? fez o que mesmo? porra nenhuma, deixou que o mundo chines invadisse o Brasil como estão fazendo em outros países, estão dominando tudo, e claro agora se dão ao luxo de pagar um salário melhor, mas os impostos deles e a saúde etc, são iguais aos nossos, ora, não venha dar aula de história .

    Responder
  2. Diz aí pra mim , quantas horas por semana trabalha um chines? tem direito a ferias pagas? as mulheres quando ganham filhos , ficam em caso 06 meses ganhando salários ? tem saúde de graça ou pelo menos barata? quando são demitidos eles ganham alguma indenização ? eu não sei, conta aí quem sabe e me diz, estou aprendendo com vocês

    Responder
  3. 12 horas de trabalho diario, 1 folga por mês e as pessoas visitam os familiares de uma a duas vezes por ano. Isso ninguem fala né ? Vale a média salarial um pouco mais alta por uma carga de trabalho mais de 50% maior ??? Num sei não hein…

    Responder
  4. Não saem da china para o Brasil pq por lá ainda é muito mais lucrativo, o lucro não é advindo apenas da média salarial dos trabalhadores, afinal a média pode ser desbalanceada por poucos valores muito altos de alguns poucos cargos que são bem pagos em contrapartida de muitos outros que são muito mais baixos, mas que ficam obscurecidos pelo valor da média, a carga dr trabalho de 28 a 29 dias mensais com 12 horas diária alem da propria cultura chinesa de trabalhar sempre com maximo foco ate a exaustão, facilmente resultam em uma produção muito alta com alto lucro, compensando o que você chama de "salario mais alto" se comparados aos salários brasileiros 🙂

    Responder
  5. Agora deixa eu dar a "VERDADE" : O que a China faz,seus produtos ,são com os minérios da Serra de Carajás,em meu Estado,o Pará . Não existe ferro de melhor qualidade e mais fácil prospecção no planeta. Eles camulflam a verdade e vez em quando mostram minas produtivas pelo mundo e dizem que tem a mesma qualidade,como na austrália. isso é para não dar o monopólio ao Brasil, e o Brasil,não dar as cartas no preço. vejam o Nióbio,é impossível esconder que o Brasil tem 98% dele …. então pela lei de mercado,que todos sabem que é falsa,o Brasil tem que ditar o preço,mas quem dita é a nossa velha dominante que fez negócios com Dom João VI, a Inglaterra. 29 de novembro de 1807 a data em que a família Real Veio vender mais o Brasil, e eu nasci nesta data em 1977. Amiguinhos,quem abriu em 1974 a China,remunerou e a revestiu de tecnologia, foi o Ex-presidente dos Estados Unidos,já falecido Richard Nixon.

    Responder
  6. Você quase tem razão. Em relação aos salários, você tem razão, mas as jornadas de trabalho é que são muito maiores. Outra coisa, as folgas são apenas umas 5 por ano. Final de semana de folga, nem pensar. Sendo assim, os salários acabam por ser menores que os brasileiros.

    Responder
  7. Hoje aqui onde moro em Pequim o salário dos garçons eh de 2500-3000 reais com moradia (dormitório) incluso. Me formei no Brasil e vim direto trabalhar aqui. Hoje ganho com ajuda da cotação o equivalente a 13500 reais limpo, meu amigo por exemplo, se formou em história no Brasil e veio para cá tb. E tem muito chinês ganhando mais do que eu, inclusive esse meu amigo que está a mais tempo na empresa do que eu.. . Agradeço muito a China pelas oportunidades.

    Responder
  8. Salário mínimo do Brasil, pra quem trabalha registrado: R$1.045,00, menos tributos como INSS, etc, sobra cerca de 900 reais. Desses 900 reais, tira-se, 200 reais de aluguel; 85 de gás de cozinha; 300 reais de carne; 600 reais de outras despesas; 60 reais de água, 100 reais de energia = R$1225,00. Sem contar: remédios, transportes, vestimentas, salão, dentre outras variedades de coisas. Eis a razão da pobreza e indevidamento do povo. Nesse caso eu nem mencionei o trabalhar que faz bico, que trabalha quando aparece serviço. Sem contar que eu joguei tudo por baixo.

    Responder
  9. Calcular por dólar não tem nada a ver. Vivo nos Estados Unidos há 32 anos.

    Pessoas que estão no Brasil dizem, ah nos States se paga bem. A resposta é:Tudo é relativo.

    Um empregado deo Mcdonald's que ganha 10.5 dólar por hora e trabalha 40 horas por semana (normal integral) recebe livre 370 dólares por semana. Se multiplicarmos por 4 teremos 1480 dólares.

    Agora vamos ao que se diz relativo: Alugar um apt de um quarto custa na faixa de 1500 dólares por mês.

    Aí você vai me retrucar: Ah tenho um amigo que mora aí e sempre junta dinheiro. Aí te respondo, não se esqueça que vivo aqui há 32 anos. Os brasileiros quando aqui chegam moram amontoados e tem que trabalhar mais de 40 horas (o normal) por semana.

    Agora a respeito da escravidão da China não podemos provar, apenas podemos ter estimativas. Uma coisa posso afirmar, lá não se usa a lei Gerson (levar vantagem), pois esta lei não é matematicamente exata. Esqueça o que os outros dizem.

    A tendência hoje não importa onde viva, é os ricos ficarem mais ricos e os pobre mais pobres. Mas por que? Tudo depende de ferramentas e a educação também é uma delas.

    Vamos fazer uma comparação dos boias frias que cortavam cana. A tecnologia substituiu a mão de obra braçal pela automatizada. Conclusão, os cortadores de cana perderam seus empregos pois os empresários compraram máquinas para substituí-los. Conclusão: Rico mais rico, pobre mais pobre. Isto é apenas um exemplo, mas existe centenas.

    Trabalho à distância: Muitas pessoas que vivem nos Estados Unidos já perderam seus trabalho para Indianos que são bons em informática e trabalham para empresas americanas morando na India por um salário bem menor que o americano. Hoje é possível colocar um funcionário para atender um cliente em outro país em um drive-thru mesmo para pegar uma ordem de refeição.

    Como funcionaria? O atendente está no Brasil, o cliente nos Estados Unidos. O atendente no Brasil vê o cliente em outro país pela cámera e faz a ordem e dá o total, um atendente nos Estados Unidos apenas recolherá o dinheiro. Tirar a ordem pode levar muito mais tempo que receber o dinheiro, apenas segundos. Estabelecimentos como McDonald's tem mais de uma janela no drive thru, quando o movimento é grande, tipo hora das refeições abre mais de uma janela, quando o movimente fica fraco o empregao irá fazer algo diferente, nunca fica ocioso.

    Uma das coisas que o Brasil não traz investimento são as leis trabalhistas, além do sistema tributário vigente.

    Causas do desemprego: O Brasil não consegue competir com a Ásia, mas por que? A China por exemplo forma 400.000 engenheiros por ano. Brasil, forma milhares de advogados com intuito de arrumar um emprego no serviço público e mamar nas tetas do governo. Impostos elevados para sustentar os sugadores. O brasileiro vai para o trabalho pensando no dinheiro que vai receber invés do que vai produzir para sua empresa crescer. Regalias criadas por políticos para ganhar eleições como: Décimo terceiro, quarto, PIS, PASEP, férias de trinta dias por ano, licença de seis meses para gestantes, agora 20 dias pra registrar uma criança, fazem com que os investidores invistam em outros países incluindo os brasileiros.

    Férias de 30 dias não são obrigatórias em vários países do mundo, pesquisem.

    Responder
  10. Ideias Radicais top. Quem procura acha! Sabia que este video existia. hoje 2020 a china nao deve ter mudado. esse video quebra muitos… com argumentos contraditorios.. USA ajuda ou ajudava vc montar sua empresa… e entao um ano sem impostos….kkkkk

    Responder
  11. O comunismo chinês será igual ao dos países Nórdicos, ou seja, só existe para substituir a família, ou seja, criar as pessoas, no mais, é tudo livre mercado.

    Responder
  12. Me responda :
    O que leva um chinês vim morar em São Paulo ????
    Já que lá é " o país das maravilhas" porque viriam pra cá ???? Trabalhar na 25 de março longe dos amigos e familiares é tão lucrativo assim ????

    Responder
  13. " o capitalismo " kkkkkkkkkkkk. A própria URSS fazia negócios da mesma forma que se faz hoje, a única diferença é quem ficava com o resultado, no caso da URSS , o estado. A China apenas usa, ESTADO/EMPRESÁRIOS.
    Portanto, não existe essa de capitalismo/socialismo, não na forma simplista que um monte de tosco opina.

    Responder
  14. A CLT garante os direitos básicos do trabalhador, pois em um país com cultura escravagista como o Brasil essas garantias são necessárias.
    Somente são contra a CLT quem nunca precisou trabalhar em alguma empresa.

    Responder
  15. E a krga horária de trabalho lá, parece a épok da revolução industrial, 72 horas por semana e seis dias por semana, não sei se na épok q vc fez o vídeo era assim, mas, atualmente, é. Não vejo como relevante o fato do salário mínimo lá ser maior q em muitos lugares.

    Responder
  16. Pelo que já percebi em vários relatos, é que a única coisa que não pode na China é falar do governo, de resto, vivem muito melhor do que no Brasil. Segurança nas ruas, comida mesmo em áreas pobres…. do que adianta a gente xingar direita, esquerda, em cima e embaixo e o povo morrer de fome, roubarem até roupa de cachorro…. lá o consumo é muito grande. Regimes políticos não tem a ver com renda, e sim com poder.

    Responder
  17. China e Vietnã são países socialistas, nunca deixaram de ser desde suas respectivas revoluções. Qualquer capital que vai para esses países é muitíssimo mais controlado do que no Brasil, existem membros do partido comunista na gestão de várias empresas, as atividades estratégicas são públicas, sem contar o imenso gasto público em infraestrutura, crédito barato e estímulos ao investimento.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal