Novo Ensino Médio de Temer – Não vai dar certo



Temer lançou um novo plano de educação para o ensino médio no Brasil, mas é bem certo que o plano irá falhar.

Primeiro porque não muda muito, apenas mudanças cosméticas na estrutura. Continua sendo um planejamento central coercitivo e imune a inovação de mercado, e nada de bom pode vir disso.

Segundo porque não há recursos nem professores para implantar este ensino técnico, que acabará muito provavelmente sendo apenas um ensino técnico de fantasia na maioria dos casos.

O que vemos de bom é mais liberdade para selecionar matérias, contratar professores e acima de tudo a remoção da obrigatoriedade do ensino de filosofia e sociologia, matérias bem conhecidas por ensinar nada de filosofia e sociologia, e sim serem veículos de condicionamento dos alunos.

Foi pouco. Por mim privatizava, desregulamentava e desburocratizava tudo.

Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=cpkZ597aw_o&feature=youtu.be
http://g1.globo.com/educacao/noticia/temer-apresenta-medida-provisoria-da-reforma-do-ensino-medio-veja-destaques.ghtml
http://veja.abril.com.br/educacao/brasil-tera-novo-ensino-medio/
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/temer-anuncia-reforma-do-ensino-medio-assista

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FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

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30 comentários em “Novo Ensino Médio de Temer – Não vai dar certo”

  1. Filosofia e Sociologia não sou doutrinadoras, não por essência. Bons professores não educam seus alunos de forma doutrinadora e não dão aula simplesmente seguindo o currículo. Nem todos os professores são controlados e/ou manipulados, todo tipo de educação é doutrinadora, ela sendo marxista, existindo ou não. Tornar escola, ensino uma escolha da pessoa, concordo. Quer estudar vai à escola, não quer não vá.

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  2. ..pior. os militares já tinham montado centenas de escolas técnicas e institutos de educação técnica com ferramental e laboratórios e toda a infraestrutura. Haviam escolas técnicas rurais! Feitas pelos militares. Tudo foi SUCATEADO é jogado em desmanches e aterros. Minha mãe foi professora pelo Estado de SC. O colégio dela tinha fotos com crianças aprendendo em torno, aprendendo em laboratórios, marcenaria.. tinha tudo!! Em 1992 eles terminaram de jogar todos os equipamentos NO LIXO.

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  3. Governo não sabe de nada de educação Lula virou presidente nem terminou ensino alguns que estão no governo nem terminou ensino médio completo só tem bosta Brasil Educação ensino eo pior comparados ao outros países Desenvolvidos este país só que piorar Vários Traficantes bandidos que nem terminou há entrando nisso Escolher as matérias de escolas não presta Se que trabalha Engenharia tem ter matemática se ele não que Medicina Química biológia pra mexer com Remédios entender efeito no corpo humano

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  4. Pena no ensino médio vc ter tido um professor ruim de filosofia. Saber a diferença de ética e de moral, sim, também serve para discentes de ensino médio e nessa época, se souber passar, o adolescente tem cabeça, sim! Você citou não ter cabeça na época para estudar filosofia. Vai saber o que você foi naquela época e se você realmente gostava de ir para escola.

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  5. Eu apoio a ideia de dar emprego aos adolescentes, moro em sp e durante dois anos fiz um curso de eletricista no Senai, ao mesmo tempo que cursava o ensino médio, também consegui emprego na área, o que hoje fez muita diferença no meu currículo.

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  6. Cara,

    A base de sua explicação é que 'deveria ter maior liberdade de escolha sobre o que o estudante estuda' como se houvesse um mar de escolas e professores para os estudantes escolherem, o que sabemos não condizer com a realidade. Em muitas regiões isoladas existe apenas uma escola, sendo que empresas ou governo não tem condições suficientes de expandir e fornece novas escolas. Infelizmente, nessas ocasiões os sistemas são nivelados por baixo, ou seja, com essas escolas isoladas em mente, principalmente.

    Sou de exatas e acho que matérias de filosofia e sociologia são essenciais, o fato delas serem doutrinadoras ou não, não é resultado das escolhas do governo. Isso é resultado de professores mal qualificados e sem ética. É melhor manter as matérias e ser mais restrito na contratação dos profissionais (processos seletivos mais precisos e salários melhores).

    Concordo que o ensino técnico que requer mais investimento de operação seja difícil de implantar de imediato na maioria das escolas, mas escolas técnicas existem hoje e são muito eficientes e acessíveis, pois, o ensino técnico é de alto interesse do governo e do mercado como um todo, sendo que ambos dependem e investem diretamente nesse modelo. Dar a liberdade de direcionar o estudante em uma área específica melhora a eficiência do mesmo.

    O maior problema dessa reforma é que os princípios estão direcionados com a realidade da indústria HOJE, quando é preciso que seja feito visando a realidade daqui a 20 anos, quando esses alunos serão efetivamente necessários. A cada ano que passa todos nós precisaremos focar mais nas áreas de raciocínio lógico, pensamento crítico e criatividade, pois são as habilidades que nos diferenciam de maquinas e inteligências artificias, que cada vez mais se aprimoram e ganham espaço no mercado de trabalho.

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  7. Temer merece queimar no inferno o cara eh maluco de ter implantado isso mano pra ser sincera o Brasil ele n tem estrutura pra ter o ensino em tempo integral e nd do q ele falou no video a educação ja era ruim antes desse implante agora passou de ruim pra pior . Ele so quer condenar a gente msm.

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  8. Eu estudei só um trimestre de Marx em Sociologia, dos 3 anos (9 tri) que tive. Considero uma disciplina realmente importante e eu mesmo tive certos receios porque achava que era a mesma coisa que ensino religioso (kkkkkkkk???).

    Filosofia foi realmente importante para desenvolver meu senso crítico e talvez nunca teria estudado também se eu pudesse simplesmente escolher não estudar.

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  9. As tuas ideias parecem legais inicialmente. Só inicialmente. Porque a função do Estado é garantir o direito de acesso aos conhecimentos humanos. Como a filosofia e a sociologia estava fora dos currículo da maioria das escolas Publicas( porque as privadas mais relevantes nunca deixaram de ofertar dado que as pessoas de classe alta priorizam essas habilidade de pensamento) os prefeitos e governadores não contratavam filósofos nem sociólogos. Foi necessário uma lei que obrigasse a oferta. Ou seja, a obrigatoriedade foi uma maneira de as pessoas poderem exercer o direito de ter aulas.
    Voce inverte tudo. Voce disse que "o Estado deveria estar anos luz desse tipo de ensino." Seria melhor dizer o governo. Saberia a diferença entre uma coisa e outra se tivesse valorizado a filosofia e a sociologia.
    Você não percebe que a Função do Estado é dirimir os efeitos dos conflitos ( nesse caso. O efeito perverso da exclusão dos alunos de escola publica da alta cultura.) Você não sabe disso porque nunca leu Thomas Hobbes . Se tivesse lido saberia o que acontece quando as pessoas são deixadas a pura competição.
    Enfim, voce mistura inteligência e ignorância melhor que o Olavo de caevalho..

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  10. Os melhores mecânicos de automóveis, pedreiros e demais profissionais liberais que existem, hoje, no mercado tem, em média, 60 anos de idade. Sua formação escolar é o que eles chamam de "4º ano de grupo" e aprenderam sua profissão com o pai, tio, ou um parente próximo. Os mais jovens, fizeram curso pra sua profissão, e não tem um terço da "tarimba" dos da velha guarda.

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  11. Uma boa proposta que eu pensei, e qur se tivesse livre mercado na educação algm já teria feito, que é uma escola que te recompensa com dinheiro para estudar, pois o ensino hoje te recompensa por ou estudar ou colar, não importa, você é recompensado, você tem que passar de ano, não estudar, então pensa da seguinte forma, a escola simula um mercado na escola, mas com aulas, e o dinheiro não é o de verdade, uma cripto própria da escola por exemplo, um ensino integral, onde vc dorme na escola, e vc paga pelo dormitório e pelas aulas, o resto você tem que conseguir trabalhando lá dentro, tipo, quer ser engenheiro, lá dentro teria estágios de engenharia, isso pra tudo, efermaria, medicina, artes, história, o aluno teria que estudar pra ter as coisas que quer?E pra vc passar de ano? Bom, vc paga com a cripto moeda, pq nesse caso a cripto moeda seria o equivalente a pontuação da escola, teria uma certa quantia específica pra pagar pelo diploma

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  12. Reforma do ensino médio = +carga horária apenas, o mesmo sistema podre e ultrapassado e semi industrial com matérias aleatórias e mal escolhidas a mais e cheio de problemas estruturais bem graves.

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  13. A pior parte desse vídeo de longe é a enganação do Raphaël sobre a liberdade que o aluno supostamente vai ter ao "escolher suas matérias". Olha Raphaël, o que o aluno menos tem nesse tal "novo" ensino médio é liberdade de qualquer coisa. Primeiro porque as matérias, chamadas de itinerários que o aluno vai poder escolher são apenas algumas ou uma mísera opção de uma espécie de ensino alternativo que fica a cargo da escola, ou seja é a escola que decide o que vai ter de disponível e o que é viável de se colocar lá pra vc "escolher". Na prática são matérias sem sentido nenhum, com pouquíssimo conteúdo realmente relevante e mal ministradas.
    Segundo porque essas matérias obviamente fazem parte do mesmo podre sistema escolar, ou seja itinerários vão contar com provas, notinhas na média e todo o lixo agonizante e cansativo das matérias comuns onde o aluno nada aprende e só copia e vomita em prova, esquecendo tudo logo depois. O que esses itinerários são não é uma opção de liberdade para o ensino médio, e sim uma invencionisse eleitoreira feita pra tentar responder aos críticos da inutilidade da escola. Na prática se troca seis por meia dúzia, as matérias estão no mesmo sistema tenebroso que é o sistema escolar tradicional e que são meramente matérias inúteis a mais substituindo algumas outras piores.
    Isso é tudo menos liberdade de escolha, Raphaël.

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  14. Sobre o ensino de sociologia, no meu terceiro ano do ensino médio encontrei um professor realmente bom na área, estamos estudando a 3 bimestres sobre política de forma justa e completamente neutra. Mas sei que é só uma excessão

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