Início TECNOLOGIA Nono voo da Ingenuity ajuda a ajustar objetivos da missão

Nono voo da Ingenuity ajuda a ajustar objetivos da missão

por iMove Web
2 Já viram


As imagens captadas pelo helicóptero Ingenuity durante seu nono voo sobre a superfície de Marte estão ajudando os cientistas da Nasa a ajustar os objetivos científicos da missão do rover Perseverance. Com as novas imagens, os pesquisadores serão capazes de traçar quais os próximos passos na busca por sinais de vida no Planeta Vermelho.

As imagens foram publicadas na última quinta-feira (8) e mostram a superfície da cratera de Jezero, o local de pouso do rover Perseverance, de uma altitude de apenas 10 metros. As imagens permitem que os cientistas pudessem ver o terreno com uma maior riqueza de detalhes, podendo verificar aspectos como pedregulhos e rochas individuais.

publicidade

Esses detalhes estão muito além do que é possível verificar através de imagens das sondas que orbitam Marte, que são os dados usados para planejar a rota do rover. As imagens, tiradas em 5 de julho, mostram algumas características que são de grande utilidade para os cientistas que esperam encontrar vestígios de vida fóssil ou atual na cratera Jezero.

Essas cordilheiras elevadas são formações rochosas que, segundo os cientistas, costumavam servir como canais subterrâneos de água no passado. Como a presença de água aumenta a probabilidade de existência de vida, os pesquisadores estão buscando coletar amostras desse material, que poderiam ser trazidas para a Terra em uma missão futura de devolução de amostras.

Melhores rotas

Imagens do nono voo do Ingenuity. Crédito: Nasa/JPL-Caltech

O cientista assistente do projeto Perseverance Ken Williford, declarou que o plano atual é visitar um local conhecido como “Raised Ridges” para investigá-los de perto. Segundo Williford, as imagens do helicóptero são melhores em resolução do que as orbitais, que vinham sendo usadas até o momento. Estudar essas imagens pode garantir que eventuais visitas cheguem em lugares realmente importantes.

Durante seu nono voo, o Ingenuity também sobrevoou o campo de dunas de Séítah, por onde o Perseverance deverá passar em breve. Essas dunas, porém, têm uma profundidade de mais ou menos um metro, o que pode representar uma armadilha para o rover.

Leia mais:

Graças às imagens do ingenuity, os operadores de solo poderão identificar melhor as zonas de alto risco dentro e ao redor do campo de dunas. As imagens mais recentes revelaram que qualquer tentativa de exploração científica mais ousada seria muito arriscada para o Perseverance, por isso, as equipes usarão as imagens para planejar melhor suas operações.

Com informações do Space

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!




Esse conteúdo pertence ao site:

Site: https://olhardigital.com.br/

Para qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncias, envie um e-mail para:

contato@imoveweb.com.br

FONTE ORIGINAL

Olha essas aqui:

Deixe um Comentário

O Site iMove Web é um AGREGADOR DE CONTEÚDOS, onde buscamos por fontes seguras que permite em seus sites, o formato: RSS/FEED, como se trata de conteúdo de terceiros, prezamos por isso, e informamos no final de cada post a REAL FONTE do post, e ainda todos os posts aqui publicados, são mantidos na integra de cada autor, sem alterar um paragrafo ou link inserido na postagem, todos direitos de imagem, textos e vídeos são atribuídos ao autor original. Somos contra FAKE NEWS, caso você leitor, se depare aqui com alguma notícia FALSA ou ENGANOSA, por favor nos envie um e-mail denunciando esse post. E-mail: contato@imoveweb.com.br FECHAR

SOBRE NÓS