✈✈✈ APROVEITE O MÊS DO CONSUMIDOR com DESCONTOS DE ATÉ 38%
UTILIZE O CUPOM: AERO15
ACESSE AGORA A INSIDER: https://www.insiderstore.com.br/Aero
✈ Loja do Aero: https://bit.ly/loja_aero
✈ Se inscreva no Canal: http://bit.ly/inscritoaero
✈ Instagram do Aero: @programaaero
✈ Facebook: https://www.facebook.com/aeroportrasd…
✈ Conheça nosso CANAL DE VIAGEM – Sonho e Destino: http://bit.ly/2gOV1la
✈ Conheça a Escola do Aero: https://escolaaero.com.br/
Por que alguns aviões monomotores tem o nariz torto? Essa engenharia foi feita para compensar o torque do motor durante o voo, mas principalmente durante a corrida de decolagem.
Equipe Aero:
Apresentação e Direção Geral: Fernando De Borthole
Produção Executiva: Gisella Depiné Poffo
Operador de Câmera: Vitor Henrique
Arte de Capa: Amanda Liz
Edição e finalização: Pedro Lerner
O canal Aero, Por Trás da Aviação tem o objetivo de desmistificar o universo da aviação, de forma leve e descontraída, para aproximar o público dessa área tão curiosa. É apresentado por Fernando De Borthole, piloto privado há 20 anos.
Aero Por Trás da Aviação
https://www.youtubepp.com/watch?v=zptjLWof-I8
FONTE ORIGINAL DO VÍDEO
29 comentários em “NARIZ TORTO e VOO RETO: Entenda a ENGENHARIA por trás dos AVIÕES MONOMOTORES”
Toma LIKE Xará
Isso também ocorre nos aeromodelos, possui o ângulo pra diminuir o tork do motor
Insider é Top 😊
Tem o P-factor também. A hélice girando no sentido horário para o piloto, a pá direita fica com ângulo de ataque maior que a pá esquerda.
Com isto, a pá direita tem mais sustentação, empuxo, do que a pá esquerda, fazendo então o avião tender a girar mais para o lado esquerdo, se isto não fosse compensado tal como com este spinner "torto".
CADE AS LIVES COM O JOTA PE? SAUDADES!!
E se a asa esquerda tiver um ângulo de ataque superior à asa direita, não tem o mesmo efeito?
Cada dia uma curiosidade nova.
Um avião pra quem não tem TOC
Isto é bem verdade a bem conhecido dos aeromodelistas como eu que constroem maquetes.
Normalmente um ângulo de 1 ou dois graus. Em modelos é muito fácil de corrigir depois dos primeiros voos, colocando umas anilhas na fixação do motor.
Saudações aqui de Lisboa.
O Super Tucano também possui o motor assimétrico
Obrigado por ter mostrado 3 dos meus aviões no canal! Os outros 5 ainda estão no meu hangar do Flight Simulator 🤣🤣🤣🤣
Nunca notei isso no Caravan… parabéns Fernando🎉🎉🎉🎉
🤜🤛🚀
Lembro também que além da inclinação lateral existem aeronaves que requerem inclinação do eixo do motor para baixo.
iNSiDER.. A Marca que nos deixa leve..!
Nossa, hoje é que conseguí entender o efeito do rotor de cauda! Já tinha ouvido falar, mas não conseguia entender, mas diante da sua explicação, ficou bem claro agora.
Fernando, vc citou apenas o efeito de reação do giro do motor.
Eu acrecentaria que o torque especialmente observado em monomotores é tbm causado pela diferença relativa do ângulo de ataque das pás do rotor quando o avião está inclinado (AOA positivo).
Essa insider tá em tudo!😂
Pessoal , alguém sabe algo a respeito de um Boing 737- 3MB ( BASF ) PREFIXO PR SQD 9004 .. " SIDERAL " Com Bandeira do Brasil !?
Passou agora a noite por volta das 20:00 de 13/03/2024 , Sem registro de vôo , aparentemente entrou vindo Oceano atlântico , passando pelo Ceará , sem destino registrado , direção sul , neste momento as 20:52 em curso sul !?
Nos aeromodelos também deixamos os motores levemente inclinados para baixo e para direita
Não falou da horizontal
Meu Toc foi ativado com sucesso
Eu sempre notei essa diferença no estabilizador, não sabia que o spinning tinha isso.
E por que é apontado pra baixo?
No helicóptero dependendo, já tem que dar um pedalzinho direito. E eu não sabia que era tortinho assim, obrigado pela novidade conteúdos de qualidade.
Decida-se: é pra comprar camiseta do Aero ou da Insuportáver?
Sonho eu? Tenho um enorme medo de Avião, mas conheço e me aprofundo em tudo rm aviação
GOSTEI APRENDI MAIS ESSA 🤓👍👍
Além do efeito do torque temos também o slipstream, que é efeito do ar "girado" pela hélice que circula ao redor do avião e ao atingir o leme aumenta ainda mais a guinada para a esquerda, e ainda a guinada adversa, efeito do arrasto do aileron em curva que também pode afetar o eixo do voo.