NARIZ TORTO e VOO RETO: Entenda a ENGENHARIA por trás dos AVIÕES MONOMOTORES



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Por que alguns aviões monomotores tem o nariz torto? Essa engenharia foi feita para compensar o torque do motor durante o voo, mas principalmente durante a corrida de decolagem.

Equipe Aero:
Apresentação e Direção Geral: Fernando De Borthole
Produção Executiva: Gisella Depiné Poffo
Operador de Câmera: Vitor Henrique
Arte de Capa: Amanda Liz
Edição e finalização: Pedro Lerner

O canal Aero, Por Trás da Aviação tem o objetivo de desmistificar o universo da aviação, de forma leve e descontraída, para aproximar o público dessa área tão curiosa. É apresentado por Fernando De Borthole, piloto privado há 20 anos.
Aero Por Trás da Aviação
https://www.youtubepp.com/watch?v=zptjLWof-I8

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

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29 comentários em “NARIZ TORTO e VOO RETO: Entenda a ENGENHARIA por trás dos AVIÕES MONOMOTORES”

  1. Tem o P-factor também. A hélice girando no sentido horário para o piloto, a pá direita fica com ângulo de ataque maior que a pá esquerda.

    Com isto, a pá direita tem mais sustentação, empuxo, do que a pá esquerda, fazendo então o avião tender a girar mais para o lado esquerdo, se isto não fosse compensado tal como com este spinner "torto".

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  2. Isto é bem verdade a bem conhecido dos aeromodelistas como eu que constroem maquetes.
    Normalmente um ângulo de 1 ou dois graus. Em modelos é muito fácil de corrigir depois dos primeiros voos, colocando umas anilhas na fixação do motor.
    Saudações aqui de Lisboa.

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  3. Fernando, vc citou apenas o efeito de reação do giro do motor.
    Eu acrecentaria que o torque especialmente observado em monomotores é tbm causado pela diferença relativa do ângulo de ataque das pás do rotor quando o avião está inclinado (AOA positivo).

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  4. Pessoal , alguém sabe algo a respeito de um Boing 737- 3MB ( BASF ) PREFIXO PR SQD 9004 .. " SIDERAL " Com Bandeira do Brasil !?
    Passou agora a noite por volta das 20:00 de 13/03/2024 , Sem registro de vôo , aparentemente entrou vindo Oceano atlântico , passando pelo Ceará , sem destino registrado , direção sul , neste momento as 20:52 em curso sul !?

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  5. Além do efeito do torque temos também o slipstream, que é efeito do ar "girado" pela hélice que circula ao redor do avião e ao atingir o leme aumenta ainda mais a guinada para a esquerda, e ainda a guinada adversa, efeito do arrasto do aileron em curva que também pode afetar o eixo do voo.

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