‘Não tive saída, coloquei minha mãe em uma instituição’: o tabu sobre idosos em ‘asilos’



Muitos resistem à ideia de colocar pais que precisam de cuidados em instituições de longa permanência para idosos. Seria um tipo de ‘abandono’? Especialistas dizem que não.

Ouça áudio de reportagem de Vinícius Lemos.

Leia também o texto https://www.bbc.com/portuguese/articles/crgldx7rv4po.

O BBC Lê foi lançado como podcast que você pode ouvir ou baixar no Apple Podcasts (https://podcasts.apple.com/br/podcast/bbc-l%C3%AA/id1586358051?uo=4) e no Spotify (https://open.spotify.com/show/54YV8Rd6zmvq9Ry55q9HQw)

A lista completa dos episódios nos YouTube está aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #bbclê #InstituiçõesLongaPermanênciaIdosos
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=sXb5hDIJ-Bc

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

25 comentários em “‘Não tive saída, coloquei minha mãe em uma instituição’: o tabu sobre idosos em ‘asilos’”

  1. Vi muitos idosos em ILPI simplesmente abandonados pelos filhos… até choram de saudade 😢
    No começo, vão a cada final de semana, depois quinzenalmente, mensalmente, até não irem mais (geralmente pq "surgiram outros compromissos"). Tirar o idoso de seu próprio lar é começar a matá-lo.

    Responder
  2. É fato! Nossos governos precisam acordar pra esta realidade, estamos envelhecendo, e nesta etapa da vida que mais precisamos de sermos tratados com dignidade. É lastimável a velhice com toda bagagem imposta pra sobreviver em nosso país.
    Deus tenha misericórdia de nós, todos caminhamos…

    Responder
  3. Gostei muito da reportagem, sou idosa e independente, trabalho na saúde e tbm com parentes de idosos acamados. Tenho duas filhas e o que não quero atrapalhar a vida delas no futuro e já trabalho essa idéia e sempre converso a respeito. Ana fica em paz e viva sua vida, Jesus sabe de todas as coisas.

    Responder
  4. Cuidei de minha mãe e faria tudo novamente com muito amor e carinho, é dever dos filhos cuidar dos pais idosos, visitem um asilo para verem a tristeza que é, os olhares vazios, tristes alguns com maus tratos, tirem suas próprias conclusões.

    Responder
  5. Papo furado. Os filhos querem é se livrar dos pais e curtir a grana da aposentadoria, viajar pra europa, monamour, ir a clube de elite jogar bocha e fofocar com as amigas(o). Os pais trocavam as fraldas e ganham como recompensa ser jogado num asilo. Joia 👍.

    Responder
  6. Eu não vejo nada demais colocar o idoso no asilo , é claro que asilos público são horríveis, Mas quantos pais colocam as crianças em creches públicas pra trabalhar ? Infelizmente é tudo de acordo com a necessidade de cada um

    Responder
  7. Eu era absolutamente contra asilos, até q uma tia optou, isso mesmo ,optou por ir a um asilo. No começo não entendi a sua atitude mas um dia ela me disse,"-eu me sinto mais segura aqui ", então percebi q ela gostava do lugar ,de estar lá e eu so via tudo pela minha ótica q era quase impossível alguém gostar de um lugar assim mas ela gosta das pessoas, dos outros internos e dos infermeiros. Hoje acho q cada caso é um caso e q o asilo é sim uma opção a ser considerada não somente para os parentes mas para o idoso tb.

    Responder
  8. Um dos problemas no Brasil é que as pessoas estão muito dispostas a dizerem se concordam ou discordam, ou até se odeiam… mas não são capazes de defenderem (e forçarem seus vereadores, deputados, etc.) políticas públicas.

    Responder
  9. Não vejo problema algum, pq hj em dia todos tem q trabalhar, como vai ficar em casa o dia inteiro com o idoso? Pra mim abandono é quando a familia esquece q o idoso existe e nunca vai visitar e manter contato

    Responder
  10. Fazem 5 anos que cuido da minha mãe totalmente acamada. Tenho 2 irmãos que se afastaram total. Já pensei vários vezes em colocá-la num asilo. Mas não tenho coragem. Ela não fala mais, se maltratarem não saberei. Vivo deprimida, com problemas de coluna também. Ne sinto aprisionada dentro de um pesadelo sem fim. Só quem cuida de um acamado é que sabe o sofri
    mento. Por isso não julgo ninguém.

    Responder
  11. Quem tiver a benção de envelhecer bem, deve ter compreendido que nem todos tem essa graça nem na juventude, quanto mais na velhice. Os cidadãos no Brasil precisam melhorar as políticas e instituições públicas para o bem da própria preservação da sociedade. Porque todas as civilizações e agrupamentos que foram a ruína, nem sempre por fatores externos, mas por negligência/indiferença e imprudência dos membros da administração e organização, seja pública ou particular, com relação as injustiças, deficiências e desigualdades entre seus integrantes.

    Responder
  12. Vejo como uma oportunidade em busca de segurança e qualidade de vida e dignidade. Melhor q ficar numa família com crianças mal educadas, filhos distantes, adolescentes alienados e ainda ter q sustentar uma família com sua aposentadoria ou pensão. Sem contar ser preterido nas vontades, vezes e decisões. Tenho visto muita coisa nos últimos 40 anos e o q vejo não gosto e não me apraz!

    Responder
  13. No meu trabalho em órgão público tem uma senhorinha idosa beirando os 80 anos. Fica sem fazer nada na cozinha a maior parte do tempo. Quando chegamos pra almoçoar ela fica puxando assunto muitas vezes de um modo meio desconexo, pois já deve ter algum grau de demência.
    Acho que ela estaria muito melhor num bom asilo.
    Cada caso é um caso.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES