Não há espaço para errar no fiscal e curva de juros é alerta, diz Funchal

0
5

Não há espaço para errar no fiscal e curva de juros é alerta, diz Funchal

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

O Brasil não conta com espaço para errar na gestão das contas públicas no pós-pandemia, avaliou em entrevista à Reuters o secretário do Tesouro, Bruno Funchal, ressaltando que a elevação recente dos prêmios de risco na curva de juros é um alerta nesse sentido.

“A gente não tem espaço para errar. A gente precisa andar com as reformas”, disse Funchal, na noite de segunda-feira.

“A verdade é que os preços refletem justamente a situação. É justamente um alerta. O que a gente tem visto na dinâmica ao longo das últimas semanas é um sinal de que você tem risco, você tem incertezas em relação aos próximos eventos”, complementou ele.

Em meio a pressões por mais gastos no próximo ano para garantir um programa de transferência de renda mais robusto, terminado o período de auxílio emergencial, Funchal disse que soluções que não tragam compensação pelo lado da despesa– ou seja, que desrespeitem o teto de gastos– serão piores para todos, pois abrirão espaço para aumento da Selic.

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro ter vetado alternativas como o fim do abono salarial e a desindexação de benefícios previdenciários para abertura de espaço para esses gastos, o secretário do Tesouro disse acreditar que o debate em curso sobre o tema é positivo e que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo mudará o jogo na percepção dos agentes econômicos.

“PEC do Pacto Federativo traz essa mudança estrutural, você melhora a regra do teto de gastos, você pode engatilhar (medidas de ajuste) e aí você trava uma despesa que é uma das principais despesas dos entes, não só da União, mas também Estados e municípios, que é despesa de pessoal, isso faz muita diferença”, disse Funchal.

FONTE ORIGINAL

0 0 vote
Deixa sua avaliação aqui
Comentários
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários