Nagorno-Karabakh: as causas e consequências do conflito onde Europa e Ásia se encontram



Um conflito com graves consequências humanitárias está acontecendo bem na área onde a Europa e a Ásia se encontram.

Ele dura décadas, envolve dois pequenos países, a Armênia e o Azerbaijão, mas é acompanhado com interesse pelas nações vizinhas e também por superpotências.

A região de Nagorno-Karabakh é oficialmente parte do território azerbaijano. Mas a população de 145 mil pessoas era em grande maioria de etnia armênia e teve por décadas um governo autônomo que, segundo seu líder, será dissolvido no primeiro dia de 2024.

Na última semana, o Azerbaijão iniciou um ataque militar que tomou o controle da área e está levando dezenas de milhares de armênios étnicos a abandonar as suas casas – talvez para sempre.

Neste vídeo, a repórter Julia Braun, da BBC News Brasil em São Paulo, explica em quatro pontos o conflito de Nagorno Karabakh e por que as questões políticas e econômicas vão muito além do território em disputa.

#bbcnewsbrasil #guerra #armênia #azerbaijão #nagorno-karabakh

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

Capítulos:

00:00 – Introdução

01:06 – O histórico do conflito

02:35 – O que detonou essa nova ofensiva?

04:07 – A atuação dos países vizinhos no conflito

06:28 – Os interesses econômicos na disputa
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=qdD8NcqPLZU

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

29 comentários em “Nagorno-Karabakh: as causas e consequências do conflito onde Europa e Ásia se encontram”

  1. Parabens BBC por mais uma reportagem mostrando questoes delicadas no mundo. A politica global poderia resolver isso se quisesse. A outras midias deveriam se preocupar com esse tipo de reportagem para atrair os olhares do mundo. Quem sabe nao serial os lideres mundiais cobrados por resultados. Ao inves disso focam em paises com recursos naturais para dividir para conquistar.

    Responder
  2. Congratulations BBC for another report showing delicate issues in the world. Global politics could solve this if it wanted to. Other media should be concerned with this type of reporting to attract the eyes of the world. Who knows, perhaps world leaders will be held accountable for results. Instead they focus on countries with natural resources to divide and conquer.

    Responder
  3. Camarão que dorme a onda leva ,a Armênia deixou seu arqui inimigo islâmico se armar ,e não guardou o corredor pra ter acesso direto ao enclave ,deixou o Azerbaijão se equipar ,e não teve um governo competente .

    Agora o que irá acontecer é que o Azerbaijão vai cortar a fronteira armênia se ligar até o Exclave azeri de Nakchivan ,e ter acesso a Turquia ,cortando a rota do Irã ,via armênia até a Rússia ,

    vamos ver se o Irã e a Rússia vão permitir a passagem de tropas e a tomada desse corredor

    Responder
  4. 6:08 se Israel 🇮🇱 faz negócios com o Azerbaijão 🇦🇿 isso significa uma coisa:
    – A causa do Azerbaijão 🇦🇿 é justa. Pois Israel 🇮🇱 está sempre do lado da “razão”!!! Lamento pela Armênia 🇦🇲

    Responder
  5. BBC é bem nepotica, Mano essa mina só pode ser filha de alguém de dentro e cima. ESCLAVE? seria ENCLAVE? Fora esse azerbaijano, acho que ela não conseguiu acertar falar AZERI .

    Responder
  6. É sempre triste e lamentável ver vulneráveis saírem de suas terras tão pequenos por causas de guerras…. parece que elas nunca vão terminar e viveremos sempre uma "paz armada".

    Responder
  7. Lamento tudo o que acontece na Armênia e em Nagorno Karabakh. Mas é nisso que dá em confiar em político educado pelo Soros(Pashinyan, primeiro ministro da Armênia). Fica a lição em quem apoia essa gente aqui no Brasil(tipo Tabata Amaral, PSOL, Partido Novo, etc.)

    Responder
  8. Bom… acho que agora o System Of A Down volta de vez. 🤷🏻‍♀️
    Não é uma piada. Mas como eles são representantes da comunidade armênia e suas letras envolve questões sociais e históricas desse povo…

    Responder
  9. Muito bom vídeo, bem explicado !!! E é só questão de tempo para irromper também um conflito envolvendo Taiwan. Tempos difíceis pela frente em termos de geopolítica ! 😔

    Responder
  10. Sinceramente a religião islâmica árabe deveria sumir do mundo, religião na qual vai contra todos os princípios dos direitos humanos, direito igualitario paras as mulheres e jovens que querem progredir nas suas vidas

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal