‘Minha mãe põe minha vida em risco’: as famílias destroçadas pelo QAnon



Louise (nomes fictícios) divide uma casa com a mãe, Margareth na fronteira entre EUA e Canadá. Mas antes seus quartos eram lado a lado, e as duas adoravam cozinhar juntas. Agora, a filha se mudou para o porão e tenta só tomar banho de madrugada, quando a mãe está dormindo.

Neste vídeo, Mariana Sanches, correspondente da BBC News Brasil em Washington, relata a história de Louise e Margareth, que se repete em milhares de famílias nos dois países e em vários outros: a mãe foi “abduzida” na internet pela teoria da conspiração QAnon, o que destruiu a relação das duas.

Em linhas gerais, o QAnon propala a tese extremista e sem fundamento de que Donald Trump estaria travando uma guerra secreta contra pedófilos adoradores de Satanás do alto escalão do governo, do mundo empresarial e da imprensa.

No alvo da teoria, também estão crenças fantasiosas sobre temas como 5G e a pandemia de coronavírus. Margareth, por exemplo, já foi a protestos de grupos anti-vacina, acabou banida de comércios em seu bairro depois de se recusar a usar máscaras e desrespeitou medidas restritivas para conter a pandemia.

“Ela convidou pessoas para reuniões aqui em casa durante o lockdown, quando era ilegal, para falar sobre suas conspirações. Quando essas pessoas estavam aqui, eu não saia do quarto. Estou em risco porque tenho asma grave, tratada com remédio. Temi por mim mesma”, conta Louise.

No vídeo, explicamos esse triste fenômeno.

Confira também a versão em texto da reportagem: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56120321

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.co.uk/portuguese

#BBCNewsBrasil #TeoriadaConspiração #Internet
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=Oy-sYhR3kcw

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

46 comentários em “‘Minha mãe põe minha vida em risco’: as famílias destroçadas pelo QAnon”

  1. > > > > Perdi um grande amigo por causa do fanatismo político-ideológico. Só para se ter uma idéia, ele me fazia acusações pessoais inaceitáveis, e depois exigia confiança irrestrita, em nome da amizade. Claro que, no meio de várias ofensa diretas e pessoais, como babaca, e idiota , fui chamado de "comunista" ….

    Responder
  2. A esquerda e seus extremismos também é um câncer. Acabar com a mulher e o homem, não permitir que criança seja criança. Só para ilustrar. Esta pandemia foi um prato cheio.para a opressão. Proibir alguém de trabalhar é o fim.

    Responder
  3. Eu me culpo muito pelo isolamento de dissociação do meu pai. Como eu sou a única da família que tem ideias diferentes, "progressistas", acho que ele começou a se apegar ao bolsonarismo pra poder ter um apoio contra mim. Essas coisas como "não podemos simplesmente matar pessoas que não seguem as leis", "não precisamos nos importar com a sexualidade dos outros", isso tudo é muito doloroso pras pessoas que foram criadas na intolerância, é neurocientificamente comprovado que quebrar padrões mentais muito profundos dói em nível físico, pode até levar a colapso. Eu acho que ele precisou se defender de mim e do mundo que mudava à sua volta.
    Aí ele decidiu se desligar dessa realidade e acordar em um novo mundo.
    A minha família desistiu de tentar ajudar, tem vezes que ele finge não estar me ouvindo. É muito cruel ser invisibilizada pelo próprio pai. A pessoa que eu considerava caridosa e sábia. Acho que chegou ao nível irreversível, porque as vezes ele mente pra corroborar com as suas narrativas. Se alguém fala sobre isso ele pode ter um aumento repentino da pressão. Eu tento conversar o máximo possível sobre outras coisas, abraçar.

    Responder
  4. A matéria é interessante e perigosa ao mesmo tempo.. Temos que tomar muito cuidado relação ao maniqueismo. Democratas tbm não são anjinhos…muito pelo contrário. Adoram uma guerra e recebem muitos apoios da indústria bélica(americana)mais poderosa do mundo.

    É só observar o que acontece na Ucrânia….

    Responder
  5. Mas Biden é um velho safado mesmo. Só reparar como ele se comporta com crianças e mulheres. Observem. Não adianta Tb defender cegamente políticos… complicado. Esse assunto não é simples. Falso/verdade. O momento é muito delicado.

    Responder
  6. Precisamos de orientação de especialistas para tratar disto… O que faz alguém ser suscetível à este tipo de manobra? O que o difere de quem não cai na manipulação? Quais são exatamente os mecanismos de manipulação e lavagem cerebral? O que sabemos sobre seitas que pode ser aplicado aqui? E o que sabemos sobre seitas, que não se aplica?

    Responder
  7. A invasão aos palácios do governo em Brasília no início de. 2023, é a prova do fanatismo qanom, que ignora o fato, mas, usa de violência, se for preciso para defender uma fantasia ou o fascismo

    Responder
  8. Extremistas sempre propagando um fantasma pra usurpar o poder, o fantasma do comunismo, as conspirações, chamar quem pensa diferente de antipatriota.
    Não conseguem raciocinar, e com isso a democracia está ruindo

    Responder
  9. Isso é péssimo para democracia implantar o medo , porém a nossa realidade é que infelizmente somos governados por um ladrão comprovadamente, ex presidiário solto pelos amigos do STF colocados lá por indicação dele ,isso é um fato

    Responder
  10. Matéria extremamente importante e necessária. O assunto é assustador, mas é preciso lidar com esse fenômeno triste e perigoso. Obrigado por terem feito essa ótima reportagem!!

    Responder
  11. No Brasil isso se alastrou de uma maneira absurda, cheguei a ver médicos repostando coisas como “General Jacinto Leite Aquino Rego”, e não falo isso pra ser irônico, na verdade é assustador!!

    Responder
  12. So verdades falsas..
    Estes meios de (comunicação) sao donos da verdade ..
    Desinformação agora é informação. . O certo é errado e errado é certo.. o maior poder do diabo é a mentira..

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES