Lewandowski diz que vídeo contra Lula provoca “desordem informacional”



No dia 13 de outubro de 2022, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral Ricardo Lewandowski popularizou a expressão “desordem informacional”. Trata-se de um conceito com algumas ambiguidades, mas que serviu para sustentar o voto do magistrado a favor da retirada do ar de um vídeo do microblog Twitter com o título “Relembre os esquemas do governo Lula”. O material era com uma abordagem crítica ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A publicação vetada e censurada não continha mentiras propriamente, mas segundo Lewandowski afirmou no julgamento, havia confusão a respeito do que poderia ser entendido. Os escândalos de corrupção citados tinham, de fato, relação com o petista no passado. No entanto, como nenhum processo teve julgamento concluído nem condenando o ex-presidente em definitivo, isso causaria a tal “desordem informacional”.

Lewandowski não diz, mas dá a entender que quando alguém falar, a partir de agora, que um político esteve citado num escândalo, ficaria também obrigado a dizer em qual estágio de tramitação se encontra o processo no Poder Judiciário. Caso contrário, estaria causando “desordem informacional”.

“Nesse sentido, considero grave a ‘desordem informacional’ apresentada. E, como tal, apta a comprometer a autodeterminação coletiva, a livre formação da vontade do eleitor”, disse Lewandowski a respeito do vídeo censurado –e que havia sido produzido pela empresa Brasil Paralelo, cuja linha editorial é crítica a Lula e aos governos petistas. Leia a transcrição do voto do ministro.

Leia a reportagem no Poder360: https://www.poder360.com.br/justica/conheca-o-conceito-de-desordem-informacional-popularizado-por-lewandowski/

#Eleições2022 #TSE #Ricardo Lewandowski
_______________________________________________
Inscreva-se no canal do Poder360 e fique por dentro de assuntos sobre política e poder.

Acesse o jornal digital: https://www.poder360.com.br

Assine nossa newsletter: https://www.poder360.com.br/newsletters

Inscreva-se no canal do Poder360 no Telegram: https://t.me/Poder360

Curta o Poder360 no Facebook: https://www.facebook.com/poder360

Siga o Poder360 no Twitter: https://twitter.com/Poder360

Siga o Poder360 no Instagram: https://www.instagram.com/poder360

Siga o Poder360 no TikTok: https://www.tiktok.com/@poder360
Poder360
https://www.youtubepp.com/watch?v=wrtFtf6ylN0

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES