Lançamento do satélite espião americano aborta de novo; veja o vídeo

0
13

Lançamento do satélite espião americano aborta de novo; veja o vídeo

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

O lançamento do satélite espião americano a bordo do poderoso foguete Delta IV Heavy foi abortado novamente, nos segundos finais, na madrugada desta quinta-feira (1º). A ocorrência repete o que ocorreu no último 29 de agosto, quando a primeira tentativa de decolagem também falhou.

O foguete Delta IV Heavy foi construído pela United Launch Alliance (ULA), e estava programado para lançar o chamado “satélite-espião”, o NROL-44, à 00h54 da madrugada de quinta-feira (1º), da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida. Porém, a sete segundos do lançamento, a contagem regressiva foi interrompida.

Após o aborto automático do foguete, ocorrido em T-7 segundos, tanto o propulsor como sua valiosa e misteriosa carga, pertencente ao Escritório Nacional de Reconhecimento (NRO na sigla em inglês), permaneceram intactos. Veja o vídeo.

Como o comando de abortar foi disparado pouco antes da ignição dos motores RS-68, uma nova tentativa de lançamento poderá ser agendada em menos de uma semana. O presidente e CEO da ULA, Tory Bruno, garantiu em um tuíte: “Os ignitores ROFI do motor não foram acionados. As bombas turbo não foram giradas. Segurança em primeiro lugar”.

Num comunicado à imprensa divulgado após uma hora da ocorrência, a ULA confirmou que: “O rack sequenciador de contagem regressiva do terminal identificou uma condição inesperada antes da sequência de partida do motor”.

Embora não tenha ficado claro se essas repetidas falhas estão ocorrendo a bordo do foguete ou nos sistemas terrestres, o fato é que a ULA tem demonstrado dificuldades com a infraestrutura da plataforma de lançamento no Space Launch Complex-37, que abriga o o veículo de lançamento Delta IV Heavy.

De acordo com o site Ars Technica, o resultado do mau desempenho da missão pode ser uma combinação de dois fatores: a infraestrutura de uma plataforma de lançamento ultrapassada, com quase vinte anos de uso, e também um modelo de foguete já aposentado pela empresa do Colorado.

FONTE ORIGINAL

0 0 vote
Deixa sua avaliação aqui
Comentários
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários