Itaú lança plataforma de tokenização de ativos


O Itaú Unibanco (ITUB4) anuncia nesta quinta-feira (14) uma plataforma de tokenização, ou seja, que transforma ativos tradicionais em representações digitais, conhecidas como tokens.

A nova unidade da empresa se chamará Itaú Digital Assets, que além da tokenização também será uma plataforma de serviço de custódia com criptoativos, oferecendo ainda o serviço de “token as a service” (TaaS). Mais detalhes serão revelados em coletiva logo mais, às 10h, em São Paulo.

Vanessa Fernandes será a CEO da companhia. Ela já trabalhou no Deutsche Bank e JPMorgan, além de atuar nas áreas de compliance, controles internos e tecnologia – onde trabalhou com blockchain e serviços com startups e fintechs – dentro do próprio Itaú.

O movimento de tokenização de ativos tem ganhado força no Brasil, com o lançamento de diversas soluções em diferentes frentes.

Em outubro do ano passado, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou quatro projetos em seu sandbox regulatório, sendo três deles envolvendo a tokenização de ativos, incluindo o da Vórtx QR, que em abril deste ano lançou a primeira plataforma tokenizadora regulada do país.

O próprio Itaú, por meio da sua unidade de banco de investimentos Itaú BBA, coordenou o lançamento no mês passado de uma debênture tokenizada na plataforma da Vórtx QR, no valor de R$ 74 milhões.

Além disso, nas próximas semanas estão previstos os lançamentos dos projetos da BEE4, que criará um mercado regulado para ações tokenizadas, e da SMU, com um mercado secundário para negociar tokens de contratos de ofertas de crowdfunding.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney


Esse post pertence ao site:
www.infomoney.com.br

LINK ORIGINAL DO POST

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal