‘Holocausto das Balas’: o lugar esquecido onde nazistas mataram 34 mil judeus a tiros



Este ano de 2021 marca o 80º aniversário de um dos piores massacres da Segunda Guerra Mundial.

Em apenas dois dias, cerca de 34 mil judeus foram mortos por nazistas na ravina de Babi Yar, em Kiev, capital da Ucrânia.

A tragédia era parte de uma tentativa sistemática dos alemães de eliminar os judeus do Leste Europeu.

Historiadores estimam que mais de dois milhões de pessoas foram executadas a balas em valas comuns em episódios como o de Babi Yar, no que ficou conhecido como “Holocausto das Balas”.

Muitos desses extermínios ocorreram na Ucrânia, onde o repórter da BBC Jonah Fisher acompanhou tentativas de identificar o lugar onde esses massacres ocorreram e evitar que caiam no esquecimento.

Algumas das poucas testemunhas ainda vivas relembram onde e o que aconteceu.

Confira no vídeo.

Produtora: Hanna Chornous
Câmera: Oleksandr Popenko

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.com/portuguese

#BBCNewsBrasil #BabiYar #História
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=ipYDYLYhLZg

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

50 comentários em “‘Holocausto das Balas’: o lugar esquecido onde nazistas mataram 34 mil judeus a tiros”

  1. A História ainda não acabou: Livro do Profeta Ezequiel, capitulo 37 : Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

    E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.

    E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.

    Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.

    Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.

    E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor. Ezequiel 37:1-6… segue o texto … Depois segue mencionando os inimigos de Israel que serão abatidos nos últimos dias.

    Responder
  2. O que mais engraçado desse massacre é que os nacionalistas ucranianos que colaboraram liderado por Stepan Bandera é seus cúmplices que participaram desse ato é eram a maioria dos assassinos não são citados como também não é citado a Oun – organização dos nacionalistas ucranianos é também o UPA – exército insunrento ucraniano ambas organizações nacionalistas ucranianas que colaboraram com nazis na Ucrânia na limpeza étnica contra diversos grupos é povos na Ucrânia

    Responder
  3. Além desse temos que lembrar também do HOLODOMOR que foi a morte de milhões de ucranianos pela provocado pelo comunismo, se tivemos o nazismo assassino temos tambem o comunismo que não fica atrás!

    Responder
  4. O holocausto não é coisa do passado. Muito menos as atrocidades ? O terrorismo de estado? As doutrinas supremacistas? Os massacres? O assassinato de crianças? Os planos de solução final? O extermínio? Houve vários episódios históricos de extremínio. O holocausto Armênio. O holomodor? Os principais do século passado. Todos em relatos históricos. Porém o Holocausto Palestino, que se perpetua por décadas ninguém fala nada. Dos constantes massacres? Das expulsões? Dos assassinatos em massa? STOP Palestin holocaust ☠️! STOP wall of shame 🙈!

    Responder
  5. Vocês sabem que existe uma "indústria do Holocausto"? Você sabe que Israel e os judeus ricos americanos estão por trás dessa indústria e são responsáveis (pagam) por todos esses vídeos do holocausto do You tube, National Geographic, History Channel e outras cadeias jornalísticas? Por trás disso existe uma politica agressiva de vitimização dos judeus, imunidade a crítica, chantagem emocional e oportunismo por dominancia política, para não serem contestados em suas futuras ações. A denúncia foi feita por ninguém menos do que um filho de judeus que foram vítimas nesses campos, Norman G. Filkesltein, ele é PH D. na Universidade de Princeton que escreveu o livro: “ A Industria do Holocausto, a Exploração do Sofrimento dos Judeus”. Finkelstein foi proibido de entrar em Israel em 2008 se extendendo a proibição por dez anos. Segundo ele os fundos de indenização cobrados da Alemanha e da Suiça tem sido utilizados não para ajudar os sobreviventes do Holocausto mas par manter em funcionamento a Industria do Holocausto.

    Responder
  6. E pensar que ainda há quem defenda os colaboradores nazistas ucranianos com bons olhos. E pensar que Zelensky se chegou a neonazistas e a eles entregou parte do exército.

    Responder
  7. Preste atenção . Eu sonhei com um povo alienígena do infernos . Lá estava Hitler numa cama com Eva braw estavam trasando igual dois imundos ao redor da cama tinha tubulações gigantes onde era retirado das pessoas e encanado igual água . E vc tinha q fugir dos guerrilheiros num carro de ferro pegando pessoas .

    Responder
  8. porque a ucrania não foi la para conferir sesenterrando para documentar eu fiquei sabendo que a ucrania também mataram a mando dos alemães hoje eu vejo a ucrania debaixo de fogo cruzado não serar por isso por tentar esconder os horrores do alemão.

    Responder
  9. Não foram seis milhões de judeus. Foram seis milhões de vítimas das políticas de extermínio. Fosse uma só pessoal já seria um absurdo, mas precisamos contar a verdade e lembrar que houve outras vítimas além dos judeus. Para que a história não se repita com mais nenhuma etnia ou minoria!!!!

    Responder
  10. Por este motivo imploro DIGA NÃO ao candidato a DITADURA Nazifascista. O INELEGÍVEL, CORRUPTO, LADRÃO, seus parcas e afins de Extrema DIREITA, e DiREITA RADICAL. Para que o HOLOCAUSTO Não torne acontecer NO BRASIL

    Responder
  11. Yalta tinha que ter dissolvido a Alemanha, não ocupação e muito menos áreas de influência, dissolvido mesmo. Uma Partilha definitiva, pois o povo alemão (a oposição já havia sido eliminada), apoiou em peso tudo isso.

    Responder
  12. Esse acontecimento não pode ser esquecidos. Tem que ser. Comentados e conhecido Melo o mundo inteiro.para que esse acontecimento nunca mais se repita. Na história de toda Humanidade. E queridão Genocida seja extinto do convívio. Humano.

    Responder
  13. É lamentável assitir esse documentário em meio a uma guerra, pq nem se esqueceu e nem conhece esses fatos e já estão sendo criados outros. Nunca entenderei porque o ser humano ainda prefere usar armas e derramar sangue para tudo. É lamentável e triste. Lamento as perdas, Lamento isso ser esquecido pelo mundo, Lamento pq quem sofre até hoje sem conseguir saber suas origens.

    Responder
  14. OS JUDEUS GENOCIDARAM 30 MILHÕES SÓ NA RÚSSIA COM O SEU MALDITO BOLCHEVISMO FINANCIADO PELO CAPITAL JUDAICO DE NOVA YORK. CONTINUEM ESCONDENDO A VERDADE, MAS QUANDO ELA VIER, VOCÊS SERÃO ESMAGADOS POR ELA.

    Responder
  15. O problema maior nem acho que seja negar o holocausto, que é um fato. O problema msm é que p número de fascistas, gente que defende este tipo de barbaridade e outras mais, está crescendo ao redor do mundo…

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES