Fones de ouvido precisam ser compatíveis com streaming de músicas lossless ou Hi-res?

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Confesso que não sei exatamente o motivo, mas muitos me perguntam se determinados fones possuem compatibilidade com streaming de músicas lossless ou Hi-res, como se houvesse um impeditivo devido a resolução do arquivo de áudio ser maior do que, por exemplo, uma faixa no formato MP3. Entretanto, a realidade é que não existe pré-requisito nenhum, não importa se o fone ouvido custa R$10 ou R$1000, ambos serão capazes de reproduzir músicas em alta definição. Agora, dizer que todo modelo irá tocar da mesma forma o arquivo, é outra história, ou seja, é necessário saber separar uma característica da outra.

O que é o áudio Hi-res?

A utilização da nomenclatura “Hi-res Audio” surgiu quando a JEITA (Japan Electronics and Information Technology Industries Association ou Associação de Indústrias de Eletrônica e Tecnologia da Informação do Japão, em português) anunciou em 26 de março de 2014 a certificação. Assim, os equipamentos de áudio que atendessem as especificações definidas pela JAS (Japan Audio Society) ganhariam a logo “Hi-res”. Ou seja, não confunda áudio de alta resolução com o selo “Hi-Res” que você vê por aí nos produtos de áudio.

Se já havia uma grande guerra entre as pessoas que acreditam que os arquivos de alta resolução podem trazer alguma melhoria audível em fones de ouvido e as que dizem que isso não importa e sim outros fatores, com a criação da certificação “Hi-Res Audio” criada no Japão, esse movimento se intensificou. Diversos fabricantes se aproveitaram do famigerado selo “Hi-res Audio” para vender seus produtos, pois agora eles tinham como estampar que suas criações possuem desempenho superior comparado ao que se tinha no mercado.

DAP (Digital Audio Player) FiiO M11. Fonte: samma3a

Anunciada pela JEITA (Japan Electronics and Information Technology Industries Association ou Associação de Indústrias de Eletrônica e Tecnologia da Informação do Japão, em português) em 26 de março de 2014, a certificação Hi-Res é um conjunto de especificações que tem que ser seguidas para se ter direito de utilizar o selo com a famosa logo. De acordo com a JAS (Japan Audio Society), as produtoras de música e os desenvolvedores de produtos de áudio devem seguir as seguintes especificações no processo de gravação, reprodução e transmissão de sinal:

Processo analógico

  • Desempenho da resposta do microfone: 40 kHz ou superior durante a gravação
  • Desempenho de amplificação: 40 kHz ou superior
  • Desempenho dos alto-falantes e fones de ouvido: 40 kHz ou superior

Processo digital

  • Formato de gravação: capacidade de gravação usando a resolução 96kHz / 24bit ou superior
  • I/O (input/output) (Interface): Interface de entrada / saída com resolução de 96kHz / 24bit ou superior
  • Decodificação: reprodutibilidade de arquivos com resolução 96kHz / 24bit ou superior (ambos FLAC e WAV são necessários)

Observação: No caso de equipamento de gravação automática, é necessário o arquivo FLAC ou WAV como condição mínima.

  • Processamento de sinal digital: processamento DSP com resolução 96kHz / 24bit ou superior
  • Conversão D/A (digital/analog): processamento de conversão digital em analógico com resolução 96 kHz / 24 bits ou superior.

Avaliação auditiva

  • O processo de avaliação de audição é exigido por cada candidato.
  • Cada candidato deve atribuir o gerente de controle de qualidade de áudio/som, além do gerente de controle de qualidade do produto.
  • O gerente de controle de qualidade de áudio / som deve ser responsável pela decisão final, pois o produto de alta resolução será aprovado de acordo com o padrão de avaliação de som de cada empresa.

Qual a diferença entre o Hi-Res Audio e o áudio de alta resolução

Imagem ilustrativa com a logo Hi-res.
Imagem ilustrativa com a logo Hi-res.

Um arquivo de alta resolução não precisa ter necessariamente uma taxa de amostragem (sampling rate) de 96Khz como é exigido na certificação “Hi-Res Audio”. Um exemplo disso é o site HDTracks que aceita arquivos com resolução 44khz/24bits até 352khz/24bits.

É importante salientar para obter estas classificações citadas, o codec utilizado não poderá se utilizar de otimizações sonoras, como ocorre com o MP3 e AAC, realizando somente a codificação para realizar a compressão do tamanho do arquivo, para que quando o arquivo seja descompactado, seja gerado uma cópia idêntica aos dados originais.

Quais as vantagens do Hi-Res áudio?

A única vantagem seria durante o processo de gravação, edição de takes, mixagem e masterização da música. Pois dessa forma, fica mais fácil para o engenheiro de som manipular o arquivo de forma mais livre. Lembrando que, o meio onde será gravado os arquivos de áudio, poderá influenciar na qualidade de som reproduzida como, por exemplo, o CD e suas variantes, o Vinil (LP), a fita cassete (popularmente chamada de fita K7), o streaming de música, entre outros.

DAP (Digital Audio Player) FiiO M5. Fonte: moonstarreviews
DAP (Digital Audio Player) FiiO M5. Fonte: moonstarreviews

Mesmo que se faça um excelente processamento de som da música e se utilize um bom meio de gravação para posterior reprodução, o Hi-Res áudio não trará para o ouvinte diferenças audíveis quando utilizado como transdutor, um fone de ouvido. Em alguns casos, em sistemas bem acertados de caixas de som, é possível distinguir a diferença. Ou seja, será que vale realmente a pena?

Conclusão

Por estes motivos conclui-se que não importa o fone de ouvido que você utilize, uma música de alta resolução ou um serviço de streaming Hi-Res (Tidal, Amazon Music HD, Deezer Hi-fi, Qobuz) não deixará de ser reproduzida por ter tal característica. O que trará diferença de fato é:

– A qualidade da masterização do álbum ou música (confira quais as melhores versões do seu álbum favorito no site loudneswar)

– As capacidades técnicas de um fone de ouvido

– A assinatura sonora de um fone de ouvido

Para entender melhor sobre o assunto, recomendo a leitura destes artigos:

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:

FONTE ORIGINAL

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