Flávio Dino: como o novo indicado de Lula poderá atuar dentro do STF?



O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como seu segundo homem de confiança no Supremo Tribunal Federal (STF), após a indicação de seu ex-advogado Cristiano Zanin em junho.

Mais interessado em ter um novo interlocutor dentro da Corte do que em aumentar a representatividade social da instância, o presidente ignorou a pressão de parte da sociedade para indicar uma jurista negra na vaga aberta com a aposentadoria de Rosa Weber. Com isso, o Supremo volta a ter apenas uma mulher em sua composição de onze ministros, a ministra Cármen Lúcia.

A confirmação de Dino no cargo ainda depende da aprovação do Senado, o que costuma ocorrer com tranquilidade — nenhuma indicação para a Corte foi rejeitada desde 1894.

O perfil político combativo do atual ministro da Justiça, porém, cria mais resistência ao seu nome entre parte dos senadores do que se observou na indicação de Zanin.

Reportagem em texto: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx018k98jdjo

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #dino #supremo #stf #judiciario #politica
BBC News Brasil
https://www.youtubepp.com/watch?v=-FXb-OvW5Q8

FONTE ORIGINAL DO VÍDEO

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

45 comentários em “Flávio Dino: como o novo indicado de Lula poderá atuar dentro do STF?”

  1. É uma pena o Dino estar indo para o STF…era o meu preferido para a sucessão presidencial. Frustrações a parte, ele é um cara extremamente capaz, uma ótima indicacao para a corte.

    Responder
  2. No ' Maquiavel Pedagogo' mostra q o Governo age (+-) desse modo: q Governo diz q quer colocar um cartaz de 1,5m na sua porta. Claro q o dono da porta diz q não. Então, o Gov vai e coloca um cartaz de meio metro e vc aceita. DINO é o cartaz de 1,5 m, mas na verdade o Gov sempre quis por o outro cartaz menor desde o início, agora SEM OPOSIÇÃO à indicação.

    Responder
  3. A única questão que eu apontaria aí na matéria é que os dois entrevistados convidados a falar sobre Flávio Dino são na realidade companheiros políticos dele. Poderia ter havido espaço para se ouvir vozes de outras pessoas no senado ou no mundo jurídico que não fossem necessariamente amiga ou aliada política do senador candidato a ministro…

    Responder
  4. CONFORME PLANEJADO O STF ESTA CADA DIA MAIS APARELHADO PARA INVADIR AS ATRIBUIÇÕES DO LEGISLATIVO E OS PARLAMENTARES SEREM APENAS FANTOCHES DE NOSSA REPRESENTAÇÃO E O CONGRESSO E SENADO APENAS UM BALCÃO DE NEGÓCIOS PARA MANUTENÇÃO DA CASTA DE CACIQUES POLITICOS E A PORCARIA DE SEUS PARTIDOS. BRASIL A PASSOS LARGOS PARA A BRAZUELA

    Responder
  5. Haverá resistência mas sera aprovado- o congresso é covarde, eles nao tem coragem de reprovar qq indicado. São todos corruptos e nao trabalham para a populaçao brasileira.

    Responder
  6. Humm…
    Olha quem diria…
    Que presidentes tão distintos tem a mesma ideia e adoram a possibilidade de intervir o máximo possível na suprema corte. É tão engraçado e paradoxal ver tantos brasileiros reclamarem da índole de políticos. Mas claro, só não pode falar do político de estimação deles… Aí não pode porque esse, diferentemente de todos os outros, é o único justo no mundo. Que conveniente… Mas claro, ninguém é o vilão, ou contribui com um vilão da própria história… Não me surpreenderia se aquele que pregou, com razão, sobre a lisura do processo eleitoral, daqui 3 anos anos, dependendo do resultado eleitoral, comece a falar em fraude… É incrível como a política me surpreende todo santo dia 😂

    Responder
  7. Tentativa de golpe de estado,deve ser combatido à altura e o ministro Flávio Dino no STF significa proteger a democracia de quem se acha no direito de planejar e arquitetar tentativa de golpe de estado🙏👏🇧🇷

    Responder
  8. Meu Deus uma pessoa que não sabe gerir a segurança do país, agora ministro do STF?? Aonde vamos parar, obs: votei em Lula e não me arrependo, agora que ele é incompetente ele é.

    Responder
  9. É reunião com pessoas ligadas a milícia em RJ, é reunião com pessoas ligadas ao comando vermelho. Nossa… que políticos maravilosos. Principalmente esses dois últimos. Pena que só existam esses dois candidatos no Brasil inteiro, porque a vida é uma dicotomia barata, é claro…

    Responder
  10. Já era de se esperar , devido a sua fidelidade à Lula demonstrada na CPMl do 08 de janeiro. Fez de tudo para não mostrar as imagens do 08 de Janeiro, pois corria o risco de comprometer o seu benfeitor. Se isto não é fidelidade , eu não sei dizer o que é.

    Responder
  11. O Ministro Dino é uma excelente indicação! O melhor em absoluto! Que ótimos tempos!
    Em pensar que de 2019 a 2022 tivemos duas pessimas indicações! Incluindo o "terrivelmente evangélico", amiguissimo do ex-presidente, ladrão de joias.

    Responder

Deixe um comentário

ACHADINHOS BARATOS

Esse post pertence a esse canal

VEJA ESSES